Formação continuada

Moderna em Formação – História

Felipe de Paula Góis Vieira, Isabela Backx, Marcelo Abreu
Proposta pedagógica
  • Parte do pressuposto de que os professores têm autonomia de seu trabalho e são profissionais reflexivos que pensam sua formação.
  • Propõe que os professores questionem seus posicionamentos nas vivências teóricas e na apreciação crítica das propostas de atividade e avaliação.
  • Sugere atividades que investem em metodologias ativas, promovendo a autonomia dos estudantes.
  • Debate a trajetória da formação dos professores de História e os desafios de sua atividade profissional.
  • Apresenta propostas práticas que servem para inspirar uma mudança de perspectiva e a constituição de um novo repertório de aulas.
  • Apresenta uma estrutura organizacional clara, que facilita sua utilização por diversos projetos pedagógicos.
  • Fornece ao professor subsídios para o desenvolvimento de debates sobre questões contemporâneas que permeiam o universo dos alunos.
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Código da Coleção: 0273P21043
Código do Obra: 0273P21043130
Conheça nossos autores

BNCC

(Base Nacional Comum Curricular)

Conteúdo programático

Carta ao professor – p. 8

PARTE 1

CAPÍTULO 1 – Projeto de vida do professor de História e o Novo Ensino Médio

Ser professor de História através do tempo – p. 12

Cidadania, escolarização e profissão docente – p. 13

Ensino de História e formação de professores de História – p. 15

A identidade profissional do(a) professor(a) de História – p. 18

A cultura digital e os desafios à identidade profissional – p. 19

A História e os desafios da interdisciplinaridade – p. 19

Interdisciplinaridade e currículo – p. 21

Interdisciplinaridade, dialogismo e intertextualidade – p. 22

CAPÍTULO 2 – Caracterização do Novo Ensino Médio e da BNCC

A BNCC, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a História – p. 24

O Novo Ensino Médio e o protagonismo juvenil – p. 30

Ensino-aprendizagem, autonomia e métodos ativos – p. 31

A importância da autonomia para a formação dos indivíduos – p. 31

A base dos métodos ativos – p. 32

Exemplificando os métodos ativos – p. 33

Ensino-aprendizagem, planejamento e avaliação – p. 34

Planejamento e avaliação processual – p. 35

O método da avaliação por rubrica – p. 35

Avaliações seriadas e em escala: Enem, ONHB e Pisa – p. 37

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT), a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade – p. 38

Os Temas Contemporâneos Transversais e o trabalho pedagógico – p. 39

Educação especial na perspectiva da educação inclusiva – p. 40

Orientações para adaptação do exercício para necessidades especiais – p. 42

Práticas históricas em sala de aula – p. 42

Trabalhando com os TCT – p. 42

Repensando a avaliação – p. 42

Referências bibliográficas comentadas – p. 43

PARTE 2

CAPÍTULO 3 – Tempo e espaço

Discussão inicial: tempo e espaço – p. 63

A categoria tempo – p. 64

A categoria espaço – p. 67

Tempo e espaço: alguns conceitos fundamentais – p. 68

Prática histórica: tempo e espaço na sala de aula – p. 72

Prática histórica para o professor – p. 72

Prática histórica para a sala de aula – p. 75

Área do saber em foco – p. 78

O saber interdisciplinar: tempo e espaço – p. 78

Os filósofos ocidentais e as primeiras concepções – p. 78

A Escola dos Annales e o apelo pela interdisciplinaridade – p. 79

Tempo e espaço como construções sociais – p. 80

As novas tecnologias e sua influência sobre a concepção espaço-temporal – p. 80

Prática interdisciplinar: tempo e espaço sob diferentes perspectivas – p. 83

Refletindo – p. 85

Trabalhando com os TCT – p. 86

Tempo, espaço, ciência e tecnologia – p. 86

Repensando a avaliação – p. 89

Propostas diversificadas de avaliação – p. 90

Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 91

CAPÍTULO 4 – Território e fronteira

Discussão inicial: território e fronteira – p. 94

A categoria território – p. 96

A categoria fronteira – p. 97

Território e fronteira: alguns conceitos fundamentais – p. 99

Prática histórica: território e fronteira na sala de aula – p. 102

Prática histórica para o professor – p. 103

Prática histórica para a sala de aula – p. 104

Área do saber em foco – p. 107

Território e fronteira na interdisciplinaridade – p. 108

Território, fronteira e Estado-nação no século XXI – p. 109

O fenômeno dos refugiados no mundo atual – p. 111

Territorialidade e identidade afro-brasileira – p. 113

Prática interdisciplinar: território, fronteira e diversidade – p. 114

Refletindo – p. 117

Trabalhando com os TCT – p. 118

Diversidade cultural – p. 118

Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras – p. 119

Repensando a avaliação – p. 121

Objetivos de aprendizagem: conhecimentos que os alunos devem dominar – p. 121

Propostas diversificadas de avaliação – p. 122

Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 122

CAPÍTULO 5 – Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética

Discussão inicial: indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética – p. 126

A categoria indivíduo – p. 127

A categoria sociedade – p. 128

A categoria cultura – p. 129

A categoria natureza – p. 131

A categoria ética – p. 132

Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética: alguns conceitos fundamentais – p. 133

Prática histórica: indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética na sala de aula – p. 136

Prática histórica para o professor – p. 136

Prática histórica para a sala de aula – p. 138

Área do saber em foco – p. 141

Indivíduo, natureza, sociedade, cultura e ética na interdisciplinaridade – p. 141

A cultura como parâmetro civilizacional – p. 141

A cultura como elemento singular dos grupos – p. 142

Os novos modos de conceber a relação entre ser humano e natureza – p. 144

A historicidade do indivíduo e da sociedade – p. 146

A ética e o mundo contemporâneo – p. 147

Prática interdisciplinar: indivíduo e sociedade sob diferentes perspectivas – p. 148

Refletindo – p. 152

Trabalhando com os TCT – p. 153

Meio ambiente – p. 153

Educação ambiental – p. 154

Educação para o consumo – p. 155

Saúde – p.  156

Repensando a avaliação – p. 160

Propostas diversificadas de avaliação – p. 161

Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 161

CAPÍTULO 6 – Política e trabalho

Discussão inicial: política e trabalho – p. 165

A categoria política – p. 166

A categoria trabalho – p. 169

Política e trabalho: alguns conceitos fundamentais – p. 170

Prática histórica: política e trabalho na sala de aula – p. 175

Prática histórica para o professor – p. 175

Prática histórica para a sala de aula – p. 177

Área do saber em foco – p. 180

Política e trabalho na interdisciplinaridade – p. 180

O trabalho na contemporaneidade – p. 182

Política e transformação social – p. 184

Prática interdisciplinar: discussões sobre política e poder – p. 186

Refletindo – p. 189

Trabalhando com os TCT – p. 190

Trabalho – p. 190

Educação Financeira – p. 190

Educação Fiscal – p. 192

Vida Familiar e Social – p. 192

Educação para o Trânsito – p. 193

Educação em Direitos Humanos – p. 194

Direitos da Criança e do Adolescente – p. 195

Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso – p. 195

Repensando a avaliação – p. 197

Propostas diversificadas de avaliação – p. 197

Acompanhamento e replanejamento das avaliações – p. 198

Material Digital