APRESENTAÇÃO

Esta coleção é clara e concisa. Foi escrita para que você se torne o centro do processo de ensino-aprendizagem. Saber e fazer História é essencial para a vida democrática.

Com o auxílio da professora ou do professor de História, esperamos que você leia, interprete e amplie os conteúdos desta coleção. Para isso, você vai participar de atividades que estimulam o pensamento crítico, criativo e propositivo. Também vai melhorar sua capacidade de argumentar, resolver problemas e cooperar com os outros.

O ensino de História é útil e amplo para compreender o nosso dia a dia. Por isso, você vai refletir sobre temas de sua vida cotidiana, das artes, da economia, da política, do meio ambiente, da saúde etcétera

Você verá que estudar História não é decorar listas de nomes ou fatos sem sentido. Estudar História é fortalecer nossa cidadania. É ter consciência do que fomos para transformar o que somos.

Tenha um ótimo ano de estudo!

Os autores

CONHECENDO OS RECURSOS DO LIVRO

Seu livro está dividido em doze capítulos, distribuídos em quatro unidades. A seguir, conheça as partes que o compõem.

Páginas de livro. Destaque para a abertura de capítulo e a seção Para começar. No alto, à esquerda, o texto, Abertura de capítulo. Apresenta imagens, um breve texto e questões que estimulam sua curiosidade sobre os temas tratados. Logo abaixo, o texto, Para começar. 
Atividades que aparecem nas aberturas de capítulo cujo objetivo é aproximar os assuntos estudados de sua vida cotidiana, conhecer o que você já sabe sobre o assunto e estabelecer relações entre passado e presente.
Página de livro. Destaque para o texto-base e o boxe Dica. À esquerda, o texto, Texto-base. Apresenta os conteúdos em linguagem clara e concisa, buscando despertar seu gosto pela leitura e pela interpretação de temas históricos. À direita, o texto, Dica. Apresenta sugestões de filmes, livros e sites para ampliar e enriquecer a aprendizagem.
Página de livro. Destaque para a seção painel. À esquerda, o texto, Painel. Seção que, por meio de imagens, apresenta temas novos ou curiosos e aprofunda um assunto do capítulo. Traz, por exemplo, mostras de arte, detalhamentos de construções arquitetônicas e análises de pinturas. Logo abaixo, o texto, Glossário. Apresenta o significado de algumas palavras utilizadas no texto, com o objetivo de ampliar seu vocabulário.
Página de livro. Destaque para a seção Outras histórias. No alto, o texto, Outras histórias. Seção com textos e atividades que enriquecem ou aprofundam os assuntos abordados no capítulo.
Página de livro. Destaque para o boxe Observando o mapa. Abaixo, o texto, Observando o mapa.  Atividades de leitura e interpretação de mapas cujo objetivo é facilitar a compreensão de processos históricos e desenvolver a alfabetização cartográfica.
Página de livro. Destaque para uma gravura e o boxe Para pensar. No alto, o texto, Cartografia e iconografia. Seleção de ampla variedade de representações, que vão desde mapas até cenas do cotidiano, obras arquitetônicas, pinturas, esculturas et cetera. Observar e interpretar essas imagens é fundamental para compreender os conteúdos. À direita, o texto, Para pensar. Atividades que, ao longo do capítulo, exploram suas vivências pessoais e sociais, o contexto em que você vive e propiciam reflexão, pesquisa, argumentação e debate.
Páginas de livro. Destaque para a seção Oficina de História. Abaixo, o texto, Oficina de História. A seção apresenta dois grupos de atividades, Conferir e refletir, atividades que promovem a verificação e a reflexão dos conteúdos estudados; Interpretar texto e imagem, atividades que estimulam a interpretação de documentos variados.
Páginas de livro. Destaque para a seção Projeto temático. Acima, o texto, Projeto temático. Ao final de cada volume, um conjunto de atividades, como pesquisas, entrevistas, seminários, debates, entre outras, trabalha temas contemporâneos ligados a suas vivências individuais e sociais.

SUMÁRIO