Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página II
Carta ao docente
- página III
Sumário
- página IV
Referenciais teórico-metodológicos
- página VI
1. A emergência da história digital
- página VI
Consciência histórica
- página VII
Raciocínio espaço-temporal
- página X
Visão ética e plural da história
- página XI
Formação para a cidadania
- página XIV
2. A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página XV
A importância da BNCC e as Competências Gerais da Educação Básica
- página XV
Os anos finais do Ensino Fundamental e a BNCC
- página XVI
A BNCC e a área de ciências humanas
- página XVI
A história na BNCC
- página XVII
BNCC e interdisciplinaridade: o diálogo com outras áreas do conhecimento
- página XIX
3.
BNCC
Bê êne cê cê
, culturas juvenis e contemporaneidade
- página XXI
Fortalecimento da autonomia
- página XXII
A construção dos projetos de vida
- página XXII
A relação com o outro e a promoção da cultura da paz na escola
- página XXIII
A construção de ambientes inclusivos
- página XXIV
Promovendo a saúde mental dos estudantes
- página XXV
O combate à intimidação sistemática (
bullying
)
- página XXVI
Os Temas Contemporâneos Transversais
- página XXVII
4. Práticas e estratégias para a sala de aula
- página XXVIII
O uso de metodologias ativas
- página XXIX
Diferentes ritmos de aprendizagem e o trabalho em sala de aula
- página XXX
História ensinada, linguagens e pesquisa
- página XXXI
Leitura inferencial e desenvolvimento da argumentação
- página XXXII
O trabalho com diferentes fontes documentais
- página XXXIII
Orientações para realização de visita guiada e pesquisa de campo
- página XXXV
Pensamento computacional: o ensino pela resolução de problemas
- página XXXVI
Práticas de pesquisa, cultura digital e novas tecnologias de informação e comunicação
- página XXXVII
Avaliar para aperfeiçoar
- página XL
5. Orientações para a utilização do livro
- página XLVI
O planejamento: possibilidades e desafios
- página XLVI
6. Os componentes dos livros da coleção
- página XLVIII
Livro do estudante
- página XLVIII
Parte específica do manual do professor
- página L
7. Referências bibliográficas comentadas
- página LI
Orientações específicas para este volume
- página LIII
1. Apresentação, objetivos e justificativa – 6
º
ano
- página LIII
2. A
BNCC
Bê êne cê cê
neste volume
- página LIV
Competências gerais e específicas – 6
º
ano
- página LIV
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades – 6
º
ano
- página LV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
Começo de conversa
- página 8
UNIDADE 1
A HISTÓRIA E O INÍCIO DA CAMINHADA HUMANA NO PLANETA
- página 12
A história e você: a importância da memória coletiva
- página 12
CAPÍTULO 1
QUE HISTÓRIA É ESTA?
- página 14
Por que estudar história?
- página 15
Você, agente histórico
- página 16
As fontes históricas
- página 17
Analisando o passado
- página 18
O trabalho do historiador
- página 19
O tempo e a história
- página 20
O calendário gregoriano
- página 21
Os calendários judaico e muçulmano
- página 22
A linha do tempo
- página 23
A divisão por períodos ou linha do tempo da história
- página 24
Cruzando fronteiras
- página 25
Memória e história
- página 26
Memórias silenciadas
- página 27
Atividades
- página 28
CAPÍTULO 2
A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA
- página 30
Como explicar o desenvolvimento da vida na Terra?
- página 31
O método científico
- página 32
A teoria da evolução e a seleção natural
- página 33
Os primeiros humanos
- página 34
O gênero
Homo
ômo
- página 35
Vamos pensar juntos?
- página 36
A importância do fogo
- página 38
Quando nos tornamos humanos?
- página 39
A necessidade de cultura e a expressão artística
- página 40
As divisões da história antes da escrita
- página 41
O Paleolítico
- página 41
O “berço da humanidade”
- página 42
O Neolítico
- página 43
O processo da sedentarização
- página 44
A descoberta dos metais
- página 45
Atividades
- página 46
CAPÍTULO 3
AS PRIMEIRAS CIDADES: MESOPOTÂMIA E PALESTINA
- página 48
A formação das primeiras cidades
- página 49
O Crescente Fértil
- página 50
O desenvolvimento do comércio
- página 51
O estabelecimento do Estado
- página 52
A Mesopotâmia: sociedades, cultura e política
- página 53
Os sumérios
- página 54
Religiosidade e sociedade suméria
- página 55
Analisando o passado
- página 56
A escrita suméria
- página 58
Os amoritas
- página 59
Lei de Talião
- página 60
Os antigos hebreus
- página 61
Os hebreus na região da antiga Palestina
- página 62
Atividades
- página 64
UNIDADE 2
SOCIEDADES ANTIGAS E A INTERVENÇÃO HUMANA NA NATUREZA
- página 66
A história e você: a
força
fôrça
da tradição das sociedades indígenas no Brasil
- página 66
CAPÍTULO 4
OS PRIMEIROS HABITANTES DA AMÉRICA
- página 68
A origem dos primeiros americanos
- página 69
O impacto sobre a natureza
- página 70
Como os primeiros grupos humanos se espalharam pelo continente?
- página 70
Os primeiros povos ameríndios
- página 72
Os maias
- página 73
Os astecas
- página 74
Os incas
- página 76
Agricultura e tecnologias incas
- página 77
Os primeiros habitantes do território correspondente ao do Brasil atual
- página 78
O povo dos sambaquis
- página 79
Povos agrícolas
- página 80
A cultura marajoara
- página 80
Cerâmica, agricultura e sedentarização
- página 81
A expansão da agricultura e os Tupi-Guarani
- página 82
Vamos pensar juntos?
- página 83
Atividades
- página 84
CAPÍTULO 5
AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES AFRICANAS
- página 86
África: um continente presente
- página 87
África plural
- página 88
Cruzando fronteiras
- página 89
O Egito antigo
- página 90
O regime de cheias e a agricultura
- página 91
A religiosidade egípcia
- página 92
Sistemas de escrita no Egito antigo
- página 93
A unificação do Egito
- página 94
O Antigo Império
- página 94
Analisando o passado
- página 95
Organização administrativa no Antigo Império
- página 96
A organização social
- página 97
O papel das mulheres
- página 97
O Médio Império
- página 98
O Novo Império
- página 98
O fim do Egito antigo
- página 99
Reino de Cuxe
- página 100
Cultura, economia e política
- página 100
Reino de
Axum
axúm
- página 101
Atividades
- página 102
CAPÍTULO 6
ROTAS COMERCIAIS: MEDITERRÂNEO E CHINA ANTIGA
- página 104
A navegação no Mar Mediterrâneo
- página 105
Os fenícios
- página 106
O alfabeto fenício
- página 108
A expansão fenícia
- página 108
O Império Persa
- página 109
A construção de uma civilização mundial
- página 110
A administração do império
- página 111
Comércio multicultural
- página 112
O zoroastrismo
- página 112
A China antiga: o Império do Meio
- página 113
As primeiras dinastias
- página 114
A dinastia Shang
- página 114
A dinastia
Chou
xou
- página 115
Reinos combatentes
- página 115
O governo
Qin
tchin
- página 116
Versões em diálogo
- página 117
Atividades
- página 118
UNIDADE 3
ANTIGUIDADE CLÁSSICA: GRÉCIA E ROMA
- página 120
A história e você: corpos saudáveis e diversos!
- página 120
CAPÍTULO 7
O MUNDO GREGO ANTIGO E A FORMAÇÃO DA DEMOCRACIA
- página 122
A origem do mundo grego
- página 123
O culto aos deuses
- página 124
A pólis grega
- página 126
A organização da pólis
- página 127
Atenas e a democracia
- página 128
Analisando o passado
- página 130
Esparta: a cidade guerreira
- página 131
Algumas diferenças entre Esparta e Atenas
- página 132
Em tempos de paz: festividades entre as pólis gregas
- página 134
A Grécia antiga em tempos de guerra
- página 135
Fim da guerra contra os persas
- página 136
A Guerra do Peloponeso
- página 137
Alexandre e o Período Helenístico
- página 138
Atividades
- página 140
CAPÍTULO 8
TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA
- página 142
Os povos da Península Itálica
- página 143
Os povos etruscos
- página 144
A fundação da cidade de Roma
- página 144
Do mito à história
- página 145
O funcionamento da Monarquia Romana
- página 146
Instituições da monarquia: Senado e Assembleia
- página 147
A República Romana
- página 148
O Senado
- página 148
Magistraturas e assembleias em Roma
- página 149
Vamos pensar juntos?
- página 150
Insatisfação plebeia: revoltas e conquistas
- página 151
Analisando o passado
- página 152
A expansão da República Romana e as Guerras Púnicas
- página 153
Viver em Roma
- página 154
A república em crise
- página 155
Conflitos, revoltas e conspirações
- página 155
Tentativas de contornar a crise: os triunviratos
- página 156
Rumo ao império
- página 157
Atividades
- página 158
CAPÍTULO 9
IMPÉRIO ROMANO: OCIDENTE E ORIENTE
- página 160
O império de Augusto
- página 161
Administração do império
- página 162
Política interna no império
- página 163
As mulheres no império
- página 164
O império depois de Augusto
- página 165
Cruzando fronteiras
- página 166
O cristianismo
- página 167
A expansão do cristianismo
- página 168
Uma crise no império?
- página 169
A tetrarquia
- página 170
O império sob Constantino
- página 170
Cristianismo: religião oficial do império
- página 171
Os povos “bárbaros” e o fim de Roma
- página 172
A divisão do império e a Antiguidade tardia
- página 173
Versões em diálogo
- página 174
A Roma do Oriente: o Império Bizantino
- página 175
O governo de Justiniano
- página 176
A imperatriz Teodora
- página 177
Declínio bizantino
- página 177
Atividades
- página 178
UNIDADE 4
A EUROPA MEDIEVAL, A FORMAÇÃO DO ISLAMISMO E A ÁFRICA
- página 180
A história e você: intolerância religiosa no Brasil atual
- página 180
CAPÍTULO 10
O INÍCIO DA IDADE MÉDIA
- página 182
Como periodizar a Idade Média?
- página 183
Os reinos germânicos
- página 184
O Reino Franco
- página 185
O Império Carolíngio
- página 186
Renascimento Carolíngio
- página 187
Vamos pensar juntos?
- página 188
A formação do islamismo: a terceira religião monoteísta
- página 189
Meca pré-islâmica
- página 190
Maomé e a fundação do islamismo
- página 191
Os princípios da fé islâmica
- página 192
A Hégira
- página 192
Disputas e conflitos no mundo islâmico
- página 193
A expansão do islamismo
- página 194
O legado muçulmano
- página 195
Atividades
- página 196
CAPÍTULO 11
EUROPA MEDIEVAL E ÁFRICA: CIRCULAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
- página 198
O cristianismo na Europa medieval
- página 199
O Cisma do Oriente
- página 200
A sociedade medieval: a regionalização da Europa
- página 201
As relações feudais
- página 202
Os cavaleiros
- página 203
O senhorio medieval
- página 204
Os servos
- página 205
As mulheres
- página 206
A África entre os séculos
V
cinco
e
XIV
catorze
- página 207
Os reinos do
Sahel
Sael
- página 207
O Império de Gana
- página 208
A diversidade de práticas religiosas
- página 210
Versões em diálogo
- página 212
Atividades
- página 214
CAPÍTULO 12
DAS CRUZADAS AO FIM DA IDADE MÉDIA
- página 216
As mudanças na Europa a partir do século
XI
onze
- página 217
Os impactos do aumento populacional
- página 218
As Cruzadas
- página 219
Os reinos latinos e o contato com o Oriente
- página 220
Conflitos e negociações
- página 221
Versões em diálogo
- página 222
As Cruzadas e as heresias
- página 223
O ideal cruzadístico e os judeus
- página 223
O renascimento comercial e urbano
- página 224
O comércio no Mediterrâneo: circulação de saberes e pessoas
- página 225
As novas cidades
- página 226
Novos grupos sociais e urbanos
- página 227
Mudanças culturais
- página 227
As catedrais góticas
- página 228
Universidades e artes plásticas
- página 228
A busca por reformas na Igreja
- página 229
A reação da Igreja
- página 229
Século
XIV
catorze
: tempo de fome, peste e guerras
- página 230
Atividades
- página 232
Referências bibliográficas comentadas
- página 234
Mapas
- página 238
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos