Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda capa
Frontispício
Créditos
- página II
Carta ao docente
- página III
Sumário
- página IV
Referenciais
teórico-metodológicos
- página VI
1. A emergência da história digital
- página VI
Consciência histórica
- página VII
Raciocínio espaço-temporal
- página X
Visão ética e plural da história
- página XI
Formação para a cidadania
- página XIV
2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- página XV
A importância da
BNCC
Bê êne cê cê
e as Competências Gerais da Educação Básica
- página XV
Os anos finais do Ensino Fundamental e a
BNCC
Bê êne cê cê
- página XVI
A
BNCC
Bê êne cê cê
e a área de ciências humanas
- página XVI
A história na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XVII
BNCC
Bê êne cê cê
e interdisciplinaridade: o diálogo com outras áreas do conhecimento
- página XIX
3.
BNCC
Bê êne cê cê
, culturas juvenis e contemporaneidade
- página XXI
Fortalecimento da autonomia
- página XXII
A construção dos projetos de vida
- página XXII
A relação com o outro e a promoção da cultura da paz na escola
- página XXIII
A construção de ambientes inclusivos
- página XXIV
Promovendo a saúde mental dos estudantes
- página XXV
O combate à intimidação sistemática (
bullying
)
- página XXVI
Os Temas Contemporâneos Transversais
- página XXVII
4. Práticas e estratégias para a sala de aula
- página XXVIII
O uso de metodologias ativas
- página XXIX
Diferentes ritmos de aprendizagem e o trabalho em sala de aula
- página XXX
História ensinada, linguagens e pesquisa
- página XXXI
Leitura inferencial e desenvolvimento da argumentação
- página XXXII
O trabalho com diferentes fontes documentais
- página XXXIII
Orientações para realização de visita guiada e pesquisa de campo
- página XXXV
Pensamento computacional: o ensino pela resolução de problemas
- página XXXVI
Práticas de pesquisa, cultura digital e novas tecnologias de informação e comunicação
- página XXXVII
Avaliar para aperfeiçoar
- página XL
5. Orientações para a utilização do livro
- página XLVI
O planejamento: possibilidades e desafios
- página XLVI
6. Os componentes dos livros da coleção
- página XLVIII
Livro do estudante
- página XLVIII
Parte específica do manual do professor
- página L
7.
Referências bibliográficas comentadas
- página LI
Orientações específicas
para este volume
- página LIII
1. Apresentação, objetivos e justificativa – 8
º
ano
- página LIII
2. A
BNCC
Bê êne cê cê
neste volume
- página LIV
Competências gerais e específicas – 8
º
ano
- página LIV
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades – 8
º
ano
- página LV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Conheça seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
Começo de conversa
- página 8
UNIDADE 1
REVOLUÇÕES: NOVOS MODOS DE GOVERNAR, DE PRODUZIR E DE PENSAR
- página 12
A história e você: opinião pública e meios de comunicação
- página 12
CAPÍTULO 1
AS REVOLUÇÕES INGLESAS E O ILUMINISMO
- página 14
A Inglaterra sob a dinastia
Stuart
- página 15
Crise do reinado de Carlos
I
primeiro
- página 15
A Revolução Puritana
- página 16
A República de
Cromwell
crómuél
- página 17
A Revolução Gloriosa e a Declaração de Direitos
- página 18
O conhecimento científico
- página 19
O pensamento cartesiano
- página 20
O pensamento político
- página 21
O iluminismo: nova modernidade na Europa
- página 22
Pensadores iluministas franceses
- página 22
Voltaire
- página 23
Barão de
Montesquieu
Montesquiê
- página 24
Jean-Jacques Rousseau
- página 24
A
Enciclopédia
- página 24
Vamos pensar juntos?
- página 25
A fisiocracia e o liberalismo econômico
- página 26
Os fisiocratas
- página 26
Liberalismo clássico inglês
- página 27
O despotismo esclarecido
- página 28
A déspota russa Catarina
II
segunda
- página 28
Despotismo espanhol
- página 29
Atividades
- página 30
CAPÍTULO 2
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
- página 32
O início da Revolução Industrial
- página 33
Trocas comerciais e crescimento demográfico
- página 33
Cruzando fronteiras
- página 34
Do artesanato à maquinofatura
- página 35
A formação das fábricas e as primeiras máquinas
- página 36
O pioneirismo inglês
- página 37
A terra como mercadoria
- página 38
Mão de obra e recursos
- página 39
A Primeira Revolução Industrial
- página 40
O aperfeiçoamento dos meios de transporte
- página 40
Crescimento urbano e ambiente
- página 42
O ludismo
- página 43
Reação governamental aos protestos
- página 44
O cartismo
- página 45
Analisando o passado
- página 46
Vida, cotidiano e trabalho durante a Revolução Industrial
- página 47
O trabalho de mulheres e crianças
- página 48
A mudança na relação com a natureza
- página 49
Atividades
- página 50
CAPÍTULO 3
REVOLUÇÃO AMERICANA: A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
- página 52
As Treze Colônias e a relação com a Grã-Bretanha
- página 53
A Guerra dos Sete Anos
- página 54
Resultados do conflito
- página 55
As novas taxas
- página 56
Os impactos do
controle
contrôle
metropolitano no comércio triangular
- página 57
As leis de ruptura
- página 58
Protestos e boicotes
- página 59
O início da Revolução Americana
- página 60
A Guerra de Independência
- página 61
Declaração de independência
- página 62
Versões em diálogo
- página 63
Estados independentes
- página 64
A construção dos Estados Unidos da América
- página 66
Atividades
- página 68
UNIDADE 2 A REVOLUÇÃO FRANCESA E A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA IBÉRICA
- página 70
A história e você: diversidade escolar e enfrentamento ao
bullying
- página 70
CAPÍTULO 4
A REVOLUÇÃO FRANCESA E O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO
- página 72
A França do século
XVIII
- página 73
A economia e a sociedade francesas
- página 73
Enfrentamento ao dé
f
i
cit orçamentário
- página 74
A Assembleia dos Estados Gerais
- página 74
O Juramento do Jogo da
Pela
péla
- página 75
A Assembleia Nacional Constituinte
- página 75
O início da revolução
- página 76
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
- página 76
Analisando o passado
- página 77
A Constituição Francesa de 1791
- página 78
A contrarrevolução
- página 80
A Convenção Nacional
- página 81
A queda dos girondinos e a ascensão dos jacobinos
- página 82
Radicalidade revolucionária
- página 82
O Golpe de
9
do Termidor
- página 83
O Diretório
- página 84
Golpe do 18 de Brumário
- página 84
O Consulado e a eleição de Napoleão Bonaparte
- página 85
Napoleão como cônsul vitalício
- página 86
O Império Napoleônico
- página 87
O Bloqueio Continental de 1806
- página 88
A invasão da Rússia por Napoleão Bonaparte
- página 88
O Governo dos Cem Dias e o exílio final
- página 89
Cruzando fronteiras
- página 90
O Congresso de Viena
- página 91
Atividades
- página 92
CAPÍTULO 5
REBELIÕES NA AMÉRICA PORTUGUESA
- página 94
As ideias iluministas em Portugal e na América portuguesa
- página 95
O aumento do
controle
contrôle
de Portugal
- página 96
Os ideais iluministas na colônia
- página 97
Movimentos emancipacionistas
- página 97
A Conjuração Mineira
- página 98
Os espaços de sociabilidade e o desenvolvimento da conjuração
- página 99
Os revoltosos
- página 100
A revolta que não ocorreu
- página 100
A descoberta da revolta
- página 101
A Conjuração Baiana
- página 102
Os manuscritos e a circulação de ideias
- página 102
Características dos grupos conspiradores
- página 103
O desenvolvimento da conjuração
- página 104
As prisões e as execuções
- página 105
Vamos pensar juntos?
- página 106
A Conjuração do Rio de Janeiro
- página 107
A Sociedade Literária
- página 108
Atividades
- página 110
CAPÍTULO 6
INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS DA AMÉRICA ESPANHOLA E REVOLUÇÃO HAITIANA
- página 112
O impacto das Reformas
Bourbônicas
burbônicas
- página 113
A crise dos domínios coloniais na América espanhola
- página 114
A Revolução Haitiana
- página 115
Escravidão e independência
- página 116
A invasão da Espanha por Napoleão
- página 117
As Cortes de Cádiz e a volta do rei
- página 117
O haitianismo
- página 118
A independência das colônias na América espanhola
- página 119
O vice-reino da Nova Espanha
- página 120
A independência do México
- página 121
Movimentos de independência na América do Sul
- página 122
A independência do vice-reino do Rio da Prata
- página 122
Versões em diálogo
- página 123
A participação feminina nos processos de independência
- página 124
O pós-independência
- página 125
O Pan-americanismo
- página 126
A fragmentação territorial
- página 127
Atividades
- página 128
UNIDADE 3
AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO BRASIL INDEPENDENTE E O AVANÇO DO LIBERALISMO NA EUROPA
- página 130
A história e você: modos de vida sustentáveis
- página 130
CAPÍTULO 7
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
- página 132
A transferência da
Corte
côrte
portuguesa para o Brasil
- página 133
Uma
Corte
côrte
europeia na América
- página 133
A abertura dos portos às nações amigas
- página 134
O Rio de Janeiro no início do século
XIX
dezenove
- página 135
Mecanismos de
controle
contrôle
e exclusão social
- página 136
O governo joanino (1808-1821)
- página 137
Mudanças na cidade da
Corte
côrte
- página 138
Missão Artística Francesa
- página 138
Circulação de ideias e padrões de comportamento
- página 139
Brasil: Reino Unido a Portugal e Algarves
- página 140
A Revolução Pernambucana de 1817
- página 141
O estopim do movimento
- página 142
A Revolução Liberal do Porto
- página 143
A independência do Brasil
- página 144
A proclamação da independência
- página 146
Cruzando fronteiras
- página 147
Atividades
- página 148
CAPÍTULO 8
PRIMEIRO REINADO E PERÍODO REGENCIAL
- página 150
A consolidação da independência
- página 151
Mulheres na luta pela independência
- página 152
A primeira Constituição do Brasil
- página 153
O Poder Moderador
- página 153
Analisando o passado
- página 154
O sistema eleitoral e o exercício da cidadania
- página 155
A Confederação do Equador
- página 156
Declínio e fim do Primeiro Reinado
- página 157
A Guerra da Cisplatina
- página 157
Crise sucessória em Portugal
- página 157
A imprensa brasileira contra o imperador
- página 158
Ampliação da crise e Noite das Garrafadas
- página 158
A abdicação de dom Pedro
I
primeiro
- página 159
O período regencial
- página 159
O Ato Adicional e as tentativas de frear o Poder Moderador
- página 160
As rebeliões regenciais
- página 161
A Cabanagem
- página 161
Repressão e fim do movimento
- página 162
A Revolta dos Malês
- página 162
A Revolução Farroupilha
- página 164
A Sabinada
- página 165
O fim da Sabinada
- página 166
A Balaiada
- página 166
Atividades
- página 168
CAPÍTULO 9
NACIONALISMOS, INDUSTRIALIZAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO SÉCULO XIX
- página 170
A França e as ondas revolucionárias de 1830
- página 171
A Primavera dos Povos
- página 172
A França de 1848
- página 173
Vamos pensar juntos?
- página 174
Segundo Império Francês
- página 176
O nacionalismo como fenômeno
- página 177
Nacionalismo e história
- página 177
A Itália como Estado-nação
- página 178
A unificação da Itália
- página 179
Versões em diálogo
- página 180
A Alemanha como Estado-nação
- página 181
A Guerra Franco-Prussiana e a unificação da Alemanha
- página 182
A Segunda Revolução Industrial
- página 183
A ciência e as indústrias
- página 184
As reformas urbanas e as desigualdades sociais
- página 185
A Comuna de Paris
- página 186
Teorias sociais, o movimento operário e a luta das mulheres
- página 186
O socialismo utópico
- página 187
O socialismo científico
- página 188
O anarquismo
- página 189
O sindicalismo
- página 190
O feminismo e o movimento sufragista
- página 191
Atividades
- página 192
UNIDADE 4
SÉCULO
XIX
dezenove
: RAÇA, NACIONALISMO E IMPÉRIOS
- página 194
A história e você: desconstruir o determinismo biológico
- página 194
CAPÍTULO 10
ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
- página 196
A Marcha para o Oeste: território e fronteira nos Estados Unidos
- página 197
A crença no
self-made man
- página 198
A intensificação da escravidão
- página 199
A Doutrina
Monroe
- página 200
A questão da escravidão e os movimentos abolicionistas
- página 201
O Compromisso do Missouri
- página 202
O abolicionismo
- página 203
A luta contra a escravidão
- página 204
Analisando o passado
- página 205
Mulheres negras na luta contra a escravidão e o machismo
- página 206
Mulheres e representatividade
- página 207
A tomada de territórios do México
- página 208
E os indígenas?
- página 209
Cruzando fronteiras
- página 210
A guerra civil
- página 212
A reconstrução da nação
- página 213
Atividades
- página 214
CAPÍTULO 11
O SEGUNDO REINADO
- página 216
O Golpe da Maioridade e o início do Segundo Reinado
- página 217
Versões em diálogo
- página 218
Uma nação imaginada: história, literatura e identidade nacional
- página 220
Conservadores e liberais: conflitos políticos no Segundo Reinado
- página 221
A Revolução Praieira
- página 222
Economia e sociedade: o Brasil do café
- página 223
Primeira fase da expansão cafeeira
- página 223
Segunda e terceira fases da expansão cafeeira
- página 224
A expansão das ferrovias
- página 224
Café e urbanização
- página 225
A proibição do tráfico de escravizados
- página 226
A Lei de Terras e a questão indígena
- página 227
O início da imigração europeia: assimilação, confrontos e desencontros
- página 228
A imigração para o sul do país
- página 228
A imigração para o sudeste
- página 229
As teorias raciais e as políticas
de branqueamento
- página 230
A Guerra do Paraguai
- página 231
O conflito
- página 231
A Tríplice Aliança
- página 232
O saldo da guerra
- página 232
O abolicionismo e o fim da escravidão no Brasil
- página 233
População negra livre e escravizada
- página 234
A legislação emancipacionista
- página 234
Associações femininas e o movimento abolicionista
- página 235
Diferentes projetos de abolição
- página 236
O fim da escravidão
- página 237
O direito à memória e o Dia da Consciência Negra
- página 238
O declínio do Segundo Reinado
- página 239
Atividades
- página 240
CAPÍTULO 12
SÉCULO
XIX
dezenove
: IMPERIALISMO E MOVIMENTOS ANTICOLONIAIS
- página 242
O imperialismo
- página 243
Darwinismo
e
darwinismo
darvinísmo
social
- página 244
Imperialismo na África
- página 246
Dominação e resistência
- página 248
A dominação do Egito
- página 249
Imperialismo na Ásia
- página 250
O caso da Índia
- página 250
O caso da China
- página 251
A dominação francesa na Indochina
- página 252
A expansão imperialista do Japão
- página 253
O imperialismo estadunidense na América Latina
- página 254
A intervenção em Cuba e no Panamá
- página 254
A diplomacia do Grande Porrete
- página 256
Vamos pensar juntos?
- página 257
Atividades
- página 258
Referências bibliográficas comentadas
- página 260
Terceira capa
Quarta capa
Lista de links
Lista de créditos