Contents
Índice
Orientações de uso
Capa
Segunda Capa
Frontispício
Créditos
- página II
APRESENTAÇÃO
- página III
ORGANIZAÇÃO DESTE MANUAL
- página IV
Orientações gerais
- página IV
Orientações específicas
- página V
SUMÁRIO
- página VIII
ORIENTAÇÕES GERAIS
- página X
1. Material de apoio ao professor
- página X
Manual para o professor
- página X
2. A história como área de pesquisa: diferentes correntes historiográficas
- página X
O materialismo histórico
- página X
A História Social Inglesa
- página X
A Escola dos
Annales
- página XI
A História Cultural
- página XI
A historiografia nacional
- página XII
As opções desta coleção
- página XIII
3. A natureza do saber histórico
- página XIII
O historiador e o uso das fontes
- página XIV
História e memória
- página XIV
Realidade e representação
- página XV
4. Por que ensinamos história?
- página XV
Consciência histórica e a história como componente curricular escolar
- página XV
História e cidadania
- página XVI
Diversidade, tolerância e promoção da cultura de paz
- página XVII
5. A história na sala de aula
- página XVII
O ensino de história e a produção acadêmica
- página XVIII
Habilidades e competências
- página XVIII
Os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem
- página XIX
Ensinar história
- página XXIII
O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e das populações indígenas
- página XXIII
Tempo, memória e fontes
- página XXIII
Ensino de história e interdisciplinaridade
- página XXV
O ensino de história e as novas tecnologias
- página XXVI
Dinamismo e flexibilidade nas aulas
- página XXVIII
Avaliação: processos e concepções
- página XXVIII
Formas de abordagem da coleção
- página XXX
6. A sala de aula para além da história
- página XXX
Gestão do tempo de aula
- página XXXI
Gestão do espaço físico
- página XXXII
Gestão do espaço para a aplicação de testes e provas
- página XXXII
Organização para apresentação de material audiovisual
- página XXXIII
Gestão do uso do celular em sala de aula
- página XXXIV
Gestão de conflitos em sala de aula
- página XXXIV
Orientações para uso crítico de material disponível na internet
- página XXXVI
7. A Base Nacional Comum Curricular (
BNCC
Bê êne cê cê
)
- página XXXVI
As Ciências Humanas na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXXVII
A história na
BNCC
Bê êne cê cê
- página XXXVIII
O ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental
- página XXXIX
A
BNCC
Bê êne cê cê
na coleção
- página XL
8. A organização da coleção
- página XLI
9. Bibliografia consultada
- página XLIII
Documentos normativos
- página XLIII
Teoria da história
- página XLIV
Pedagogia e psicologia da aprendizagem
- página XLIV
Ensino de história
- página XLV
Uso da tecnologia da informação e da comunicação na educação
- página XLV
Combate ao
bullying
- página XLV
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
- página XLVI
1. Introdução
- página XLVI
2. A
BNCC
Bê êne cê cê
neste volume
- página XLVI
Competências e temas contemporâneos transversais
- página XLVI
Objetos de conhecimento e habilidades do 6
º
ano
- página XLVII
3. Sugestões de cronograma
- página XLIX
4. Textos de aprofundamento
- página L
O fato histórico e a escrita da história
- página L
A Revolução Agrícola
- página LI
Os sambaquis no Brasil
- página LII
Trabalho coletivizado na Mesopotâmia
- página LIII
O declínio dos maias nas terras baixas do sul da Mesoamérica
- página LIV
A pólis grega
- página LV
O escravismo antigo
- página LVI
A ascensão do cristianismo
- página LVII
O Império do Mali
- página LVIII
O Renascimento Carolíngio
- página LX
A origem do feudalismo
- página LXI
A nova sociedade urbana na França medieval
- página LXII
5. Sugestões de consulta
- página LXIII
Livros
- página LXIII
Revistas e artigos
- página LXIII
Sites
- página LXIV
Filmes
- página LXIV
Podcast
- página LXIV
Capa
Frontispício
Créditos
- página 2
Apresentação
- página 3
Organização do seu livro
- página 4
Sumário
- página 6
UNIDADE 1
A construção da história e a origem da humanidade
- página 10
CAPÍTULO 1
Tempo, memória e história
- página 12
História
- página 13
A produção do conhecimento histórico
- página 14
A história não nasce em livros
- página 16
Tempo, memória e história
- página 17
Memória
- página 18
Memória e patrimônio
- página 19
Tempo e natureza
- página 20
Formas de medição do tempo
- página 21
Leitura complementar
- página 22
História e medição do tempo
- página 23
Divisão tradicional da história
- página 25
Atividades
- página 27
CAPÍTULO 2
A origem da humanidade
- página 30
Os mitos de criação
- página 31
A origem dos seres humanos
- página 32
Criacionismo: o ser humano como criação divina
- página 32
Evolucionismo: o ser humano como resultado de um processo natural
- página 33
África, berço da humanidade
- página 35
História sem escrita
- página 36
Leitura complementar
- página 37
Periodização da história sem escrita
- página 38
O longo percurso do gênero humano
- página 39
A vida no Paleolítico
- página 39
A Revolução Neolítica
- página 40
A Idade dos Metais
- página 42
As primeiras aldeias e as trocas comerciais
- página 43
As primeiras cidades
- página 44
Atividades
- página 45
Fazendo e aprendendo
- página 48
UNIDADE 2
As primeiras civilizações
- página 50
CAPÍTULO 3
Os primeiros habitantes da América
- página 52
As teorias sobre a ocupação da América
- página 53
Os caminhos para a América
- página 53
A arqueologia e a Pré-história americana
- página 54
Novas questões sobre o povoamento da América
- página 54
Um continente, muitos povos
- página 56
A vida dos primeiros americanos
- página 57
As primeiras sociedades hierarquizadas da América
- página 58
Os povos nativos do atual território brasileiro
- página 59
Os povos dos sambaquis
- página 59
São Raimundo Nonato, no Piauí
- página 60
Culturas ceramistas do atual território brasileiro
- página 61
Culturas agrícolas da Amazônia
- página 62
Enquanto isso…
- página 63
Atividades
- página 65
CAPÍTULO 4
Civilizações fluviais na África e na Ásia
- página 67
O aproveitamento dos recursos da natureza
- página 68
A formação do Estado
- página 69
O desenvolvimento da escrita
- página 70
Mesopotâmia
- página 71
Sumérios e acádios
- página 71
Amoritas, assírios e caldeus
- página 72
Egito antigo
- página 73
A unificação dos reinos no Egito
- página 74
A vida na Mesopotâmia e no Egito
- página 75
A religião
- página 75
As sociedades
- página 78
Sistemas de trabalho: servidão coletiva e escravidão
- página 79
Agricultura e comércio
- página 80
A observação e a compreensão do mundo
- página 81
Enquanto isso…
- página 82
Atividades
- página 84
CAPÍTULO 5
Sociedade, economia e cultura dos povos nativos americanos
- página 87
Primeiras sociedades hierárquicas da Mesoamérica
- página 88
Olmecas
- página 88
Teotihuacán
- página 88
Domínio tolteca
- página 89
As cidades-Estado maias
- página 89
Império Asteca
- página 91
Organização social
- página 92
Religião
- página 93
Filhos do Sol: o Império Inca
- página 94
Terra e trabalho
- página 95
Saberes incas
- página 96
O poder sobre o império
- página 97
Religião
- página 97
Povos nativos do atual território brasileiro
- página 98
Povos Tupi
- página 99
Indígenas no Brasil de hoje
- página 100
Leitura complementar
- página 102
Atividades
- página 104
Fazendo e aprendendo
- página 106
UNIDADE 3
Antiguidade Clássica
- página 108
CAPÍTULO 6
Origens da Antiguidade Clássica
- página 110
Conceituando a Antiguidade Clássica
- página 111
Origens da civilização grega: a civilização cretense
- página 112
Micenas, a cidade dos aqueus
- página 113
Formação do povo grego
- página 114
A lendária Guerra de Troia
- página 114
A pólis grega
- página 115
Expansão colonial grega
- página 116
A fundação de Roma
- página 117
Monarquia romana (753-509
a.C.
antes de Cristo
)
- página 118
Organização social
- página 118
Práticas religiosas no mundo mediterrânico
- página 119
A religião na Grécia antiga
- página 120
Enquanto isso…
- página 121
O comércio fenício
- página 122
Atividades
- página 123
CAPÍTULO 7
Transformações no mundo grego antigo
- página 125
Participação política e cidadania
- página 126
Transformações da pólis
- página 127
A pólis de Atenas
- página 128
A tirania
- página 128
A fundação da democracia
- página 129
A escravidão em Atenas
- página 130
A educação ateniense
- página 131
Homens e mulheres na pólis grega
- página 131
A condição feminina
- página 132
Esparta: uma sociedade militarizada
- página 133
A sociedade espartana
- página 133
O regime oligárquico de Esparta
- página 134
Educação para a guerra
- página 134
Gregos e persas: dois mundos em confronto
- página 135
As Guerras Médicas e a Liga de Delos
- página 136
Atenas sob o governo de Péricles
- página 137
A Guerra do Peloponeso
- página 138
A expansão macedônica
- página 139
O helenismo
- página 140
O teatro grego
- página 141
Tragédia e comédia
- página 142
Leitura complementar
- página 143
Atividades
- página 144
CAPÍTULO 8
Roma republicana
- página 146
A República Romana
- página 147
As instituições políticas republicanas em Roma
- página 147
As conquistas plebeias
- página 148
A expansão romana
- página 149
As Guerras Púnicas
- página 149
Resultados das conquistas
- página 150
A crise agrária
- página 151
A política dos irmãos Graco
- página 152
A crise da república
- página 153
Os triunviratos
- página 153
O fim da República Romana
- página 154
A vida cotidiana em Roma
- página 155
Festividades e entretenimentos
- página 155
As crenças religiosas
- página 156
A condição das mulheres
- página 156
A educação das crianças
- página 157
A escravidão em Roma
- página 158
Direito romano
- página 159
Enquanto isso…
- página 160
Atividades
- página 161
CAPÍTULO 9
Roma imperial
- página 163
Império Romano
- página 164
O governo de Augusto
- página 165
O processo de integração
- página 166
A prosperidade econômica
- página 167
Arquitetura e escultura no império
- página 168
Pompeia, a cidade destruída
- página 169
Cristianismo: uma nova crença em terras romanas
- página 170
Pregações de Jesus
- página 170
A difusão do cristianismo
- página 171
Perseguição e triunfo do cristianismo
- página 172
Povos “bárbaros”
- página 173
A crise do Império Romano
- página 174
Invasões “bárbaras”
- página 175
Queda do Império Romano
- página 176
Leitura complementar
- página 177
Atividades
- página 178
Fazendo e aprendendo
- página 180
UNIDADE 4
África e Europa medieval
- página 182
CAPÍTULO 10
A expansão do islã e os reinos africanos
- página 184
A fundação do islamismo
- página 185
Meca: cidade sagrada
- página 186
Maomé: o profeta do islã
- página 187
Alcorão
, o livro sagrado do islã
- página 187
A Hégira e o início de um novo calendário
- página 188
A expansão do islã pela Península Arábica
- página 188
Os califados e a expansão do império
- página 189
Cotidiano e costumes no islã
- página 190
Ciências no islã
- página 192
Arquitetura: mesquitas e palácios
- página 192
O estudo da África
- página 193
O papel dos griôs
- página 193
A expansão do islã pela África
- página 194
Leitura complementar
- página 196
Os grandes reinos do
Sahel
Sael
- página 197
A escravidão na África
- página 200
Atividades
- página 201
CAPÍTULO 11
A Europa feudal
- página 203
A transição para a Idade Média
- página 204
Os povos germânicos
- página 205
Do Reino Franco ao Império Carolíngio
- página 206
A formação do feudalismo
- página 209
A organização do feudo
- página 210
Uma sociedade de ordens
- página 211
Os que rezam e os que lutam
- página 211
Os que trabalham
- página 212
Ser mulher na Europa medieval
- página 213
Mentalidade e cultura na Idade Média
- página 214
O teatro
- página 214
A literatura
- página 215
Enquanto isso…
- página 216
Atividades
- página 217
CAPÍTULO 12
Transformações na Europa medieval
- página 219
As inovações agrícolas
- página 220
O revigoramento comercial e urbano
- página 221
A expansão do comércio terrestre e marítimo
- página 222
A formação da burguesia
- página 223
As corporações de ofício
- página 224
O ensino na Baixa Idade Média
- página 225
As Cruzadas
- página 226
Os interesses envolvidos
- página 227
Os resultados das Cruzadas
- página 227
A crise do século
XIV
catorze
- página 229
A grande fome
- página 229
A peste negra
- página 230
Revoltas no campo e nas cidades
- página 231
A desestruturação do feudalismo
- página 232
Enquanto isso…
- página 233
Atividades
- página 234
Fazendo e aprendendo
- página 236
Referências bibliográficas
- página 238
Terceira Capa
Quarta Capa
Lista de links
Lista de créditos