Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
APRESENTAÇÃO
- página III
ORGANIZAÇÃO DESTE MANUAL
- página IV
Orientações gerais
- página IV
Orientações específicas
- página V
SUMÁRIO
- página VIII
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página X
1. Material de
apoio
apôio
ao professor
- página X
Manual para o professor
- página X
2. A história como área de pesquisa: diferentes correntes historiográficas
- página X
O materialismo histórico
- página X
A História Social Inglesa
- página X
A Escola dos
Annales
- página XI
A História Cultural
- página XI
A historiografia nacional
- página XII
As opções desta coleção
- página XIII
3. A natureza do saber histórico
- página XIII
O historiador e o uso das fontes
- página XIV
História e memória
- página XIV
Realidade e representação
- página XV
4. Por que ensinamos história?
- página XV
Consciência histórica e a história como componente curricular escolar
- página XV
História e cidadania
- página XVI
Diversidade, tolerância e promoção da cultura de paz
- página XVII
5. A história na sala de aula
- página XVII
O ensino de história e a produção acadêmica
- página XVIII
Habilidades e competências
- página XVIII
Os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem
- página XIX
Ensinar história
- página XXIII
O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e das populações indígenas
- página XXIII
Tempo, memória e fontes
- página XXIII
Ensino de história e interdisciplinaridade
- página XXV
O ensino de história e as novas tecnologias
- página XXVI
Dinamismo e flexibilidade nas aulas
- página XXVIII
Avaliação: processos e concepções
- página XXVIII
Formas de abordagem da coleção
- página XXX
6. A sala de aula para além da história
- página XXX
Gestão do tempo de aula
- página XXXI
Gestão do espaço físico
- página XXXII
Gestão do espaço para a aplicação de testes e provas
- página XXXII
Organização para apresentação de material audiovisual
- página XXXIII
Gestão do uso do celular em sala de aula
- página XXXIV
Gestão de conflitos em sala de aula
- página XXXIV
Orientações para uso crítico de material disponível na internet
- página XXXVI
7. A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página XXXVI
As Ciências Humanas na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXXVII
A história na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXXVIII
O ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental
- página XXXIX
A
BNCC
Bê êne cê cê
na coleção
- página XL
8. A organização da coleção
- página XLI
9. Bibliografia consultada
- página XLIII
Documentos normativos
- página XLIII
Teoria da história
- página XLIV
Pedagogia e psicologia da aprendizagem
- página XLIV
Ensino de história
- página XLV
Uso da tecnologia da informação e da comunicação na educação
- página XLV
Combate ao
bullying
- página XLV
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
- página XLVI
1. Introdução
- página XLVI
2. A
BNCC
Bê êne cê cê
neste volume
- página XLVI
Competências e temas contemporâneos transversais
- página XLVI
Objetos de conhecimento e habilidades do 8
º
ano
- página XLVII
3. Sugestões de cronograma
- página XLIX
4. Textos de aprofundamento
- página L
Discutindo os cercamentos
- página L
O que é Iluminismo?
- página LI
O liberalismo
- página LII
A formação da identidade estadunidense
- página LIV
O mito Napoleão
- página LV
Ecos da Revolução do Haiti
- página LVII
A América espanhola depois da independência
- página LVIII
A independência do Brasil e o contexto europeu
- página LIX
A ação do império para o branqueamento da população
- página LX
Resistência da grande lavoura contra a abolição da escravidão no Brasil
- página LXI
Alterações na concepção de propriedade
- página LXIII
A expansão para o oeste e a identidade estadunidense
- página LXV
O imperialismo estadunidense
- página LXVI
A educação como
forma
fórma
de assegurar o imperialismo
- página LXVIII
A África diante do desafio colonial
- página LXX
5. Sugestões de consulta
- página LXXI
Livros
- página LXXI
Revistas e artigos
- página LXXI
Sites
- página LXXII
Filmes
- página LXXII
Podcast
- página LXXII
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Organização do seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
UNIDADE 1
O mundo ocidental em transformação
- página 10
CAPÍTULO 1
Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial
- página 12
Inglaterra, uma realidade singular no cenário europeu
- página 13
Os cercamentos das terras comunais
- página 14
O Parlamento e a sociedade
- página 14
A dinastia
Stuart
Istíuart
- página 15
A Revolução Puritana
- página 16
A República de
Cromwell
crómuél
- página 17
A restauração monárquica
- página 18
A Revolução Gloriosa
- página 18
A industrialização na Inglaterra
- página 19
Os recursos naturais
- página 20
Do campo para a cidade
- página 20
Antes do sistema de fábrica
- página 21
A implantação das manufaturas
- página 21
Moderno sistema industrial
- página 22
Do artesão ao operário
- página 22
As primeiras máquinas
- página 23
A todo vapor
- página 24
Revolução nos transportes
- página 24
A sociedade industrial
- página 25
O regime de trabalho
- página 25
Leitura complementar
- página 26
As crianças nas fábricas
- página 27
A organização dos trabalhadores
- página 28
A legislação trabalhista
- página 29
A questão ambiental
- página 30
Grandes e caóticas cidades
- página 31
As vilas operárias
- página 31
Alimentação
- página 32
Entretenimento popular
- página 32
Atividades
- página 33
CAPÍTULO 2
Novas ideias: o Iluminismo e os fundamentos do liberalismo econômico
- página 35
A luz da razão invade a Europa
- página 36
Principais pensadores iluministas
- página 37
Os enciclopedistas
- página 39
Os princípios liberais
- página 40
O liberalismo econômico de
Adam Smith
Adam Smifi
- página 41
Leitura complementar
- página 42
Despotismo esclarecido: uma nova concepção de Estado
- página 44
O despotismo esclarecido em Portugal
- página 45
Atividades
- página 46
Fazendo e aprendendo
- página 48
UNIDADE 2
Revoluções e independências
- página 50
CAPÍTULO 3
A independência dos Estados Unidos
- página 52
A opressão britânica nas Treze Colônias
- página 53
A questão das terras indígenas
- página 54
A metrópole britânica impõe novas leis
- página 55
O acirramento dos conflitos
- página 56
A independência dos Estados Unidos
- página 57
A Declaração de Independência
- página 58
Da Confederação à constituição
- página 59
Construindo a nação
- página 60
As minorias esquecidas
- página 61
Enquanto isso…
- página 62
Atividades
- página 63
CAPÍTULO 4
França: revolução e era napoleônica
- página 65
A França às vésperas da revolução
- página 66
A difusão das ideias iluministas
- página 67
A crise financeira e política
- página 67
Os Estados Gerais e a Assembleia Nacional Constituinte
- página 68
O início da revolução
- página 68
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
- página 69
A Monarquia Constitucional
- página 70
A Assembleia Legislativa
- página 71
A República Francesa
- página 72
Os jacobinos no poder
- página 73
O fim do processo revolucionário
- página 75
A revolução dos costumes
- página 76
Cidadãs, mas nem tanto...
- página 77
Enquanto isso…
- página 78
A ascensão de Napoleão Bonaparte
- página 80
A relação política com a Igreja
- página 81
O Código Civil
- página 81
De cônsul a imperador
- página 82
Crescimento e repressão
- página 83
O Bloqueio Continental
- página 83
O fim do Império Napoleônico
- página 84
O governo dos cem dias
- página 85
O Congresso de Viena
- página 86
Atividades
- página 87
CAPÍTULO 5
Independências na América espanhola
- página 89
Crise na Espanha e pressões na América
- página 90
Napoleão invade a Espanha
- página 91
Enquanto isso…
- página 92
A luta pela emancipação no México
- página 94
O México independente
- página 95
As independências na América do Sul
- página 96
A unidade proposta por Bolívar
- página 97
No Uruguai: as ideias de
Artigas
artígas
- página 98
As independências na América Central
- página 99
Cuba: a libertação tardia
- página 100
Significados de liberdade
- página 101
Os indígenas depois da independência
- página 102
Atividades
- página 104
Fazendo e aprendendo
- página 106
UNIDADE 3
Brasil: da crise do sistema colonial ao Segundo Reinado
- página 108
CAPÍTULO 6
Das rebeliões coloniais às lutas pela emancipação na América portuguesa
- página 110
A crise portuguesa no século
XVIII
dezoito
- página 111
As reformas pombalinas
- página 112
A Conjuração Mineira
- página 113
A revolta que não se concretizou
- página 114
A participação das mulheres
- página 114
A Conjuração Baiana
- página 115
Ação popular e repressão
- página 116
Portugal sob a mira de Napoleão
- página 117
A família real portuguesa no Brasil
- página 118
Negócios com a Grã-Bretanha
- página 118
Mudanças no Rio de Janeiro
- página 119
O outro lado da capital
- página 120
A Revolução Pernambucana de 1817
- página 121
A volta de
D.
