Linguagens em Interação – Língua Portuguesa
Juliana Vegas Chinaglia
Código da Coleção: 0233P21013
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- A obra da Editora Moderna, contemplada pelo PNLD 2021, propõe a criação de textos de variados gêneros, com base nos temas discutidos no capítulo e com orientações de planejamento, textualização, avaliação e reelaboração.
- Trabalha textos e atividades próprios das culturas juvenis.
- Apresenta indicações culturais variadas, como livros, filmes, sites, podcasts, entre outras.
- Incentiva o protagonismo, pensamentos crítico e criativo do aluno do Ensino Médio.
- Convida o estudante a treinar para exames por meio de questões do Enem e de vestibulares.
- ‘Linguagens em Interação – Língua Portuguesa’ traz atividades que enriquecem o repertório artístico-cultural do jovem.
Código do Obra: 0233P21013130
Conteúdo programático
UNIDADE 1 – MULTICULTURALISMO – p. 10
Capítulo 1 – Identidade e autoconhecimento – p. 12
Vamos conversar? – p. 12
Hora da leitura: perfil de mídia social – p. 14
Usos da língua: oração e período – p. 17
Intertextualidade – p. 19
Ampliando a conversa – p. 28
Produção de texto: perfil de mídia social – p. 30
Capítulo 2 – Diversidade cultural e valorização do multiculturalismo – p. 32
Vamos conversar – p. 32
Hora da leitura: crônica I – p. 34
Usos da língua: sintagmas da oração – p. 40
Hora da leitura: crônica II – p. 42
Usos da língua: sintagmas nominal e verbal – p. 52
Intertextualidade – p. 53
Ampliando a conversa – p. 56
Produção de texto: roteiro de game – p. 57
ENEM e vestibulares – p. 58
Unidade 2 – CIDADANIA E CIVISMO – p. 60
Capítulo 3 – Viver em família, viver mais – p. 62
Vamos conversar? – p. 62
Hora da leitura: artigo de divulgação científica – p. 64
Usos da língua: tipos de sujeito e predicado – p. 70
Hora da leitura: poema – p. 76
Usos da língua: verbos e transitividade – p. 84
Intertextualidade – p. 87
Ampliando a conversa – p. 89
Produção de texto: artigo de divulgação científica – p. 91
Capítulo 4 – Educação para a cidadania – p. 94
Vamos conversar? – p. 94
Hora da leitura: reportagem multimidiática – p. 97
Usos da língua: complemento nominal e adjunto adnominal – p. 106
Ampliando a conversa – p. 108
Hora da leitura: petição on-line – p. 110
Usos da língua: adjunto adverbial e aposto – p. 115
Intertextualidade – p. 117
Ampliando a conversa – p. 119
Produção de texto: petição on-line – p. 120
ENEM e vestibulares – p. 121
Unidade 3 – MEIO AMBIENTE – p. 122
Capítulo 5 – O meio ambiente em nós – p. 124
Vamos conversar? – p. 124
Hora da leitura: fragmento de romance – p. 127
Ampliando a conversa – p. 137
Usos da língua: processo de coordenação: orações sindéticas e assindéticas – p. 139
Hora da leitura: reportagem científica – p. 141
Ampliando a conversa – p. 146
Intertextualidade – p. 148
Produção de texto: reportagem e vlog científicos – p. 150
Capítulo 6 – Educação para o consumo – p. 154
Vamos conversar? – p. 154
Hora da leitura: poema – p. 156
Usos da língua: processos de subordinação – p. 161
Ampliando a conversa – p. 162
Hora da leitura: peças de campanha publicitária – p. 164
Intertextualidade – p. 169
Ampliando a conversa – p. 172
Produção de texto: campanha publicitária – p. 174
ENEM e vestibulares – p. 177
Unidade 4 – CIÊNCIA E TECNOLOGIA – p. 178
Capítulo 7 – Tecnologias de informação e comunicação – p. 180
Vamos conversar? – p. 180
Hora da leitura: artigo de opinião – p. 182
Usos da língua: orações subordinadas substantivas – p. 189
Hora da leitura: fragmentos de romance – p. 191
Ampliando a conversa – p. 202
Usos da língua: orações subordinadas adjetivas – p. 203
Intertextualidade – p. 205
Produção de texto: artigo de opinião – p. 208
Capítulo 8 – A Ciência a serviço da vida – p. 210
Vamos conversar? – p. 210
Hora da leitura: fragmento de conto – p. 212
Usos da língua: orações subordinadas adverbiais – p. 219
Ampliando a conversa – p. 221
Hora da leitura: notícia de divulgação científica – p. 223
Intertextualidade – p. 226
Produção de texto: ensaio e seminário – p. 228
ENEM e vestibulares – p. 230
Unidade 5 – SAÚDE – p. 232
Capítulo 9 – Saúde e bem-estar – p. 234
Vamos conversar? – p. 234
Hora da leitura: fragmento de romance – p. 236
Usos da língua: concordância nominal – p. 245
Hora da leitura: reportagem – p. 247
Ampliando a conversa – p. 251
Intertextualidade – p. 252
Produção de texto: documentário – p. 254
Capítulo 10 – Alimentar corpo e alma – p. 256
Vamos conversar? – p. 256
Hora da leitura: conto – p. 258
Usos da língua: concordância verbal I – p. 266
Hora da leitura: artigo de divulgação científica, gráfico e tabela – p. 267
Usos da língua: concordância verbal II – p. 273
Intertextualidade – p. 274
Ampliando a conversa – p. 275
Produção de texto: mesa-redonda – p. 276
ENEM e vestibulares – p. 277
Unidade 6 – ECONOMIA – p. 278
Capítulo 11 – Mundo do trabalho – p. 280
Vamos conversar? – p. 280
Hora da leitura: poema – p. 282
Usos da língua: regência nominal – p. 288
Intertextualidade – p. 289
Hora da leitura: currículo web – p. 293
Ampliando a conversa – p. 296
Produção de texto: currículo web – p. 297
Capítulo 12 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA – p. 298
Vamos conversar? – p. 298
Hora da leitura: texto didático – p. 300
Usos da língua: regência verbal – p. 306
Ampliando a conversa – p. 308
Hora da leitura: artigo de blog – p. 309
Intertextualidade – p. 314
Produção de texto: plano de negócio – p. 315
ENEM e vestibulares – p. 316
Compartilhar: