Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. Carta ao docente - página III
  8. Sumário - página IV
  9. Referenciais teórico-metodológicos - página VI
    1. 1. A emergência da história digital - página VI
      1. Consciência histórica - página VII
      2. Raciocínio espaço-temporal - página X
      3. Visão ética e plural da história - página XI
      4. Formação para a cidadania - página XIV
    2. 2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página XV
      1. A importância da BNCC e as Competências Gerais da Educação Básica - página XV
      2. Os anos finais do Ensino Fundamental e a BNCC - página XVI
      3. A BNCC e a área de ciências humanas - página XVI
      4. A história na BNCC - página XVII
      5. BNCC e interdisciplinaridade: o diálogo com outras áreas do conhecimento - página XIX
    3. 3. BNCCBê êne cê cê, culturas juvenis e contemporaneidade - página XXI
      1. Fortalecimento da autonomia - página XXII
      2. A construção dos projetos de vida - página XXII
      3. A relação com o outro e a promoção da cultura da paz na escola - página XXIII
      4. A construção de ambientes inclusivos - página XXIV
      5. Promovendo a saúde mental dos estudantes - página XXV
      6. O combate à intimidação sistemática (bullying) - página XXVI
      7. Os Temas Contemporâneos Transversais - página XXVII
    4. 4. Práticas e estratégias para a sala de aula - página XXVIII
      1. O uso de metodologias ativas - página XXIX
      2. Diferentes ritmos de aprendizagem e o trabalho em sala de aula - página XXX
      3. História ensinada, linguagens e pesquisa - página XXXI
      4. Leitura inferencial e desenvolvimento da argumentação - página XXXII
      5. O trabalho com diferentes fontes documentais - página XXXIII
      6. Orientações para realização de visita guiada e pesquisa de campo - página XXXV
      7. Pensamento computacional: o ensino pela resolução de problemas - página XXXVI
      8. Práticas de pesquisa, cultura digital e novas tecnologias de informação e comunicação - página XXXVII
      9. Avaliar para aperfeiçoar - página XL
    5. 5. Orientações para a utilização do livro - página XLVI
      • O planejamento: possibilidades e desafios - página XLVI
    6. 6. Os componentes dos livros da coleção - página XLVIII
      1. Livro do estudante - página XLVIII
      2. Parte específica do manual do professor - página L
    7. 7. Referências bibliográficas comentadas - página LI
  10. Orientações específicas para este volume - página LIII
    1. 1. Apresentação, objetivos e justificativa – 6º ano - página LIII
    2. 2. A BNCCBê êne cê cê neste volume - página LIV
      1. Competências gerais e específicas – 6º ano - página LIV
      2. Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades – 6º ano - página LV
  11. Capa
  12. Frontispício
  13. Créditos - página 2
  14. Apresentação - página 3
  15. Conheça seu livro - página 4
  16. Sumário - página 6
  17. Começo de conversa - página 8
  18. UNIDADE 1 A HISTÓRIA E O INÍCIO DA CAMINHADA HUMANA NO PLANETA - página 12
    1. A história e você: a importância da memória coletiva - página 12
    2. CAPÍTULO 1 QUE HISTÓRIA É ESTA? - página 14
      1. Por que estudar história? - página 15
      2. Você, agente histórico - página 16
      3. As fontes históricas - página 17
      4. Analisando o passado - página 18
      5. O trabalho do historiador - página 19
      6. O tempo e a história - página 20
        1. O calendário gregoriano - página 21
        2. Os calendários judaico e muçulmano - página 22
        3. A linha do tempo - página 23
          • A divisão por períodos ou linha do tempo da história - página 24
      7. Cruzando fronteiras - página 25
      8. Memória e história - página 26
        • Memórias silenciadas - página 27
      9. Atividades - página 28
    3. CAPÍTULO 2 A HISTÓRIA ANTES DA ESCRITA - página 30
      1. Como explicar o desenvolvimento da vida na Terra? - página 31
        • O método científico - página 32
        • A teoria da evolução e a seleção natural - página 33
      2. Os primeiros humanos - página 34
        • O gênero Homoômo - página 35
      3. Vamos pensar juntos? - página 36
      4. A importância do fogo - página 38
      5. Quando nos tornamos humanos? - página 39
        • A necessidade de cultura e a expressão artística - página 40
      6. As divisões da história antes da escrita - página 41
        1. O Paleolítico - página 41
          • O “berço da humanidade” - página 42
        2. O Neolítico - página 43
          1. O processo da sedentarização - página 44
          2. A descoberta dos metais - página 45
      7. Atividades - página 46
    4. CAPÍTULO 3 AS PRIMEIRAS CIDADES: MESOPOTÂMIA E PALESTINA - página 48
      1. A formação das primeiras cidades - página 49
        • O Crescente Fértil - página 50
      2. O desenvolvimento do comércio - página 51
      3. O estabelecimento do Estado - página 52
      4. A Mesopotâmia: sociedades, cultura e política - página 53
        1. Os sumérios - página 54
          • Religiosidade e sociedade suméria - página 55
      5. Analisando o passado - página 56
        • A escrita suméria - página 58
        1. Os amoritas - página 59
          • Lei de Talião - página 60
      6. Os antigos hebreus - página 61
        • Os hebreus na região da antiga Palestina - página 62
      7. Atividades - página 64
  19. UNIDADE 2 SOCIEDADES ANTIGAS E A INTERVENÇÃO HUMANA NA NATUREZA - página 66
    1. A história e você: a forçafôrça da tradição das sociedades indígenas no Brasil - página 66
    2. CAPÍTULO 4 OS PRIMEIROS HABITANTES DA AMÉRICA - página 68
      1. A origem dos primeiros americanos - página 69
        1. O impacto sobre a natureza - página 70
        2. Como os primeiros grupos humanos se espalharam pelo continente? - página 70
      2. Os primeiros povos ameríndios - página 72
        1. Os maias - página 73
        2. Os astecas - página 74
        3. Os incas - página 76
          • Agricultura e tecnologias incas - página 77
      3. Os primeiros habitantes do território correspondente ao do Brasil atual - página 78
        1. O povo dos sambaquis - página 79
        2. Povos agrícolas - página 80
          • A cultura marajoara - página 80
        3. Cerâmica, agricultura e sedentarização - página 81
          • A expansão da agricultura e os Tupi-Guarani - página 82
      4. Vamos pensar juntos? - página 83
      5. Atividades - página 84
    3. CAPÍTULO 5 AS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES AFRICANAS - página 86
      1. África: um continente presente - página 87
        • África plural - página 88
      2. Cruzando fronteiras - página 89
      3. O Egito antigo - página 90
        1. O regime de cheias e a agricultura - página 91
        2. A religiosidade egípcia - página 92
        3. Sistemas de escrita no Egito antigo - página 93
        4. A unificação do Egito - página 94
        5. O Antigo Império - página 94
      4. Analisando o passado - página 95
        • Organização administrativa no Antigo Império - página 96
        1. A organização social - página 97
          • O papel das mulheres - página 97
        2. O Médio Império - página 98
        3. O Novo Império - página 98
        4. O fim do Egito antigo - página 99
      5. Reino de Cuxe - página 100
        • Cultura, economia e política - página 100
      6. Reino de Axumaxúm - página 101
      7. Atividades - página 102
    4. CAPÍTULO 6 ROTAS COMERCIAIS: MEDITERRÂNEO E CHINA ANTIGA - página 104
      1. A navegação no Mar Mediterrâneo - página 105
      2. Os fenícios - página 106
        1. O alfabeto fenício - página 108
        2. A expansão fenícia - página 108
      3. O Império Persa - página 109
        1. A construção de uma civilização mundial - página 110
        2. A administração do império - página 111
        3. Comércio multicultural - página 112
        4. O zoroastrismo - página 112
      4. A China antiga: o Império do Meio - página 113
        1. As primeiras dinastias - página 114
          1. A dinastia Shang - página 114
          2. A dinastia Chouxou - página 115
          3. Reinos combatentes - página 115
          4. O governo Qintchin - página 116
      5. Versões em diálogo - página 117
      6. Atividades - página 118
  20. UNIDADE 3 ANTIGUIDADE CLÁSSICA: GRÉCIA E ROMA - página 120
    1. A história e você: corpos saudáveis e diversos! - página 120
    2. CAPÍTULO 7 O MUNDO GREGO ANTIGO E A FORMAÇÃO DA DEMOCRACIA - página 122
      1. A origem do mundo grego - página 123
        • O culto aos deuses - página 124
      2. A pólis grega - página 126
        1. A organização da pólis - página 127
          • Atenas e a democracia - página 128
      3. Analisando o passado - página 130
        1. Esparta: a cidade guerreira - página 131
        2. Algumas diferenças entre Esparta e Atenas - página 132
        3. Em tempos de paz: festividades entre as pólis gregas - página 134
      4. A Grécia antiga em tempos de guerra - página 135
        1. Fim da guerra contra os persas - página 136
        2. A Guerra do Peloponeso - página 137
      5. Alexandre e o Período Helenístico - página 138
      6. Atividades - página 140
    3. CAPÍTULO 8 TODOS OS CAMINHOS LEVAM A ROMA - página 142
      1. Os povos da Península Itálica - página 143
        • Os povos etruscos - página 144
      2. A fundação da cidade de Roma - página 144
        • Do mito à história - página 145
      3. O funcionamento da Monarquia Romana - página 146
        • Instituições da monarquia: Senado e Assembleia - página 147
      4. A República Romana - página 148
        1. O Senado - página 148
        2. Magistraturas e assembleias em Roma - página 149
      5. Vamos pensar juntos? - página 150
        • Insatisfação plebeia: revoltas e conquistas - página 151
      6. Analisando o passado - página 152
        1. A expansão da República Romana e as Guerras Púnicas - página 153
        2. Viver em Roma - página 154
        3. A república em crise - página 155
          • Conflitos, revoltas e conspirações - página 155
        4. Tentativas de contornar a crise: os triunviratos - página 156
        5. Rumo ao império - página 157
      7. Atividades - página 158
    4. CAPÍTULO 9 IMPÉRIO ROMANO: OCIDENTE E ORIENTE - página 160
      1. O império de Augusto - página 161
        1. Administração do império - página 162
        2. Política interna no império - página 163
        3. As mulheres no império - página 164
      2. O império depois de Augusto - página 165
      3. Cruzando fronteiras - página 166
      4. O cristianismo - página 167
        • A expansão do cristianismo - página 168
      5. Uma crise no império? - página 169
        1. A tetrarquia - página 170
        2. O império sob Constantino - página 170
          • Cristianismo: religião oficial do império - página 171
      6. Os povos “bárbaros” e o fim de Roma - página 172
        • A divisão do império e a Antiguidade tardia - página 173
      7. Versões em diálogo - página 174
      8. A Roma do Oriente: o Império Bizantino - página 175
        1. O governo de Justiniano - página 176
          • A imperatriz Teodora - página 177
        2. Declínio bizantino - página 177
      9. Atividades - página 178
  21. UNIDADE 4 A EUROPA MEDIEVAL, A FORMAÇÃO DO ISLAMISMO E A ÁFRICA - página 180
    1. A história e você: intolerância religiosa no Brasil atual - página 180
    2. CAPÍTULO 10 O INÍCIO DA IDADE MÉDIA - página 182
      1. Como periodizar a Idade Média? - página 183
      2. Os reinos germânicos - página 184
        • O Reino Franco - página 185
      3. O Império Carolíngio - página 186
        • Renascimento Carolíngio - página 187
      4. Vamos pensar juntos? - página 188
      5. A formação do islamismo: a terceira religião monoteísta - página 189
        • Meca pré-islâmica - página 190
      6. Maomé e a fundação do islamismo - página 191
        1. Os princípios da fé islâmica - página 192
        2. A Hégira - página 192
      7. Disputas e conflitos no mundo islâmico - página 193
      8. A expansão do islamismo - página 194
        • O legado muçulmano - página 195
      9. Atividades - página 196
    3. CAPÍTULO 11 EUROPA MEDIEVAL E ÁFRICA: CIRCULAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO - página 198
      1. O cristianismo na Europa medieval - página 199
      2. O Cisma do Oriente - página 200
      3. A sociedade medieval: a regionalização da Europa - página 201
        1. As relações feudais - página 202
        2. Os cavaleiros - página 203
        3. O senhorio medieval - página 204
        4. Os servos - página 205
        5. As mulheres - página 206
      4. A África entre os séculos Vcinco e XIVcatorze - página 207
        1. Os reinos do SahelSael - página 207
        2. O Império de Gana - página 208
        3. A diversidade de práticas religiosas - página 210
      5. Versões em diálogo - página 212
      6. Atividades - página 214
    4. CAPÍTULO 12 DAS CRUZADAS AO FIM DA IDADE MÉDIA - página 216
      1. As mudanças na Europa a partir do século XIonze - página 217
        • Os impactos do aumento populacional - página 218
      2. As Cruzadas - página 219
        1. Os reinos latinos e o contato com o Oriente - página 220
        2. Conflitos e negociações - página 221
      3. Versões em diálogo - página 222
        1. As Cruzadas e as heresias - página 223
        2. O ideal cruzadístico e os judeus - página 223
      4. O renascimento comercial e urbano - página 224
      5. O comércio no Mediterrâneo: circulação de saberes e pessoas - página 225
        1. As novas cidades - página 226
        2. Novos grupos sociais e urbanos - página 227
        3. Mudanças culturais - página 227
          1. As catedrais góticas - página 228
          2. Universidades e artes plásticas - página 228
      6. A busca por reformas na Igreja - página 229
        • A reação da Igreja - página 229
      7. Século XIVcatorze: tempo de fome, peste e guerras - página 230
      8. Atividades - página 232
  22. Referências bibliográficas comentadas - página 234
  23. Mapas - página 238
  24. Terceira capa
  25. Quarta capa
  26. Lista de links
  27. Lista de créditos