Dom
João
VI
sexto
para Portugal
- página 122
Rumo à independência
- página 123
A proclamação da independência
- página 124
Negros e indígenas no fim da colonização
- página 125
Leitura complementar
- página 126
Atividades
- página 128
CAPÍTULO 7
Do Primeiro Reinado às Regências
- página 130
A organização do Estado brasileiro
- página 131
Os interesses políticos em jogo
- página 132
A Constituição de 1824
- página 132
Leitura complementar
- página 134
A Confederação do Equador
- página 136
A questão platina
- página 136
Crise política e abdicação
- página 137
O período regencial (1831-1840)
- página 138
Os grupos políticos
- página 139
Medidas de defesa e punição
- página 139
O Ato Adicional de 1834
- página 140
A Regência Una de Feijó
- página 141
As revoltas regenciais
- página 142
As Rusgas Cuiabanas
- página 142
Uma revolta na Amazônia: a Cabanagem
- página 143
A Revolta dos Malês
- página 145
A Revolta dos Farrapos
- página 146
O golpe da maioridade
- página 148
A cultura afro-brasileira
- página 149
Atividades
- página 150
CAPÍTULO 8
O Segundo Reinado
- página 152
A política no Segundo Reinado
- página 153
O parlamentarismo às avessas
- página 154
A política indigenista do Segundo Reinado
- página 155
A Guerra do Paraguai (1864-1870)
- página 156
O império do café
- página 158
Do Vale do Paraíba ao Oeste paulista
- página 159
A expansão ferroviária e urbana
- página 160
O Brasil não era só café
- página 161
O fim do tráfico negreiro
- página 162
O lento fim da escravidão
- página 163
A Lei dos Sexagenários e a Lei Áurea
- página 163
Enquanto isso…
- página 164
O trabalho livre no Brasil
- página 166
Transformações no Brasil imperial
- página 167
Contraste social e cultural
- página 168
A construção da identidade nacional
- página 169
Cultura popular
- página 169
O fim da monarquia no Brasil
- página 170
O legado e a superação da escravidão
- página 171
Atividades
- página 172
Fazendo e aprendendo
- página 174
UNIDADE 4
Transformações no século
XIX
dezenove
- página 176
CAPÍTULO 9
Revoluções e novas teorias políticas do século
XIX
dezenove
- página 178
A Europa após o Congresso de Viena
- página 179
As revoluções liberais do século
XIX
dezenove
- página 180
Ondas revolucionárias de 1830
- página 180
1848: a Primavera dos Povos
- página 181
Os frutos de 1848
- página 182
A unificação da Itália e da Alemanha
- página 183
A formação do Estado italiano
- página 183
A Alemanha unificada
- página 184
Burguesia
versus
vérçus
operariado
- página 185
As lutas operárias e os sindicatos
- página 186
As teorias sociais e políticas
- página 187
Os socialistas utópicos
- página 187
O socialismo científico
- página 188
O anarquismo
- página 189
A primeira experiência socialista da história
- página 190
Enquanto isso…
- página 191
A arte europeia no século
XIX
dezenove
- página 193
A arte romântica
- página 193
A arte realista
- página 194
A literatura realista
- página 195
Atividades
- página 196
CAPÍTULO 10
Os Estados Unidos no século
XIX
dezenove
- página 198
A expansão dos Estados Unidos
- página 199
A missão estadunidense
- página 200
Do ouro à ocupação efetiva do oeste
- página 201
A guerra contra os indígenas
- página 202
As tensões entre o norte e o sul
- página 203
Os interesses opostos
- página 204
Eclode a guerra civil
- página 205
A reconstrução dos Estados Unidos
- página 206
As relações com a América Latina
- página 207
A segregação racial nos Estados Unidos
- página 208
Leitura complementar
- página 209
Atividades
- página 211
CAPÍTULO 11
A nova ordem econômica e o imperialismo
- página 213
A Segunda Revolução Industrial
- página 214
A crise do capitalismo industrial
- página 215
A era do capitalismo financeiro
- página 216
A expansão imperialista
- página 217
Imperialismo e exploração das riquezas
- página 218
O “fardo” do homem branco
- página 219
A partilha da África
- página 220
A dominação britânica na África
- página 221
A Guerra dos Bôeres (1899-1902)
- página 222
Movimentos de resistência
- página 222
Rebelião
Ashanti
Axânti
(1890-1900)
- página 223
Revolta Maji-Maji (1905-1907)
- página 223
A dominação francesa, belga e portuguesa na África
- página 224
Políticas imperialistas na Ásia
- página 225
A dominação britânica na China
- página 225
O Império Britânico na Índia
- página 227
A Revolta dos Cipaios
- página 227
Leitura complementar
- página 228
Os franceses na Indochina
- página 230
O Japão da era Meiji
- página 231
Atividades
- página 232
Fazendo e aprendendo
- página 234
Referências bibliográficas
- página 236
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos