Linguagens em Interação – Língua Portuguesa

Juliana Vegas Chinaglia
Código da Coleção: 0233P21013
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • A obra da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, propõe a criação de textos de variados gêneros, com base nos temas discutidos no capítulo e com orientações de planejamento, textualização, avaliação e reelaboração.
  • Trabalha textos e atividades próprios das culturas juvenis.
  • Apresenta indicações culturais variadas, como livros, filmes, sites, podcasts, entre outras.
  • Incentiva o protagonismo, pensamentos crítico e criativo do aluno do Ensino Médio.
  • Convida o estudante a treinar para exames por meio de questões do Enem e de vestibulares.
  • ‘Linguagens em Interação – Língua Portuguesa’ traz atividades que enriquecem o repertório artístico-cultural do jovem.
Compartilhar:
Código do Obra: 0233P21013130
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Mensagem do autor Conheça nossos autores
Destaques do Livro

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – MULTICULTURALISMO – p. 10

Capítulo 1 – Identidade e autoconhecimento – p. 12

Vamos conversar? – p. 12

Hora da leitura: perfil de mídia social – p. 14

Usos da língua: oração e período – p. 17

Intertextualidade – p. 19

Ampliando a conversa – p. 28

Produção de texto: perfil de mídia social – p. 30

Capítulo 2 – Diversidade cultural e valorização do multiculturalismo – p. 32

Vamos conversar – p. 32

Hora da leitura: crônica I – p. 34

Usos da língua: sintagmas da oração – p. 40

Hora da leitura: crônica II – p. 42

Usos da língua: sintagmas nominal e verbal – p. 52

Intertextualidade – p. 53

Ampliando a conversa – p. 56

Produção de texto: roteiro de game – p. 57

ENEM e vestibulares – p. 58

Unidade 2 – CIDADANIA E CIVISMO – p. 60

Capítulo 3 – Viver em família, viver mais – p. 62

Vamos conversar? – p. 62

Hora da leitura: artigo de divulgação científica – p. 64

Usos da língua: tipos de sujeito e predicado – p. 70

Hora da leitura: poema – p. 76

Usos da língua: verbos e transitividade – p. 84

Intertextualidade – p. 87

Ampliando a conversa – p. 89

Produção de texto: artigo de divulgação científica – p. 91

Capítulo 4 – Educação para a cidadania – p. 94

Vamos conversar? – p. 94

Hora da leitura: reportagem multimidiática – p. 97

Usos da língua: complemento nominal e adjunto adnominal – p. 106

Ampliando a conversa – p. 108

Hora da leitura: petição on-line – p. 110

Usos da língua: adjunto adverbial e aposto – p. 115

Intertextualidade – p. 117

Ampliando a conversa – p. 119

Produção de texto: petição on-line – p. 120

ENEM e vestibulares – p. 121

Unidade 3 – MEIO AMBIENTE – p. 122

Capítulo 5 – O meio ambiente em nós – p. 124

Vamos conversar? – p. 124

Hora da leitura: fragmento de romance – p. 127

Ampliando a conversa – p. 137

Usos da língua: processo de coordenação: orações sindéticas e assindéticas – p. 139

Hora da leitura: reportagem científica – p. 141

Ampliando a conversa – p. 146

Intertextualidade – p. 148

Produção de texto: reportagem e vlog científicos – p. 150

Capítulo 6 – Educação para o consumo – p. 154

Vamos conversar? – p. 154

Hora da leitura: poema – p. 156

Usos da língua: processos de subordinação – p. 161

Ampliando a conversa – p. 162

Hora da leitura: peças de campanha publicitária – p. 164

Intertextualidade – p. 169

Ampliando a conversa – p. 172

Produção de texto: campanha publicitária – p. 174

ENEM e vestibulares – p. 177

Unidade 4 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA – p. 178

Capítulo 7 – Tecnologias de informação e comunicação – p. 180

Vamos conversar? – p. 180

Hora da leitura: artigo de opinião – p. 182

Usos da língua: orações subordinadas substantivas – p. 189

Hora da leitura: fragmentos de romance – p. 191

Ampliando a conversa – p. 202

Usos da língua: orações subordinadas adjetivas – p. 203

Intertextualidade – p. 205

Produção de texto: artigo de opinião – p. 208

Capítulo 8 – A Ciência a serviço da vida – p. 210

Vamos conversar? – p. 210

Hora da leitura: fragmento de conto – p. 212

Usos da língua: orações subordinadas adverbiais – p. 219

Ampliando a conversa – p. 221

Hora da leitura: notícia de divulgação científica – p. 223

Intertextualidade – p. 226

Produção de texto: ensaio e seminário – p. 228

ENEM e vestibulares – p. 230

Unidade 5 – SAÚDE – p. 232

Capítulo 9 – Saúde e bem-estar – p. 234

Vamos conversar? – p. 234

Hora da leitura: fragmento de romance – p. 236

Usos da língua: concordância nominal – p. 245

Hora da leitura: reportagem – p. 247

Ampliando a conversa – p. 251

Intertextualidade – p. 252

Produção de texto: documentário – p. 254

Capítulo 10 – Alimentar corpo e alma – p. 256

Vamos conversar? – p. 256

Hora da leitura: conto – p. 258

Usos da língua: concordância verbal I – p. 266

Hora da leitura: artigo de divulgação científica, gráfico e tabela – p. 267

Usos da língua: concordância verbal II – p. 273

Intertextualidade – p. 274

Ampliando a conversa – p. 275

Produção de texto: mesa-redonda – p. 276

ENEM e vestibulares – p. 277

Unidade 6 – ECONOMIA – p. 278

Capítulo 11 – Mundo do trabalho – p. 280

Vamos conversar? – p. 280

Hora da leitura: poema – p. 282

Usos da língua: regência nominal – p. 288

Intertextualidade – p. 289

Hora da leitura: currículo web – p. 293

Ampliando a conversa – p. 296

Produção de texto: currículo web – p. 297

Capítulo 12 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA – p. 298

Vamos conversar? – p. 298

Hora da leitura: texto didático – p. 300

Usos da língua: regência verbal – p. 306

Ampliando a conversa – p. 308

Hora da leitura: artigo de blog – p. 309

Intertextualidade – p. 314

Produção de texto: plano de negócio – p. 315

ENEM e vestibulares – p. 316

Referências bibliográficas – p. 317
Referências bibliográficas complementares comenta – p. 319
Anexo: competências e habilidades da BNCC – p. 320