Contents

  1. Índice
  2. Orientações de uso
  3. Capa
  4. Segunda Capa
  5. Frontispício
  6. Créditos - página II
  7. APRESENTAÇÃO - página III
    1. ORGANIZAÇÃO DESTE MANUAL - página IV
      1. Orientações gerais - página IV
      2. Orientações específicas - página V
    2. SUMÁRIO - página VIII
    3. ORIENTAÇÕES GERAIS - página X
    4. 1. Material de apoio ao professor - página X
      • Manual para o professor - página X
    5. 2. A história como área de pesquisa: diferentes correntes historiográficas - página X
      1. O materialismo histórico - página X
      2. A História Social Inglesa - página X
      3. A Escola dos Annales - página XI
      4. A História Cultural - página XI
      5. A historiografia nacional - página XII
      6. As opções desta coleção - página XIII
    6. 3. A natureza do saber histórico - página XIII
      1. O historiador e o uso das fontes - página XIV
      2. História e memória - página XIV
      3. Realidade e representação - página XV
    7. 4. Por que ensinamos história? - página XV
      1. Consciência histórica e a história como componente curricular escolar - página XV
      2. História e cidadania - página XVI
      3. Diversidade, tolerância e promoção da cultura de paz - página XVII
    8. 5. A história na sala de aula - página XVII
      1. O ensino de história e a produção acadêmica - página XVIII
      2. Habilidades e competências - página XVIII
      3. Os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem - página XIX
      4. Ensinar história - página XXIII
      5. O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e das populações indígenas - página XXIII
      6. Tempo, memória e fontes - página XXIII
      7. Ensino de história e interdisciplinaridade - página XXV
      8. O ensino de história e as novas tecnologias - página XXVI
      9. Dinamismo e flexibilidade nas aulas - página XXVIII
      10. Avaliação: processos e concepções - página XXVIII
      11. Formas de abordagem da coleção - página XXX
    9. 6. A sala de aula para além da história - página XXX
      1. Gestão do tempo de aula - página XXXI
      2. Gestão do espaço físico - página XXXII
      3. Gestão do espaço para a aplicação de testes e provas - página XXXII
      4. Organização para apresentação de material audiovisual - página XXXIII
      5. Gestão do uso do celular em sala de aula - página XXXIV
      6. Gestão de conflitos em sala de aula - página XXXIV
      7. Orientações para uso crítico de material disponível na internet - página XXXVI
    10. 7. A Base Nacional Comum Curricular (BNCCBê êne cê cê) - página XXXVI
      1. As Ciências Humanas na BNCCBê êne cê cê - página XXXVII
      2. A história na BNCCBê êne cê cê - página XXXVIII
      3. O ensino de história nos anos finais do Ensino Fundamental - página XXXIX
      4. A BNCCBê êne cê cê na coleção - página XL
    11. 8. A organização da coleção - página XLI
    12. 9. Bibliografia consultada - página XLIII
      1. Documentos normativos - página XLIII
      2. Teoria da história - página XLIV
      3. Pedagogia e psicologia da aprendizagem - página XLIV
      4. Ensino de história - página XLV
      5. Uso da tecnologia da informação e da comunicação na educação - página XLV
      6. Combate ao bullying - página XLV
  8. ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS - página XLVI
    1. 1. Introdução - página XLVI
      1. 2. A BNCCBê êne cê cê neste volume - página XLVI
      2. Competências e temas contemporâneos transversais - página XLVI
      3. Objetos de conhecimento e habilidades do 6º ano - página XLVII
    2. 3. Sugestões de cronograma - página XLIX
    3. 4. Textos de aprofundamento - página L
      1. O fato histórico e a escrita da história - página L
      2. A Revolução Agrícola - página LI
      3. Os sambaquis no Brasil - página LII
      4. Trabalho coletivizado na Mesopotâmia - página LIII
      5. O declínio dos maias nas terras baixas do sul da Mesoamérica - página LIV
      6. A pólis grega - página LV
      7. O escravismo antigo - página LVI
      8. A ascensão do cristianismo - página LVII
      9. O Império do Mali - página LVIII
      10. O Renascimento Carolíngio - página LX
      11. A origem do feudalismo - página LXI
      12. A nova sociedade urbana na França medieval - página LXII
    4. 5. Sugestões de consulta - página LXIII
      1. Livros - página LXIII
      2. Revistas e artigos - página LXIII
      3. Sites - página LXIV
      4. Filmes - página LXIV
      5. Podcast - página LXIV
  9. Capa
  10. Frontispício
  11. Créditos - página 2
  12. Apresentação - página 3
    1. Organização do seu livro - página 4
    2. Sumário - página 6
  13. UNIDADE 1  A construção da história e a origem da humanidade - página 10
    1. CAPÍTULO 1  Tempo, memória e história - página 12
      1. História - página 13
        1. A produção do conhecimento histórico - página 14
        2. A história não nasce em livros - página 16
      2. Tempo, memória e história - página 17
        1. Memória - página 18
        2. Memória e patrimônio - página 19
        3. Tempo e natureza - página 20
        4. Formas de medição do tempo - página 21
      3. Leitura complementar - página 22
        • História e medição do tempo - página 23
      4. Divisão tradicional da história - página 25
      5. Atividades - página 27
    2. CAPÍTULO 2  A origem da humanidade - página 30
      1. Os mitos de criação - página 31
      2. A origem dos seres humanos - página 32
        1. Criacionismo: o ser humano como criação divina - página 32
        2. Evolucionismo: o ser humano como resultado de um processo natural - página 33
      3. África, berço da humanidade - página 35
      4. História sem escrita - página 36
      5. Leitura complementar - página 37
      6. Periodização da história sem escrita - página 38
        1. O longo percurso do gênero humano - página 39
        2. A vida no Paleolítico - página 39
        3. A Revolução Neolítica - página 40
        4. A Idade dos Metais - página 42
      7. As primeiras aldeias e as trocas comerciais - página 43
      8. As primeiras cidades - página 44
      9. Atividades - página 45
      10. Fazendo e aprendendo - página 48
  14. UNIDADE 2  As primeiras civilizações - página 50
    1. CAPÍTULO 3  Os primeiros habitantes da América - página 52
      1. As teorias sobre a ocupação da América - página 53
        1. Os caminhos para a América - página 53
        2. A arqueologia e a Pré-história americana - página 54
        3. Novas questões sobre o povoamento da América - página 54
      2. Um continente, muitos povos - página 56
      3. A vida dos primeiros americanos - página 57
      4. As primeiras sociedades hierarquizadas da América - página 58
      5. Os povos nativos do atual território brasileiro - página 59
        1. Os povos dos sambaquis - página 59
        2. São Raimundo Nonato, no Piauí - página 60
        3. Culturas ceramistas do atual território brasileiro - página 61
        4. Culturas agrícolas da Amazônia - página 62
      6. Enquanto isso… - página 63
      7. Atividades - página 65
    2. CAPÍTULO 4  Civilizações fluviais na África e na Ásia - página 67
      1. O aproveitamento dos recursos da natureza - página 68
      2. A formação do Estado - página 69
      3. O desenvolvimento da escrita - página 70
      4. Mesopotâmia - página 71
        1. Sumérios e acádios - página 71
        2. Amoritas, assírios e caldeus - página 72
      5. Egito antigo - página 73
        • A unificação dos reinos no Egito - página 74
      6. A vida na Mesopotâmia e no Egito - página 75
        1. A religião - página 75
        2. As sociedades - página 78
        3. Sistemas de trabalho: servidão coletiva e escravidão - página 79
        4. Agricultura e comércio - página 80
        5. A observação e a compreensão do mundo - página 81
      7. Enquanto isso… - página 82
      8. Atividades - página 84
    3. CAPÍTULO 5  Sociedade, economia e cultura dos povos nativos americanos - página 87
      1. Primeiras sociedades hierárquicas da Mesoamérica - página 88
        1. Olmecas - página 88
        2. Teotihuacán - página 88
        3. Domínio tolteca - página 89
        4. As cidades-Estado maias - página 89
      2. Império Asteca - página 91
        1. Organização social - página 92
        2. Religião - página 93
      3. Filhos do Sol: o Império Inca - página 94
        1. Terra e trabalho - página 95
        2. Saberes incas - página 96
        3. O poder sobre o império - página 97
        4. Religião - página 97
      4. Povos nativos do atual território brasileiro - página 98
        1. Povos Tupi - página 99
        2. Indígenas no Brasil de hoje - página 100
      5. Leitura complementar - página 102
      6. Atividades - página 104
      7. Fazendo e aprendendo - página 106
  15. UNIDADE 3  Antiguidade Clássica - página 108
    1. CAPÍTULO 6  Origens da Antiguidade Clássica - página 110
      1. Conceituando a Antiguidade Clássica - página 111
      2. Origens da civilização grega: a civilização cretense - página 112
      3. Micenas, a cidade dos aqueus - página 113
      4. Formação do povo grego - página 114
        • A lendária Guerra de Troia - página 114
      5. A pólis grega - página 115
      6. Expansão colonial grega - página 116
      7. A fundação de Roma - página 117
        1. Monarquia romana (753-509 a.C.antes de Cristo) - página 118
        2. Organização social - página 118
      8. Práticas religiosas no mundo mediterrânico - página 119
        • A religião na Grécia antiga - página 120
      9. Enquanto isso… - página 121
        • O comércio fenício - página 122
      10. Atividades - página 123
    2. CAPÍTULO 7  Transformações no mundo grego antigo - página 125
      1. Participação política e cidadania - página 126
      2. Transformações da pólis - página 127
      3. A pólis de Atenas - página 128
        1. A tirania - página 128
        2. A fundação da democracia - página 129
        3. A escravidão em Atenas - página 130
        4. A educação ateniense - página 131
      4. Homens e mulheres na pólis grega - página 131
        • A condição feminina - página 132
      5. Esparta: uma sociedade militarizada - página 133
        1. A sociedade espartana - página 133
        2. O regime oligárquico de Esparta - página 134
        3. Educação para a guerra - página 134
      6. Gregos e persas: dois mundos em confronto - página 135
        • As Guerras Médicas e a Liga de Delos - página 136
      7. Atenas sob o governo de Péricles - página 137
      8. A Guerra do Peloponeso - página 138
      9. A expansão macedônica - página 139
        • O helenismo - página 140
      10. O teatro grego - página 141
        • Tragédia e comédia - página 142
      11. Leitura complementar - página 143
      12. Atividades - página 144
    3. CAPÍTULO 8  Roma republicana - página 146
      1. A República Romana - página 147
        1. As instituições políticas republicanas em Roma - página 147
        2. As conquistas plebeias - página 148
      2. A expansão romana - página 149
        1. As Guerras Púnicas - página 149
        2. Resultados das conquistas - página 150
      3. A crise agrária - página 151
        • A política dos irmãos Graco - página 152
      4. A crise da república - página 153
        1. Os triunviratos - página 153
        2. O fim da República Romana - página 154
      5. A vida cotidiana em Roma - página 155
        1. Festividades e entretenimentos - página 155
        2. As crenças religiosas - página 156
        3. A condição das mulheres - página 156
        4. A educação das crianças - página 157
      6. A escravidão em Roma - página 158
      7. Direito romano - página 159
      8. Enquanto isso… - página 160
      9. Atividades - página 161
    4. CAPÍTULO 9  Roma imperial - página 163
      1. Império Romano - página 164
        1. O governo de Augusto - página 165
        2. O processo de integração - página 166
        3. A prosperidade econômica - página 167
        4. Arquitetura e escultura no império - página 168
        5. Pompeia, a cidade destruída - página 169
      2. Cristianismo: uma nova crença em terras romanas - página 170
        1. Pregações de Jesus - página 170
        2. A difusão do cristianismo - página 171
        3. Perseguição e triunfo do cristianismo - página 172
      3. Povos “bárbaros” - página 173
      4. A crise do Império Romano - página 174
        1. Invasões “bárbaras” - página 175
        2. Queda do Império Romano - página 176
      5. Leitura complementar - página 177
      6. Atividades - página 178
  16. Fazendo e aprendendo - página 180
  17. UNIDADE 4  África e Europa medieval - página 182
    1. CAPÍTULO 10  A expansão do islã e os reinos africanos - página 184
      1. A fundação do islamismo - página 185
        1. Meca: cidade sagrada - página 186
        2. Maomé: o profeta do islã - página 187
        3. Alcorão, o livro sagrado do islã - página 187
        4. A Hégira e o início de um novo calendário - página 188
        5. A expansão do islã pela Península Arábica - página 188
        6. Os califados e a expansão do império - página 189
        7. Cotidiano e costumes no islã - página 190
        8. Ciências no islã - página 192
        9. Arquitetura: mesquitas e palácios - página 192
      2. O estudo da África - página 193
        1. O papel dos griôs - página 193
        2. A expansão do islã pela África - página 194
      3. Leitura complementar - página 196
        1. Os grandes reinos do SahelSael - página 197
        2. A escravidão na África - página 200
      4. Atividades - página 201
    2. CAPÍTULO 11  A Europa feudal - página 203
      1. A transição para a Idade Média - página 204
      2. Os povos germânicos - página 205
        • Do Reino Franco ao Império Carolíngio - página 206
      3. A formação do feudalismo - página 209
        • A organização do feudo - página 210
      4. Uma sociedade de ordens - página 211
        1. Os que rezam e os que lutam - página 211
        2. Os que trabalham - página 212
      5. Ser mulher na Europa medieval - página 213
      6. Mentalidade e cultura na Idade Média - página 214
        1. O teatro - página 214
        2. A literatura - página 215
      7. Enquanto isso… - página 216
      8. Atividades - página 217
    3. CAPÍTULO 12  Transformações na Europa medieval - página 219
      1. As inovações agrícolas - página 220
      2. O revigoramento comercial e urbano - página 221
        1. A expansão do comércio terrestre e marítimo - página 222
        2. A formação da burguesia - página 223
        3. As corporações de ofício - página 224
      3. O ensino na Baixa Idade Média - página 225
      4. As Cruzadas - página 226
        1. Os interesses envolvidos - página 227
        2. Os resultados das Cruzadas - página 227
      5. A crise do século XIVcatorze - página 229
        1. A grande fome - página 229
        2. A peste negra - página 230
        3. Revoltas no campo e nas cidades - página 231
        4. A desestruturação do feudalismo - página 232
      6. Enquanto isso… - página 233
      7. Atividades - página 234
      8. Fazendo e aprendendo - página 236
  18. Referências bibliográficas - página 238
  19. Terceira Capa
  20. Quarta Capa
  21. Lista de links
  22. Lista de créditos