Práticas na Escola – Avaliações Educacionais

José Francisco Soares
Proposta pedagógica
  • Apresentar dados e métodos para auxiliar gestores e professores no acompanhamento de resultados educacionais que devem ser garantidos ao estudante.
  • Reforçar o papel da BNCC, apresentando como ela se efetiva nos objetivos da aprendizagem para direcionar as atividades didáticas a serem aplicadas nos processos avaliativos.
  • Auxiliar no acompanhamento do fluxo de estudantes, destacando pontos como a ocorrência de repetência, abandono ou evasão escolar.
  • Apresentar fundamentação teórica e exemplos concretos dos diferentes tipos de avaliação para reforçar a prática docente.
  • Destacar modelos conceituais de avaliações externas que refletem os avanços de pesquisas pedagógicas e cognitivas.
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Práticas na Escola - Avaliações Educacionais - Obra do Gestor
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Práticas na Escola - Avaliações Educacionais - Obra do Professor
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Conteúdo programático

CAPÍTULO 1 CONCEITOS – p. 07

INTRODUÇÃO – p. 07

PROPOSTA PEDAGÓGICA – p. 08

TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p.08

Tipos de aprendizado – p. 09
Metas de aprendizagem – p. 10
Competências de área – p. 11
Competências gerais – p. 13

TEMA 2 – COMO ENSINAR? – p. 13
Organização pedagógica dos aprendizados – p. 14
Complexidade cognitiva das metas – p. 14
Mapas de progresso – p. 14

TEMA 3 – COMO AVALIAR? – p. 15
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 16
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 17
Sistematização das evidências – p. 18
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 18

TEMA 4 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 19
Avaliação somativa – p. 20
Avaliação formativa – p. 21
Avaliação diagnóstica – p. 21

CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS – p. 22

INTRODUÇÃO – p. 22

TEMA 1 – CONCEITOS – p. 23
Matriz de avaliação – p. 23
Desenvolvimentos de itens e planejamento do teste – p. 23
Cálculo, interpretação e uso das proficiências – p. 24

TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 26
Pisa – p. 26
Resultados – p. 26

PIRLS – p. 27
TIMSS – p. 28
Erce – p. 29

TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 30

Prova Brasil – p. 31
Matrizes de avaliação – p. 31
Língua Portuguesa – p. 31
Matemática – p. 32
Testes da Prova Brasil – p. 33
A escala de proficiência – p. 33
Níveis normativos – p. 34
Interpretação pedagógica – p. 34
Resultados da Prova Brasil – p. 35
Nível socioeconômico – p. 35

TEMA 4 – A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO – p. 37

CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 38

INTRODUÇÃO – p. 38

TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 39
Intencionalidade educativa – p. 40
Tarefas avaliativas – p. 41
Rubricas e devolutivas – p. 43
Rubrica – p. 43
Devolutiva – p. 44
Compartilhamento de aprendizados – p. 45
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 46

TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 46
Cultura de avaliação – p. 48
A avaliação no cotidiano escolar – p. 48
Associação com avaliações externas – p. 48
Um projeto de avaliação para a aprendizagem – p. 48
Contribuição da tecnologia – p. 49
Apoio aos alunos – p. 49

CAPÍTULO 4 INDICADORES DE RESULTADOS – p. 50

INTRODUÇÃO – p. 50

TEMA 1 – ACESSO E PERMANÊNCIA – p. 51
Indicadores de acesso – p. 51
Analfabetismo – p. 51
Taxa líquida de escolarização – p. 52

Indicadores de permanência – p. 52
Rendimento escolar – p. 53

TEMA 2 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – p. 54
Os componentes do Ideb – p. 54
O indicador de desempenho – p. 54
O indicador de rendimento – p. 56
Cálculo do Ideb – p. 56

Interpretações e análise crítica – p. 56
Equivalências implícitas – p. 57
Metáfora explicativa dos valores – p. 57
Faixas normativas do Ideb – p. 57
O Ideb e os estudantes evadidos – p. 58
Desigualdades implícitas – p. 59

Condições de funcionamento – p. 59
Complexidade da gestão – p. 60
Adequação da formação dos docentes – p. 60
Regularidade do vínculo docente – p. 60

Outros indicadores – p. 62

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 63

CAPÍTULO 1 CONCEITOS – p. 07

INTRODUÇÃO – p. 07

DETERMINANTES DO APRENDIZADO – p. 08

TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p. 10
Tipos de aprendizado – p. 11
Metas de aprendizagem – p. 11
Competências de área – p. 12
Competências gerais – p. 14

Organização pedagógica dos aprendizados – p. 15
Mapas de progresso – p. 15
Taxonomias de complexidade cognitiva – p. 16

COMO ENSINAR? – p. 18

TEMA 2 – COMO AVALIAR?
– p. 19
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 21
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 22
Sistematização das evidências – p. 23
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 23

TEMA 3 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 24
Avaliação somativa – p. 25
Avaliação formativa – p. 25
Outros tipos de avaliação – p. 26
Exames – p. 27

CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 28

INTRODUÇÃO – p. 28

TEMA 1 – CONCEITOS DA AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 29
Matriz de avaliação – p. 29
Desenvolvimento de itens e planejamento do teste – p. 29
Pré-teste – p. 30
Atribuição de notas: a Teoria de Resposta ao Item – p. 31
Interpretação dos resultados – p. 32
Usos dos resultados da avaliação somativa – p. 34

TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 35
Pisa – p. 35
Matriz de avaliação – p. 36
Descrição dos testes – p. 36
A escala de proficiência – p. 37
Resultados – p. 40
Questionários contextuais – p. 42
Participação brasileira – p. 43

PIRLS – p. 43
Finalidades da leitura – p. 44
Processos de compreensão – p. 44
Construção dos itens – p. 45

Erce – p. 46
Especificação das metas de aprendizagem – p. 47

TIMSS – p. 48
Estrutura do TIMSS – p. 49
Importância do TIMSS para o Brasil – p. 51

TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 52
Prova Brasil – p. 52
Matrizes de avaliação – p. 52
Testes da Prova Brasil – p. 59
A escala de proficiência – p. 59
Níveis normativos – p. 59
Interpretação pedagógica – p. 62
Resultados da Prova Brasil – p. 64
Nível socioeconômico – p. 65

A avaliação da alfabetização – p. 68
Matriz de referência – p. 69

CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 70

INTRODUÇÃO – p. 70

TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 71
Intencionalidade educativa – p. 72
Tarefas avaliativas – p. 74
Rubricas e devolutivas – p. 75
Rubrica – p. 75
Devolutiva – p. 76

Compartilhamento de aprendizados – p. 78
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 79

TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 80
Uso de tecnologia – p. 80

TEMA 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPREENSÃO LEITORA – p. 81
O modelo conceitual – p. 83
Escolha e categorização dos textos – p. 84
Complexidade textual – p. 85

Evidências da compreensão leitora – p. 86
Compreensão literal – p. 87
Compreensão inferencial – p. 88
Compreensão analítica – p. 89

Construção das questões avaliativas – p. 90
Exemplo 1: texto que circula no campo da vida pública – p. 91
Exemplo 2: texto que circula no campo artístico-literário – p. 97
Exemplo 3: texto que circula no campo artístico-literário – p. 102

TEMA 4 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA – p. 112
A competência matemática – p. 112
Planejamento de situações para o ensino e para a avaliação – p. 116
Metas de aprendizagem para a construção/emprego do repertório matemático – p. 116
Metas de aprendizagem para o uso do repertório no ciclo de resolução de problemas – p. 118

Construção das questões avaliativas – p. 119
Atividades de avaliação formativa – p. 120
Exemplo 1: Jogo de RPG – p. 120
Exemplo 2: Auxiliando a professora – p. 123
Exemplo 3: Guia de viagem – p. 126
Exemplo 4: Intervalo escolar na pandemia – p. 129
Exemplo 5: Vacinação na pandemia – p. 131

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 134