Se liga nas Linguagens – Português

Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Código da Coleção: 0153P21013
Material de divulgação. Versão sujeita à avaliação.
Proposta pedagógica
  • Ensina o aluno a lidar produtivamente com a gramática normativa, mas também o convida a refletir sobre a linguagem popular.
  • Adota uma metodologia construtivo-reflexiva do uso da língua.
  • Explora a produção de sentido de movimentos artísticos na literatura, canções populares e artes visuais.
  • Convida os estudantes a ampliar seu repertório e expor sua criatividade.
  • Ajuda a exercitar a empatia e o respeito aos direitos humanos ao apresentar as ricas vozes culturais diversas.
  • Apresenta o aluno a autores de diferentes regiões brasileiras, além de indígenas e quilombolas.
  • Permite que o estudante vivencie produções artísticas, expresse sentimentos e reconheça a diversidade.
Compartilhar:
Código do Obra: 0153P21013130
Destaques do Livro

Conteúdo programático

UNIDADE 1 – MULTICULTURALISMO

Capítulo 1 – O texto literário – p. 12

Movimentos literários – p. 10

A importância da biblioteca cultural – p. 12

Desafio de linguagem – Produção de fala pública formal – p. 13

Capítulo 2 – Gêneros literários: o épico, o dramático e o lírico – p. 1512

A teoria clássica dos gêneros – p. 16

Desafio de linguagem – Produção de gif – p. 21

Capítulo 3 – A herança portuguesa – p. 22

Poesia lírica: o amor em três tempos – p. 24

Trovadorismo: as cantigas medievais – p. 24

Humanismo: a poesia palaciana – p. 26

Desafio de linguagem – Produção de poema – p. 26

Classicismo: a lírica de Camões – p. 27

O teatro no Humanismo: Gil Vicente – p. 28

A epopeia portuguesa: Os lusíadas – p. 29

Capítulo 4 – Quinhentismo: escritos sobre um outro mundo – p. 34

A carta de Caminha – p. 35

Desafio de linguagem – Produção de fala pública formal – p. 37

Capítulo 5 – Barroco: movimento dos contrastes – p. 40

O dualismo típico do Barroco – p. 41

O Barroco em terras portuguesas – p. 42

O Barroco em terras brasileiras – p. 42

Desafio de linguagem – Realização de performance – p. 46

Capítulo 6 – Arcadismo: o retorno dos clássicos – p. 47

Desafio de linguagem – Realização de enquete e produção de gráficos – p. 47

Do Classicismo ao Neoclassicismo – p. 48

O Arcadismo em Portugal – p. 49

O Arcadismo no Brasil – p. 51

Capítulo 7 – Romantismo: um movimento plural – p. 56

Um movimento de muitas faces – p. 57

Desafio de linguagem – Produção de podcast – p. 58

Romantismo em Portugal – p. 60

O Romantismo no Brasil – p. 63

A poesia romântica – p. 63

A prosa romântica – p. 67

Desafio de linguagem – Contação de histórias – p. 70

Desafio de linguagem – Produção de playlist – p. 73

Capítulo 8 – Realismo-Naturalismo: literatura em diálogo com a ciência – p. 74

Realismo: a “verdade verdadeira” – p. 75

Naturalismo: um tipo de Realismo – p. 78

Desafio de linguagem – Produção de HQ – p. 79

Realismo em Portugal: jovens ao ataque – p. 80

O Realismo-Naturalismo no Brasil: dois focos e dois mundos – p. 83

Machado de Assis: um homem crítico – p. 83

Aluísio Azevedo: retratista de coletividades – p. 85

Desafio de linguagem – Produção de podcast – p. 90

Capítulo 9: Parnasianismo e Simbolismo: a poesia de fim de século – p. 91

Parnasianismo: a arte pela arte – p. 92

O Parnasianismo no Brasil – p. 92

Simbolismo: novo mergulho na subjetividade – p. 94

Desafio de linguagem – Produção de poema – p. 98

Capítulo 10 – Vanguardas europeias e Modernismo português – p. 99

Modernismo português – p. 103

Desafio de linguagem – Produção de poema – p. 108

Capítulo 11 – Antecedentes do Modernismo: os pré-modernistas – p. 111

Pré-Modernismo: um período de transição – p. 111

Desafio de linguagem – Pesquisa – p. 119

Capítulo 12 – A primeira fase do Modernismo: o espírito combativo – p. 120

A Semana: dias bem agitados – p. 121

Desafio de linguagem – Produção de gif – p. 121

Desafio de linguagem – Produção de playlist comentada – p. 123

Capítulo 13 – A segunda fase do Modernismo: a consolidação do movimento – p. 129

A poesia: combate, ousadia e tradição – p. 130

O romance: o regionalismo em foco – p. 134

Desafio de linguagem – Produção de videominuto – p. 140

Capítulo 14 – Produção pós-modernista: novas palavras – p. 141

Pós-Modernismo: uma poesia múltipla – p. 144

Concretismo: poesia verbivocovisual – p. 146

Pós-Modernismo: uma prosa investigativa – p. 146

Desafio de linguagem – Produção de verbete – p. 152

Capítulo 15 – Portugal, Angola e Moçambique: expressões em língua portuguesa – p. 153

Literatura lusófona contemporânea – p. 155

Desafio de linguagem – Produção de videocurrículo – p. 164

ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA – p. 165

Capítulo 16 – Linguagem e língua – p. 166

As várias linguagens – p. 167

Adequação linguística – p. 170

Capítulo 17 – Língua falada e língua escrita – p. 175

Tempo de planejamento – p. 176

Modalidades complementares – p. 177

Capítulo 18 – Fatores envolvidos na comunicação – p. 180

As funções da linguagem – p. 181

Outros fatores envolvidos na comunicação – p. 182

Desafio de linguagem – Produção de paródia – p. 187

Capítulo 19 – As palavras e o sentido – p. 188

Polissemia e sentido criativo – p. 189

Desafio de linguagem – Produção de breve análise literária – p. 191

Capítulo 20 – Morfemas e processos de formação de palavras – p. 194

Tipos de morfema – p. 194

Processos de formação de palavras – p. 196

Desafio de linguagem – Produção de análise de card – p. 202

Capítulo 21 – Substantivo e adjetivo – p. 203

Gênero e número – p. 205

Grau – p. 207

Variação de grau do substantivo – p. 208

Variação de grau do adjetivo – p. 208

Desafio de linguagem – Produção de card – p. 210

Capítulo 22 – Numeral e artigo – p. 212

Numeral – p. 212

Artigo – p. 213

Desafio de linguagem – Análise de infográfico – p. 215

Capítulo 23 – Pronome – p. 218

Pronome pessoal – p. 219

Pronome de tratamento – p. 220

Pronome demonstrativo – p. 224

Pronome possessivo – p. 226

Pronome indefinido – p. 226

Pronome interrogativo – p. 227

Pronome relativo – p. 227

Capítulo 24 – Verbo – p. 231

Flexões do verbo – p. 232

Desafio de linguagem – Resposta a dúvida de leitor – p. 235

Verbos auxiliares e suas funções – p. 236

Formas nominais do verbo – p. 237

Vozes verbais – p. 238

Capítulo 25 – Advérbio – p. 242

Valor semântico dos advérbios – p. 243

Capítulo 26 – Preposição e conjunção – p. 246

Uso de preposição antes de pronome relativo – p. 247

A crase – p. 248

Conjunção – p. 250

Valores semânticos das conjunções – p. 251

Capítulo 27 – Introdução à sintaxe e sujeito – p. 256

Sujeito simples, sujeito composto e sujeito desinencial – p. 258

Concordância do verbo com o sujeito simples ou com o sujeito composto – p. 259

Sujeito indeterminado – p. 260

Oração sem sujeito – p. 261

Desafio de linguagem – Produção de comentário em grupo de mensagens – p. 263

Capítulo 28 – Predicado, objetos, predicativos e adjuntos adverbiais – p. 265

Predicado verbal – p. 265

Predicado nominal – p. 266

Predicado verbo-nominal – p. 267

Complementos verbais: objeto direto e objeto indireto – p. 268

Adjunto adverbial – p. 269

Regência verbal – p. 270

Capítulo 29 – Complemento nominal, adjunto adnominal, aposto e vocativo – p. 274

Complemento nominal – p. 275

Adjunto adnominal – p. 276

Alguns casos de concordância nominal – p. 276

Aposto – p. 277

Vocativo – p. 278

A vírgula no interior das orações – p. 278

Desafio de linguagem – Produção de paráfrase – p. 280

Capítulo 30 – Orações coordenadas – p. 281

Orações coordenadas assindética e sindética – p. 282

Capítulo 31 – Orações subordinadas adjetivas e adverbiais – p. 286

Oração subordinada adjetiva – p. 287

Oração subordinada adverbial – p. 290

Capítulo 32 – Orações subordinadas substantivas e orações reduzidas – p. 295

Oração subordinada substantiva – p. 296

Desafio de linguagem – Debate – p. 300

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVAS DAS PROPOSTAS DIDÁTICAS DA OBRA E IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS E ESPECÍFICAS E DAS HABILIDADES DA BNCC – p. 302
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 319