Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
Carta ao docente
- página III
Sumário
- página IV
Referenciais teórico-metodológicos
- página VI
1. A emergência da história digital
- página VI
Consciência histórica
- página VII
Raciocínio espaço-temporal
- página X
Visão ética e plural da história
- página XI
Formação para a cidadania
- página XIV
2. A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página XV
A importância da
BNCC
Bê êne cê cê
e as Competências Gerais da Educação Básica
- página XV
Os anos finais do Ensino Fundamental e a
BNCC
Bê êne cê cê
- página XVI
A
BNCC
Bê êne cê cê
e a área de ciências humanas
- página XVI
A história na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XVII
BNCC
Bê êne cê cê
e interdisciplinaridade: o diálogo com outras áreas do conhecimento
- página XIX
3.
BNCC
Bê êne cê cê
, culturas juvenis e contemporaneidade
- página XXI
Fortalecimento da autonomia
- página XXII
A construção dos projetos de vida
- página XXII
A relação com o outro e a promoção da cultura da paz na escola
- página XXIII
A construção de ambientes inclusivos
- página XXIV
Promovendo a saúde mental dos estudantes
- página XXV
O combate à intimidação sistemática (
bullying
)
- página XXVI
Os Temas Contemporâneos Transversais
- página XXVII
4. Práticas e estratégias para a sala de aula
- página XXVIII
O uso de metodologias ativas
- página XXIX
Diferentes ritmos de aprendizagem e o trabalho em sala de aula
- página XXX
História ensinada, linguagens e pesquisa
- página XXXI
Leitura inferencial e desenvolvimento da argumentação
- página XXXII
O trabalho com diferentes fontes documentais
- página XXXIII
Orientações para realização de visita guiada e pesquisa de campo
- página XXXV
Pensamento computacional: o ensino pela resolução de problemas
- página XXXVI
Práticas de pesquisa, cultura digital e novas tecnologias de informação e comunicação
- página XXXVII
Avaliar para aperfeiçoar
- página XL
5. Orientações para a utilização do livro
- página XLVI
O planejamento: possibilidades e desafios
- página XLVI
6. Os componentes dos livros da coleção
- página XLVIII
Livro do estudante
- página XLVIII
Parte específica do manual do professor
- página L
7. Referências bibliográficas comentadas
- página LI
Orientações específicas para este volume
- página LIII
1. Apresentação, objetivos e justificativa – 7
º
ano
- página LIII
2. A
BNCC
Bê êne cê cê
neste volume
- página LIV
Competências gerais e específicas – 7
º
ano
- página LIV
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades – 7
º
ano
- página LV
Capa
Frontispício
Créditos
Apresentação
- página 3
Conheça o seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
Começo
de conversa
- página 8
UNIDADE 1
ORIGENS DA MODERNIDADE
- página 12
A história e você: diversidade e tolerância religiosa na escola
- página 12
CAPÍTULO 1
As monarquias nacionais e a expansão marítima europeia
- página 14
As transformações na Europa medieval
- página 15
O processo de centralização política na Europa
- página 16
O processo de expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica
- página 16
A formação da monarquia portuguesa
- página 17
A expansão ultramarina portuguesa
- página 18
Rumo ao Atlântico
- página 19
O périplo africano: das Índias à América
- página 20
A formação da monarquia espanhola e sua expansão ultramarina
- página 22
A chegada à América
- página 23
Versões em diálogo
- página 24
Os tratados de divisão do mundo
- página 26
Circulação de pessoas e saberes na Europa
- página 27
Atividades
- página 28
CAPÍTULO 2
Renascimento cultural e Humanismo
- página 30
O Renascimento
- página 31
O Humanismo
- página 32
Vamos pensar juntos?
- página 33
O Renascimento na Península Itálica
- página 34
Os anos 1300
- página 35
Os anos 1400
- página 36
A arquitetura renascentista
- página 37
Cruzando fronteiras
- página 38
Os anos 1500
- página 40
As artistas do Renascimento
- página 41
O Renascimento e o Humanismo se espalham pela Europa
- página 42
Renascimento na literatura
- página 43
O Renascimento científico
- página 44
A imprensa
- página 45
Atividades
- página 46
CAPÍTULO 3
As reformas religiosas no século
XVI
dezesseis
- página 48
Hereges, reformadores e as controvérsias do mundo cristão
- página 49
As propostas de
John Wycliffe
Djon Uiclifi
e
Jan
Ian
Huss
rãs
- página 50
As críticas à Igreja no início da Idade Moderna
- página 51
A Reforma Luterana
- página 52
O Sacro Império Romano‑Germânico e o luteranismo
- página 53
A consolidação do luteranismo
- página 54
As mulheres e o luteranismo
- página 54
O calvinismo
- página 55
Analisando o passado
- página 56
A Reforma Anglicana
- página 57
A Reforma Católica
- página 58
A Companhia de Jesus
- página 59
O Barroco
- página 59
As guerras de religião
- página 60
Atividades
- página 62
UNIDADE 2
MODERNIDADE E MUNDIALIZAÇÃO
- página 64
A história e você:
controle
contrôle
financeiro e orçamento familiar
- página 64
CAPÍTULO 4
O Antigo Regime
- página 66
O absolutismo
- página 67
Maquiavel e o príncipe
- página 67
Pensamento de Maquiavel
- página 68
O mercantilismo
- página 69
Metalismo
- página 70
Protecionismo
- página 70
Balança comercial favorável
- página 70
A sociedade do Antigo Regime
- página 71
Versões em diálogo
- página 72
O absolutismo francês
- página 73
Ascensão dos Bourbon ao trono
- página 74
Pensamento absolutista na França
- página 74
Pensamento de
Bodin
budâ
- página 75
Cardeal
Richelieu
richeliê
- página 75
Cardeal Mazarino
- página 76
Reinado de Luís
XIV
catorze
- página 77
O absolutismo inglês
- página 78
Reinado de Maria
I
primeira
- página 79
Reinado de Elizabeth
I
primeiro
- página 80
Vamos pensar juntos?
- página 81
Atividades
- página 82
CAPÍTULO 5
A conquista da América e a mundialização da economia
- página 84
A América às vésperas do contato com a Europa
- página 85
A diversidade dos povos indígenas americanos
- página 86
A conquista da América
- página 87
A conquista do México
- página 88
A intérprete e conselheira
Malinche
malintche
- página 89
As alianças
- página 89
A chegada a
Tenochtitlán
Tenochtitlán
- página 90
A derrota do Império Asteca
- página 91
Analisando o passado
- página 92
Os espanhóis no Império Inca
- página 93
A conquista do Império Inca
- página 94
O intercâmbio colombiano
- página 95
Cruzando fronteiras
- página 96
O espaço atlântico
- página 97
Circulação de mercadorias pelo espaço atlântico
- página 98
O Oceano Pacífico na primeira globalização
- página 99
Atividades
- página 100
CAPÍTULO 6
A colonização da América espanhola
- página 102
América espanhola: o que aconteceu depois da conquista?
- página 103
A conquista espiritual
- página 104
Formas de
resistência indígena
- página 105
A consolidação do Império Espanhol na América
- página 106
Mais
controle
contrôle
sobre as colônias
- página 107
Os vice-reinos
- página 108
Mulheres na América espanhola
- página 109
Distintos papéis femininos
- página 110
A sociedade na América espanhola
- página 111
Posição social de indígenas e espanhóis
- página 112
Criollos
e mestiços
- página 113
O sistema de castas
- página 114
Analisando o passado
- página 115
As
formas
fórmas
de trabalho na América espanhola
- página 116
A
encomienda
- página 117
A resistência à exploração
- página 117
Atividades
- página 118
UNIDADE 3
OS PRIMEIROS SÉCULOS DA AMÉRICA PORTUGUESA
- página 120
A história e você: educação fiscal e cidadania
- página 120
CAPÍTULO 7
América portuguesa: chegada dos europeus e início da colonização
- página 122
Descoberta ou invasão: quem controla a narrativa?
- página 123
Rompendo com a visão eurocêntrica
- página 124
A chegada dos portugueses à América
- página 125
A escrita de um passado oficial para o Brasil
- página 126
Os indígenas dos primeiros contatos
- página 127
As alianças
- página 128
Os primeiros anos da América portuguesa
- página 129
A prática do escambo
- página 130
O início da colonização
- página 131
A administração da colônia
- página 132
As câmaras municipais
- página 133
Resistência indígena
- página 133
Segundo e terceiro governos-gerais
- página 134
Os franceses na América portuguesa
- página 135
Conflitos e alianças
- página 136
França Equinocial
- página 136
Cruzando fronteiras
- página 137
Atividades
- página 138
CAPÍTULO 8
A sociedade do açúcar e a expansão da América portuguesa
- página 140
O cultivo de açúcar na América portuguesa
- página 141
Os engenhos do Nordeste
- página 141
O trabalho e os trabalhadores nos engenhos
- página 142
A sociedade do açúcar
- página 143
Analisando o passado
- página 144
A interiorização do território colonial português
- página 146
Jesuítas e bandeirantes
- página 147
As missões jesuíticas
- página 148
As bandeiras
- página 150
Vamos pensar juntos?
- página 152
Outras atividades econômicas nos primeiros séculos de colonização
- página 154
Atividades
- página 156
CAPÍTULO 9
O projeto holandês na América portuguesa e na África
- página 158
Os holandeses se lançam ao mar
- página 159
Os holandeses e o comércio internacional
- página 160
Os holandeses e o açúcar
- página 161
Holandeses e portugueses
- página 162
A União Ibérica
- página 163
A decisão holandesa de atacar a América portuguesa
- página 164
A conquista de Pernambuco e do Maranhão
- página 166
O Império Holandês na América portuguesa e na África
- página 167
Versões em diálogo
- página 168
A administração de Maurício de Nassau
- página 170
A tolerância religiosa
- página 171
A crise do governo holandês na América portuguesa
- página 172
O fim do domínio holandês
- página 173
Atividades
- página 174
UNIDADE 4
TRABALHO, VIOLÊNCIA E RIQUEZA NA AMÉRICA
- página 176
A história e você: igualdade racial no mundo do trabalho
- página 176
CAPÍTULO 10
A descoberta do ouro na América portuguesa e a sociedade mineradora
- página 178
A descoberta do ouro nas Minas Gerais
- página 179
O início da exploração
- página 179
O
controle
contrôle
metropolitano
- página 180
Os primeiros conflitos
- página 181
A revolta de Filipe dos Santos
- página 182
O abastecimento das minas e a formação dos primeiros núcleos urbanos
- página 183
As monções
- página 184
A sociedade mineradora: trabalho, hierarquia e mobilidade social
- página 185
A população negra e mestiça
- página 186
As mulheres
- página 186
Analisando o passado
- página 188
Religião e cultura na sociedade mineradora
- página 189
Sincretismo religioso e efervescência cultural
- página 190
O Barroco mineiro
- página 191
A crise do ouro na América portuguesa
- página 192
A reconfiguração territorial da América portuguesa
- página 193
Atividades
- página 194
CAPÍTULO 11
Diáspora africana
- página 196
Escravidão: presente e passado
- página 197
Escravidão moderna
- página 198
Escravidão: pretextos e consequências
- página 199
A escravidão na África antes dos europeus
- página 200
A diáspora africana e o tráfico transatlântico
- página 202
As diferentes fases do tráfico de escravizados
- página 202
Cruzando fronteiras
- página 204
Origem e destino dos africanos escravizados
- página 206
Culturas que cruzaram o Atlântico
- página 207
Povos e grupos linguísticos africanos
- página 208
Religiosidade e influências culturais de matriz africana
- página 209
Cultura, resistência e escravidão
- página 210
Formas de
resistência na África
- página 210
Nzinga Mbande, negociação e resistência
- página 211
Formas de
resistência no Brasil
- página 212
Quilombo dos Palmares
- página 212
Formas de
resistência em outras partes da América
- página 213
Atividades
- página 214
CAPÍTULO 12
As Treze Colônias inglesas na América
- página 216
Primeiros exploradores na América do Norte
- página 217
Os primeiros núcleos de colonização
- página 218
A fundação da Virgínia
- página 219
A fundação de
Jamestown
: conflitos internos e resistência indígena
- página 220
A colonização da América e os problemas sociais ingleses
- página 221
Os puritanos e a fundação de
Massachusetts
massachússetis
- página 222
Os puritanos e a educação
- página 223
Versões em diálogo
- página 224
O cultivo de tabaco e a fundação de
Maryland
- página 226
Servidão temporária e escravidão nas colônias inglesas
- página 227
A
plantation
- página 228
A formação das Treze Colônias
- página 228
Vamos pensar juntos?
- página 230
Atividades
- página 232
Referências bibliográficas comentadas
- página 234
Mapas
- página 238
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos