Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. APRESENTAÇÃO - página III
  8. ORGANIZAÇÃO DESTE MANUAL - página IV
    1. Orientações gerais - página IV
    2. Orientações específicas - página V
  9. SUMÁRIO - página VIII
  10. ORIENTAÇÕES GERAIS - página X
    1. 1. Material de apoioapôio ao professor - página X
      • Manual para o professor - página X
    2. 2. A história como área de pesquisa: diferentes correntes historiográficas - página X
      1. O materialismo histórico - página X
      2. A História Social Inglesa - página X
      3. A Escola dos Annales - página XI
      4. A História Cultural - página XI
      5. A historiografia nacional - página XII
      6. As opções desta coleção - página XIII
    3. 3. A natureza do saber histórico - página XIII
      1. O historiador e o uso das fontes - página XIV
      2. História e memória - página XIV
      3. Realidade e representação - página XV
    4. 4. Por que ensinamos história? - página XV
      1. Consciência histórica e a história como componente curricular escolar - página XV
      2. História e cidadania - página XVI
      3. Diversidade, tolerância e promoção da cultura de paz - página XVII
    5. 5. A história na sala de aula - página XVII
      1. O ensino de história e a produção acadêmica - página XVIII
      2. Habilidades e competências - página XVIII
      3. Os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem - página XIX
      4. Ensinar história - página XXIII
      5. O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e das populações indígenas - página XXIII
      6. Tempo, memória e fontes - página XXIII
      7. Ensino de história e interdisciplinaridade - página XXV
      8. O ensino de história e as novas tecnologias - página XXVI
      9. Dinamismo e flexibilidade nas aulas - página XXVIII
      10. Avaliação: processos e concepções - página XXVIII
      11. Formas de abordagem da coleção - página XXX
    6. 6. A sala de aula para além da história - página XXX
      1. Gestão do tempo de aula - página XXXI
      2. Gestão do espaço físico - página XXXII
      3. Gestão do espaço para a aplicação de testes e provas - página XXXII
      4. Organização para apresentação de material audiovisual - página XXXIII
      5. Gestão do uso do celular em sala de aula - página XXXIV
      6. Gestão de conflitos em sala de aula - página XXXIV
      7. Orientações para uso crítico de material disponível na internet - página XXXVI
    7. 7. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página XXXVI
      1. As Ciências Humanas na BNCCBê êne cê cê - página XXXVII
      2. A história na BNCCBê êne cê cê - página XXXVIII
      3. O ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental - página XXXIX
      4. A BNCCBê êne cê cê na coleção - página XL
    8. 8. A organização da coleção - página XLI
    9. 9. Bibliografia consultada - página XLIII
      1. Documentos normativos - página XLIII
      2. Teoria da história - página XLIV
      3. Pedagogia e psicologia da aprendizagem - página XLIV
      4. Ensino de história - página XLV
      5. Uso da tecnologia da informação e da comunicação na educação - página XLV
      6. Combate ao bullying - página XLV
  11. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS - página XLVI
    1. 1. Introdução - página XLVI
    2. 2. A BNCCBê êne cê cê neste volume - página XLVI
      1. Competências e temas contemporâneos transversais - página XLVI
      2. Objetos de conhecimento e habilidades do 8º ano - página XLVII
    3. 3. Sugestões de cronograma - página XLIX
    4. 4. Textos de aprofundamento - página L
      1. Discutindo os cercamentos - página L
      2. O que é Iluminismo? - página LI
      3. O liberalismo - página LII
      4. A formação da identidade estadunidense - página LIV
      5. O mito Napoleão - página LV
      6. Ecos da Revolução do Haiti - página LVII
      7. A América espanhola depois da independência - página LVIII
      8. A independência do Brasil e o contexto europeu - página LIX
      9. A ação do império para o branqueamento da população - página LX
      10. Resistência da grande lavoura contra a abolição da escravidão no Brasil - página LXI
      11. Alterações na concepção de propriedade - página LXIII
      12. A expansão para o oeste e a identidade estadunidense - página LXV
      13. O imperialismo estadunidense - página LXVI
      14. A educação como formafórma de assegurar o imperialismo - página LXVIII
      15. A África diante do desafio colonial - página LXX
    5. 5. Sugestões de consulta - página LXXI
      1. Livros - página LXXI
      2. Revistas e artigos - página LXXI
      3. Sites - página LXXII
      4. Filmes - página LXXII
      5. Podcast - página LXXII
  12. Capa
  13. Frontispício
  14. Créditos - página 2
  15. Apresentação - página 3
  16. Organização do seu livro - página 4
  17. Sumário - página 6
  18. UNIDADE 1  O mundo ocidental em transformação - página 10
    1. CAPÍTULO 1  Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial - página 12
      1. Inglaterra, uma realidade singular no cenário europeu - página 13
        1. Os cercamentos das terras comunais - página 14
        2. O Parlamento e a sociedade - página 14
      2. A dinastia StuartIstíuart - página 15
      3. A Revolução Puritana - página 16
        1. A República de Cromwellcrómuél - página 17
        2. A restauração monárquica - página 18
      4. A Revolução Gloriosa - página 18
      5. A industrialização na Inglaterra - página 19
        1. Os recursos naturais - página 20
        2. Do campo para a cidade - página 20
        3. Antes do sistema de fábrica - página 21
        4. A implantação das manufaturas - página 21
        5. Moderno sistema industrial - página 22
        6. Do artesão ao operário - página 22
        7. As primeiras máquinas - página 23
        8. A todo vapor - página 24
        9. Revolução nos transportes - página 24
      6. A sociedade industrial - página 25
        • O regime de trabalho - página 25
      7. Leitura complementar - página 26
      8. As crianças nas fábricas - página 27
      9. A organização dos trabalhadores - página 28
        1. A legislação trabalhista - página 29
        2. A questão ambiental - página 30
      10. Grandes e caóticas cidades - página 31
        1. As vilas operárias - página 31
        2. Alimentação - página 32
        3. Entretenimento popular - página 32
      11. Atividades - página 33
    2. CAPÍTULO 2  Novas ideias: o Iluminismo e os fundamentos do liberalismo econômico - página 35
      1. A luz da razão invade a Europa - página 36
        1. Principais pensadores iluministas - página 37
        2. Os enciclopedistas - página 39
      2. Os princípios liberais - página 40
        • O liberalismo econômico de Adam SmithAdam Smifi - página 41
      3. Leitura complementar - página 42
      4. Despotismo esclarecido: uma nova concepção de Estado - página 44
        • O despotismo esclarecido em Portugal - página 45
      5. Atividades - página 46
  19. Fazendo e aprendendo - página 48
  20. UNIDADE 2  Revoluções e independências - página 50
    1. CAPÍTULO 3  A independência dos Estados Unidos - página 52
      1. A opressão britânica nas Treze Colônias - página 53
        1. A questão das terras indígenas - página 54
        2. A metrópole britânica impõe novas leis - página 55
        3. O acirramento dos conflitos - página 56
      2. A independência dos Estados Unidos - página 57
        1. A Declaração de Independência - página 58
        2. Da Confederação à constituição - página 59
      3. Construindo a nação - página 60
        • As minorias esquecidas - página 61
      4. Enquanto isso… - página 62
      5. Atividades - página 63
    2. CAPÍTULO 4  França: revolução e era napoleônica - página 65
      1. A França às vésperas da revolução - página 66
        1. A difusão das ideias iluministas - página 67
        2. A crise financeira e política - página 67
        3. Os Estados Gerais e a Assembleia Nacional Constituinte - página 68
      2. O início da revolução - página 68
        • A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - página 69
      3. A Monarquia Constitucional - página 70
      4. A Assembleia Legislativa - página 71
      5. A República Francesa - página 72
        • Os jacobinos no poder - página 73
      6. O fim do processo revolucionário - página 75
      7. A revolução dos costumes - página 76
      8. Cidadãs, mas nem tanto... - página 77
      9. Enquanto isso… - página 78
      10. A ascensão de Napoleão Bonaparte - página 80
        1. A relação política com a Igreja - página 81
        2. O Código Civil - página 81
      11. De cônsul a imperador - página 82
        1. Crescimento e repressão - página 83
        2. O Bloqueio Continental - página 83
      12. O fim do Império Napoleônico - página 84
        • O governo dos cem dias - página 85
      13. O Congresso de Viena - página 86
      14. Atividades - página 87
    3. CAPÍTULO 5  Independências na América espanhola - página 89
      1. Crise na Espanha e pressões na América - página 90
        • Napoleão invade a Espanha - página 91
      2. Enquanto isso… - página 92
      3. A luta pela emancipação no México - página 94
        • O México independente - página 95
      4. As independências na América do Sul - página 96
        1. A unidade proposta por Bolívar - página 97
        2. No Uruguai: as ideias de Artigasartígas - página 98
      5. As independências na América Central - página 99
        • Cuba: a libertação tardia - página 100
      6. Significados de liberdade - página 101
        • Os indígenas depois da independência - página 102
      7. Atividades - página 104
  21. Fazendo e aprendendo - página 106
  22. UNIDADE 3  Brasil: da crise do sistema colonial ao Segundo Reinado - página 108
    1. CAPÍTULO 6  Das rebeliões coloniais às lutas pela emancipação na América portuguesa - página 110
      1. A crise portuguesa no século XVIIIdezoito - página 111
        • As reformas pombalinas - página 112
      2. A Conjuração Mineira - página 113
        1. A revolta que não se concretizou - página 114
        2. A participação das mulheres - página 114
      3. A Conjuração Baiana - página 115
        • Ação popular e repressão - página 116
      4. Portugal sob a mira de Napoleão - página 117
      5. A família real portuguesa no Brasil - página 118
        1. Negócios com a Grã-Bretanha - página 118
        2. Mudanças no Rio de Janeiro - página 119
        3. O outro lado da capital - página 120
      6. A Revolução Pernambucana de 1817 - página 121
      7. A volta de D.Dom João VIsexto para Portugal - página 122
      8. Rumo à independência - página 123
        • A proclamação da independência - página 124
      9. Negros e indígenas no fim da colonização - página 125
      10. Leitura complementar - página 126
      11. Atividades - página 128
    2. CAPÍTULO 7  Do Primeiro Reinado às Regências - página 130
      1. A organização do Estado brasileiro - página 131
        1. Os interesses políticos em jogo - página 132
        2. A Constituição de 1824 - página 132
      2. Leitura complementar - página 134
      3. A Confederação do Equador - página 136
      4. A questão platina - página 136
      5. Crise política e abdicação - página 137
      6. O período regencial (1831-1840) - página 138
        1. Os grupos políticos - página 139
        2. Medidas de defesa e punição - página 139
        3. O Ato Adicional de 1834 - página 140
        4. A Regência Una de Feijó - página 141
        5. As revoltas regenciais - página 142
        6. As Rusgas Cuiabanas - página 142
        7. Uma revolta na Amazônia: a Cabanagem - página 143
        8. A Revolta dos Malês - página 145
        9. A Revolta dos Farrapos - página 146
      7. O golpe da maioridade - página 148
      8. A cultura afro-brasileira - página 149
      9. Atividades - página 150
    3. CAPÍTULO 8  O Segundo Reinado - página 152
      1. A política no Segundo Reinado - página 153
        1. O parlamentarismo às avessas - página 154
        2. A política indigenista do Segundo Reinado - página 155
        3. A Guerra do Paraguai (1864-1870) - página 156
      2. O império do café - página 158
        1. Do Vale do Paraíba ao Oeste paulista - página 159
        2. A expansão ferroviária e urbana - página 160
      3. O Brasil não era só café - página 161
      4. O fim do tráfico negreiro - página 162
      5. O lento fim da escravidão - página 163
        • A Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea - página 163
      6. Enquanto isso… - página 164
      7. O trabalho livre no Brasil - página 166
      8. Transformações no Brasil imperial - página 167
      9. Contraste social e cultural - página 168
      10. A construção da identidade nacional - página 169
        • Cultura popular - página 169
      11. O fim da monarquia no Brasil - página 170
      12. O legado e a superação da escravidão - página 171
      13. Atividades - página 172
  23. Fazendo e aprendendo - página 174
  24. UNIDADE 4  Transformações no século XIXdezenove - página 176
    1. CAPÍTULO 9  Revoluções e novas teorias políticas do século XIXdezenove - página 178
      1. A Europa após o Congresso de Viena - página 179
      2. As revoluções liberais do século XIXdezenove - página 180
        1. Ondas revolucionárias de 1830 - página 180
        2. 1848: a Primavera dos Povos - página 181
        3. Os frutos de 1848 - página 182
      3. A unificação da Itália e da Alemanha - página 183
        1. A formação do Estado italiano - página 183
        2. A Alemanha unificada - página 184
      4. Burguesia versusvérçus operariado - página 185
        • As lutas operárias e os sindicatos - página 186
      5. As teorias sociais e políticas - página 187
        1. Os socialistas utópicos - página 187
        2. O socialismo científico - página 188
        3. O anarquismo - página 189
        4. A primeira experiência socialista da história - página 190
      6. Enquanto isso… - página 191
      7. A arte europeia no século XIXdezenove - página 193
        1. A arte romântica - página 193
        2. A arte realista - página 194
        3. A literatura realista - página 195
      8. Atividades - página 196
    2. CAPÍTULO 10  Os Estados Unidos no século XIXdezenove - página 198
      1. A expansão dos Estados Unidos - página 199
        1. A missão estadunidense - página 200
        2. Do ouro à ocupação efetiva do oeste - página 201
        3. A guerra contra os indígenas - página 202
      2. As tensões entre o norte e o sul - página 203
        1. Os interesses opostos - página 204
        2. Eclode a guerra civil - página 205
      3. A reconstrução dos Estados Unidos - página 206
      4. As relações com a América Latina - página 207
      5. A segregação racial nos Estados Unidos - página 208
      6. Leitura complementar - página 209
      7. Atividades - página 211
    3. CAPÍTULO 11  A nova ordem econômica e o imperialismo - página 213
      1. A Segunda Revolução Industrial - página 214
      2. A crise do capitalismo industrial - página 215
      3. A era do capitalismo financeiro - página 216
      4. A expansão imperialista - página 217
      5. Imperialismo e exploração das riquezas - página 218
      6. O “fardo” do homem branco - página 219
      7. A partilha da África - página 220
      8. A dominação britânica na África - página 221
        • A Guerra dos Bôeres (1899-1902) - página 222
      9. Movimentos de resistência - página 222
        1. Rebelião AshantiAxânti (1890-1900) - página 223
        2. Revolta Maji-Maji (1905-1907) - página 223
      10. A dominação francesa, belga e portuguesa na África - página 224
      11. Políticas imperialistas na Ásia - página 225
        1. A dominação britânica na China - página 225
        2. O Império Britânico na Índia - página 227
        3. A Revolta dos Cipaios - página 227
      12. Leitura complementar - página 228
        1. Os franceses na Indochina - página 230
        2. O Japão da era Meiji - página 231
      13. Atividades - página 232
  25. Fazendo e aprendendo - página 234
  26. Referências bibliográficas - página 236
  27. Terceira Capa
  28. Quarta Capa
  29. Lista de links
  30. Lista de créditos