Moderna em Projetos – Linguagens e suas Tecnologias
Diego Moschkovich, Felipe Pagliato, Kelly Sabino, Luiz Pimentel
Código do Livro: 0027P21505
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Valorização do protagonismo e integração dos alunos.
- Diversidade nas estratégias de trabalho.
- Proposta de avaliação individual e coletiva.
- Projetos que atendem as diferentes realidades do país.
- Box com informações complementares, como vídeos, sites e links que ampliam o conhecimento dos estudantes.
Conteúdo programático
PROJETO 1 – QUANDO A ARTE TRANSFORMA O ESPAÇO – COMO MAPEAR E TRANSFORMAR UM ESPAÇO?
Etapa 1 – Muitas formas de mapear
Explorando o assunto: com base em quais perspectivas mapeamos?
Atividade: pesquisa de campo
Conceitos e técnicas: paisagem sonora
Atividade: mapeamento afetivo do espaço
Etapa 2 – a arte intervindo nos espaços do mundo
Os rios invisíveis da metrópole
Atividade: Pesquisa, artigo de opinião e podcast
Etapa 3 – Produto final: Intervenção artística
Conceitos e técnicas: Guia prático de como fazer uma intervenção artística
ATIVIDADE: Intervenções poéticas
Etapa 4 – Avaliação e autoavaliação
PROJETO 2 – AS JUVENTUDES E SUAS VOZES – O QUE SÃO E O QUE PODEM AS JUVENTUDES?
Etapa 1 – Que jovem sou eu?
O que é ser jovem?
Como eu me represento?
Explorando o assunto: Van Gogh no espelho
Atividade: pesquisa e produção de autorretrato
Etapa 3 – O que se entende por juventude?
Quais documentos definem o conceito de juventude no Brasil e no mundo?
Atividade: Seminário e debate
Atividade: Declaração dos Direitos das Juventudes
Etapa 4 – Produto final: Mostra Escola
Aberta para as Juventudes
Idealização e preparação do evento
Preparação das apresentações dos integrantes da turma
Realização da Mostra e relação com o público
Etapa 5 – Avaliação e autoavaliação
PROJETO 3 – ÉTICA NA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES – COMO PRODUZIR CONTEÚDO CRÍTICO NO AMBIENTE VIRTUAL?
Etapa 1 – Por uma ética da informação
Circulação da informação: fake, verdade e ética no mundo virtual
Como identificar e combater fake news?
ATIVIDADE: Pesquisa de campo para a criação de tutorial
O mundo virtual pode ser um potente espaço de conhecimento e troca
Atividade: Planejamento (produção de canal)
Etapa 2 – Roteiro: passo a passo
Entrevista
Animação em stop motion para discutir problemas
Vlog
Oficina de roteiro
Conceitos e técnicas: Roteiro
Atividade: Escrita de roteiro
Etapa 3 Luz, câmera, ação!
Ensaiando
Gravando
Etapa 4 – As cenas viram filmes
Organização de arquivos
Técnicas de edição de vídeo e áudio
Softwares e aplicativos sugeridos para a edição
Legendagem e janela de Libras: garantindo a acessibilidade
Etapa 5 – Produto final: Hora de lançar o canal!
Plano de divulgação
Atividade: Divulgação (canal de vídeo)
Etapa 6 – Avaliação e autoavaliação
PROJETO 4 – TEATRO COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – QUAIS FERRAMENTAS ARTÍSTICAS PODEM NOS AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?
Etapa 1 – A técnica teatral na mediação
Uma poética da autonomia: o sistema teatral político de Augusto Boal
O teatro-fórum como modo de expor e mediar situações conflituosas
Relato de experiência de teatro-fórum
Explorando o assunto: Jana Sanskriti: o maior grupo de Teatro do Oprimido do mundo está na Índia
Atividade: Pesquisa (situações de conflito)
Etapa 2 – Em cena
Relato de experiência de teatro-fórum
Conceitos e técnicas: Como fazer um espetáculo de teatro?
Quando e por que improvisamos?
Atividade: Improvisação
Etapa 3 – Produto final: Temporada de apresentações
Entrar “em cartaz” com um espetáculo
Etapa 4 – Avaliação e autoavaliação
PROJETO 5 – O JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO – COMO IMAGINO MINHA VIDA PROFISSIONAL?
Etapa 1 – Economia e trabalho na atualidade
Como funciona a economia em nossa sociedade?
Como as novas tecnologias influenciam o trabalho?
Atividade: Debate (trabalho formal e informal)
Etapa 2 – Uma outra economia à vista
O escambo e o surgimento da moeda
Explorando o assunto: A evolução do dinheiro
Trocas nos dias de hoje?
Explorando o assunto: O que é cooperativismo?
Novos tempos, novas moedas 140
Atividade: Feira de trocas 141
Economia solidária pelo mundo 142
Atividade: Entrevista e podcast 143
Etapa 3 – Produto final: Jornada Jovem de Trabalho e Economia
Elaborando a jornada
Jornada Jovem de Trabalho e Economia
Etapa 4 – Avaliação e autoavaliação
PROJETO 6 – COMO TRANSFORMAR UM ESPAÇO EM UM LUGAR? COMO A ARQUITETURA E O DESIGN INFLUENCIAM NO ESPAÇO PÚBLICO?
Etapa 1 – Placemaking: construindo lugares.
Atividade: Pesquisa e apresentação (placemaking)
Etapa 2 – Observar para agir
Atividade: Pesquisa de campo (utilização de espaços públicos)
Etapa 3 – Mobiliário urbano e ativação de lugares
Explorando o assunto: Enzo Mari: o design como utopia
Conceitos e técnicas: Projetar e construir: desenho projetivo
Etapa 4 – Produto final: Revitalização do espaço público
Ativando sonhos: um lugar para se cuidar
Idealização e preparação do mutirão
Realizar o mutirão
Etapa 5 – Avaliação e autoavaliação
Referências bibliográficas
Compartilhar: