Moderna em Projetos – Linguagens e suas Tecnologias

Kelly Sabino, Felipe Pagliato, Diego Moschkovich, Luiz Pimentel
Código do Livro: 0027P21505
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Valorização do protagonismo e integração dos alunos.
  • Diversidade nas estratégias de trabalho.
  • Proposta de avaliação individual e coletiva.
  • Projetos que atendem as diferentes realidades do país.
  • Box com informações complementares, como vídeos, sites e links que ampliam o conhecimento dos estudantes.
Compartilhar:
Mensagem do autor
Mensagem do autor
Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1 – QUANDO A ARTE TRANSFORMA O ESPAÇO – COMO MAPEAR E TRANSFORMAR UM ESPAÇO? 

Etapa 1  Muitas formas de mapear  

Explorando o assunto: com base em quais perspectivas mapeamos?  

Atividade: pesquisa de campo  

Conceitos e técnicas: paisagem sonora  

Atividade: mapeamento afetivo do espaço  

Etapa 2 – a arte intervindo nos espaços do mundo  

Os rios invisíveis da metrópole 

Atividade: Pesquisa, artigo de opinião e podcast 

Etapa  Produto final: Intervenção artística  

Conceitos e técnicas: Guia prático de como fazer uma intervenção artística  

ATIVIDADE: Intervenções poéticas 

Etapa 4 – Avaliação e autoavaliação  

 

PROJETO 2 – AS JUVENTUDES E SUAS VOZES – O QUE SÃO E O QUE PODEM AS JUVENTUDES? 

Etapa 1 – Que jovem sou eu?  

O que é ser jovem?  

Como eu me represento?  

Explorando o assunto: Van Gogh no espelho  

Atividade: pesquisa e produção de autorretrato  

Etapa 3 – O que se entende por juventude?  

Quais documentos definem o conceito de juventude no Brasil e no mundo? 

Atividade: Seminário e debate  

Atividade: Declaração dos Direitos das Juventudes  

Etapa 4 – Produto final: Mostra Escola 

Aberta para as Juventudes  

Idealização e preparação do evento   

Preparação das apresentações dos integrantes da turma  

Realização da Mostra e relação com o público  

Etapa 5 – Avaliação e autoavaliação  

 

PROJETO 3 – ÉTICA NA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES – COMO PRODUZIR CONTEÚDO CRÍTICO NO AMBIENTE VIRTUAL? 

Etapa 1 – Por uma ética da informação  

Circulação da informação: fake, verdade e ética no mundo virtual  

Como identificar e combater fake news? 

ATIVIDADE: Pesquisa de campo para a criação de tutorial 

O mundo virtual pode ser um potente espaço de conhecimento e troca  

Atividade: Planejamento (produção de canal)  

Etapa 2 – Roteiro: passo a passo  

Entrevista  

Animação em stop motion para discutir problemas  

Vlog  

Oficina de roteiro  

Conceitos e técnicas: Roteiro  

Atividade: Escrita de roteiro  

Etapa 3 Luz, câmera, ação!  

Ensaiando  

Gravando  

Etapa 4 – As cenas viram filmes  

Organização de arquivos  

Técnicas de edição de vídeo e áudio  

Softwares e aplicativos sugeridos para a edição  

Legendagem e janela de Libras: garantindo a acessibilidade  

Etapa 5 – Produto final: Hora de lançar o canal!  

Plano de divulgação 

Atividade: Divulgação (canal de vídeo) 

Etapa 6 – Avaliação e autoavaliação  

 

PROJETO 4 – TEATRO COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – QUAIS FERRAMENTAS ARTÍSTICAS PODEM NOS AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS? 

Etapa 1  técnica teatral na mediação 

Uma poética da autonomia: o sistema teatral político de Augusto Boal  

O teatro-fórum como modo de expor e mediar situações conflituosas  

Relato de experiência de teatro-fórum  

Explorando o assunto: Jana Sanskriti: o maior grupo de Teatro do Oprimido do mundo está na Índia  

Atividade: Pesquisa (situações de conflito)  

Etapa 2 – Em cena 

Relato de experiência de teatro-fórum  

Conceitos e técnicas: Como fazer um espetáculo de teatro?  

Quando e por que improvisamos?  

Atividade: Improvisação  

Etapa 3 – Produto final: Temporada de apresentações  

Entrar “em cartaz” com um espetáculo  

Etapa 4 – Avaliação e autoavaliação  

 

PROJETO 5 – O JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO – COMO IMAGINO MINHA VIDA PROFISSIONAL? 

Etapa 1 – Economia e trabalho na atualidade 

Como funciona a economia em nossa sociedade?  

Como as novas tecnologias influenciam o trabalho?  

Atividade: Debate (trabalho formal e informal)  

Etapa 2 – Uma outra economia à vista  

O escambo e o surgimento da moeda  

Explorando o assunto: A evolução do dinheiro 

Trocas nos dias de hoje?  

Explorando o assunto: O que é cooperativismo?  

Novos tempos, novas moedas 140 

Atividade: Feira de trocas 141 

Economia solidária pelo mundo 142 

Atividade: Entrevista e podcast 143 

Etapa 3 – Produto final: Jornada Jovem de Trabalho e Economia  

Elaborando a jornada  

Jornada Jovem de Trabalho e Economia  

Etapa 4 – Avaliação e autoavaliação  

 

PROJETO 6 – COMO TRANSFORMAR UM ESPAÇO EM UM LUGAR? COMO A ARQUITETURA E O DESIGN INFLUENCIAM NO ESPAÇO PÚBLICO? 

Etapa 1 – Placemaking: construindo lugares.  

Atividade: Pesquisa e apresentação (placemaking 

Etapa 2 – Observar para agir  

Atividade: Pesquisa de campo (utilização de espaços públicos)  

Etapa 3 – Mobiliário urbano e ativação de lugares  

Explorando o assunto: Enzo Mari: o design como utopia  

Conceitos e técnicas: Projetar e construir: desenho projetivo  

Etapa 4 – Produto final: Revitalização do espaço público  

Ativando sonhos: um lugar para se cuidar  

Idealização e preparação do mutirão 

Realizar o mutirão 

Etapa 5 – Avaliação e autoavaliação  

Referências bibliográficas  

BNCC

Saiba mais sobre o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.