Moderna em Formação – História
Felipe de Paula Góis Vieira, Isabela Backx, Marcelo Abreu
Proposta pedagógica
- Parte do pressuposto de que os professores têm autonomia de seu trabalho e são profissionais reflexivos que pensam sua formação.
- Propõe que os professores questionem seus posicionamentos nas vivências teóricas e na apreciação crítica das propostas de atividade e avaliação.
- Sugere atividades que investem em metodologias ativas, promovendo a autonomia dos estudantes.
- Debate a trajetória da formação dos professores de História e os desafios de sua atividade profissional.
- Apresenta propostas práticas que servem para inspirar uma mudança de perspectiva e a constituição de um novo repertório de aulas.
- Apresenta uma estrutura organizacional clara, que facilita sua utilização por diversos projetos pedagógicos.
- Fornece ao professor subsídios para o desenvolvimento de debates sobre questões contemporâneas que permeiam o universo dos alunos.
Código da Coleção: 0273P21043
Código do Obra: 0273P21043130
Conheça nossos autores
BNCC
(Base Nacional Comum Curricular)
Conteúdo programático
Carta ao professor – p. 8
PARTE 1
CAPÍTULO 1 – Projeto de vida do professor de História e o Novo Ensino Médio
Ser professor de História através do tempo – p. 12
Cidadania, escolarização e profissão docente – p. 13
Ensino de História e formação de professores de História – p. 15
A identidade profissional do(a) professor(a) de História – p. 18
A cultura digital e os desafios à identidade profissional – p. 19
A História e os desafios da interdisciplinaridade – p. 19
Interdisciplinaridade e currículo – p. 21
Interdisciplinaridade, dialogismo e intertextualidade – p. 22
CAPÍTULO 2 – Caracterização do Novo Ensino Médio e da BNCC
A BNCC, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a História – p. 24
O Novo Ensino Médio e o protagonismo juvenil – p. 30
Ensino-aprendizagem, autonomia e métodos ativos – p. 31
A importância da autonomia para a formação dos indivíduos – p. 31
A base dos métodos ativos – p. 32
Exemplificando os métodos ativos – p. 33
Ensino-aprendizagem, planejamento e avaliação – p. 34
Planejamento e avaliação processual – p. 35
O método da avaliação por rubrica – p. 35
Avaliações seriadas e em escala: Enem, ONHB e Pisa – p. 37
Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT), a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade – p. 38
Os Temas Contemporâneos Transversais e o trabalho pedagógico – p. 39
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva – p. 40
Orientações para adaptação do exercício para necessidades especiais – p. 42
Práticas históricas em sala de aula – p. 42
Trabalhando com os TCT – p. 42
Repensando a avaliação – p. 42
Referências bibliográficas comentadas – p. 43
PARTE 2
CAPÍTULO 3 – Tempo e espaço
Discussão inicial: tempo e espaço – p. 63
A categoria tempo – p. 64
A categoria espaço – p. 67
Tempo e espaço: alguns conceitos fundamentais – p. 68
Prática histórica: tempo e espaço na sala de aula – p. 72
Prática histórica para o professor – p. 72
Prática histórica para a sala de aula – p. 75
Área do saber em foco – p. 78
O saber interdisciplinar: tempo e espaço – p. 78
Os filósofos ocidentais e as primeiras concepções – p. 78
A Escola dos Annales e o apelo pela interdisciplinaridade – p. 79
Tempo e espaço como construções sociais – p. 80
As novas tecnologias e sua influência sobre a concepção espaço-temporal – p. 80
Prática interdisciplinar: tempo e espaço sob diferentes perspectivas – p. 83
Refletindo – p. 85
Trabalhando com os TCT – p. 86
Tempo, espaço, ciência e tecnologia – p. 86
Repensando a avaliação – p. 89
Propostas diversificadas de avaliação – p. 90
Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 91
CAPÍTULO 4 – Território e fronteira
Discussão inicial: território e fronteira – p. 94
A categoria território – p. 96
A categoria fronteira – p. 97
Território e fronteira: alguns conceitos fundamentais – p. 99
Prática histórica: território e fronteira na sala de aula – p. 102
Prática histórica para o professor – p. 103
Prática histórica para a sala de aula – p. 104
Área do saber em foco – p. 107
Território e fronteira na interdisciplinaridade – p. 108
Território, fronteira e Estado-nação no século XXI – p. 109
O fenômeno dos refugiados no mundo atual – p. 111
Territorialidade e identidade afro-brasileira – p. 113
Prática interdisciplinar: território, fronteira e diversidade – p. 114
Refletindo – p. 117
Trabalhando com os TCT – p. 118
Diversidade cultural – p. 118
Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras – p. 119
Repensando a avaliação – p. 121
Objetivos de aprendizagem: conhecimentos que os alunos devem dominar – p. 121
Propostas diversificadas de avaliação – p. 122
Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 122
CAPÍTULO 5 – Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética
Discussão inicial: indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética – p. 126
A categoria indivíduo – p. 127
A categoria sociedade – p. 128
A categoria cultura – p. 129
A categoria natureza – p. 131
A categoria ética – p. 132
Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética: alguns conceitos fundamentais – p. 133
Prática histórica: indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética na sala de aula – p. 136
Prática histórica para o professor – p. 136
Prática histórica para a sala de aula – p. 138
Área do saber em foco – p. 141
Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética na interdisciplinaridade – p. 141
A cultura como parâmetro civilizacional – p. 141
A cultura como elemento singular dos grupos – p. 142
Os novos modos de conceber a relação entre ser humano e natureza – p. 144
A historicidade do indivíduo e da sociedade – p. 146
A ética e o mundo contemporâneo – p. 147
Prática interdisciplinar: indivíduo e sociedade sob diferentes perspectivas – p. 148
Refletindo – p. 152
Trabalhando com os TCT – p. 153
Meio ambiente – p. 153
Educação ambiental – p. 154
Educação para o consumo – p. 155
Saúde – p. 156
Repensando a avaliação – p. 160
Propostas diversificadas de avaliação – p. 161
Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 161
CAPÍTULO 6 – Política e trabalho
Discussão inicial: política e trabalho – p. 165
A categoria política – p. 166
A categoria trabalho – p. 169
Política e trabalho: alguns conceitos fundamentais – p. 170
Prática histórica: política e trabalho na sala de aula – p. 175
Prática histórica para o professor – p. 175
Prática histórica para a sala de aula – p. 177
Área do saber em foco – p. 180
Política e trabalho na interdisciplinaridade – p. 180
O trabalho na contemporaneidade – p. 182
Política e transformação social – p. 184
Prática interdisciplinar: discussões sobre política e poder – p. 186
Refletindo – p. 189
Trabalhando com os TCT – p. 190
Trabalho – p. 190
Educação Financeira – p. 190
Educação Fiscal – p. 192
Vida Familiar e Social – p. 192
Educação para o Trânsito – p. 193
Educação em Direitos Humanos – p. 194
Direitos da Criança e do Adolescente – p. 195
Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso – p. 195
Repensando a avaliação – p. 197
Propostas diversificadas de avaliação – p. 197
Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 198
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