Práticas na Escola – Avaliações Educacionais
José Francisco Soares
Proposta pedagógica
- Apresentar dados e métodos para auxiliar gestores e professores no acompanhamento de resultados educacionais que devem ser garantidos ao estudante.
- Reforçar o papel da BNCC, apresentando como ela se efetiva nos objetivos da aprendizagem para direcionar as atividades didáticas a serem aplicadas nos processos avaliativos.
- Auxiliar no acompanhamento do fluxo de estudantes, destacando pontos como a ocorrência de repetência, abandono ou evasão escolar.
- Apresentar fundamentação teórica e exemplos concretos dos diferentes tipos de avaliação para reforçar a prática docente.
- Destacar modelos conceituais de avaliações externas que refletem os avanços de pesquisas pedagógicas e cognitivas.
Práticas na Escola - Avaliações Educacionais - Obra do Gestor
Código do Obra: 1408 P23 04 01 000 000
Práticas na Escola - Avaliações Educacionais - Obra do Professor
Código do Obra: 1408 P23 04 01 000 000
Conteúdo programático
CAPÍTULO 1 – CONCEITOS – p. 07
INTRODUÇÃO – p. 07
PROPOSTA PEDAGÓGICA – p. 08
TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p.08
Tipos de aprendizado – p. 09
Metas de aprendizagem – p. 10
Competências de área – p. 11
Competências gerais – p. 13
TEMA 2 – COMO ENSINAR? – p. 13
Organização pedagógica dos aprendizados – p. 14
Complexidade cognitiva das metas – p. 14
Mapas de progresso – p. 14
TEMA 3 – COMO AVALIAR? – p. 15
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 16
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 17
Sistematização das evidências – p. 18
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 18
TEMA 4 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 19
Avaliação somativa – p. 20
Avaliação formativa – p. 21
Avaliação diagnóstica – p. 21
CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS – p. 22
INTRODUÇÃO – p. 22
TEMA 1 – CONCEITOS – p. 23
Matriz de avaliação – p. 23
Desenvolvimentos de itens e planejamento do teste – p. 23
Cálculo, interpretação e uso das proficiências – p. 24
TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 26
Pisa – p. 26
Resultados – p. 26
PIRLS – p. 27
TIMSS – p. 28
Erce – p. 29
TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 30
Prova Brasil – p. 31
Matrizes de avaliação – p. 31
Língua Portuguesa – p. 31
Matemática – p. 32
Testes da Prova Brasil – p. 33
A escala de proficiência – p. 33
Níveis normativos – p. 34
Interpretação pedagógica – p. 34
Resultados da Prova Brasil – p. 35
Nível socioeconômico – p. 35
TEMA 4 – A AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO – p. 37
CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 38
INTRODUÇÃO – p. 38
TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 39
Intencionalidade educativa – p. 40
Tarefas avaliativas – p. 41
Rubricas e devolutivas – p. 43
Rubrica – p. 43
Devolutiva – p. 44
Compartilhamento de aprendizados – p. 45
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 46
TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 46
Cultura de avaliação – p. 48
A avaliação no cotidiano escolar – p. 48
Associação com avaliações externas – p. 48
Um projeto de avaliação para a aprendizagem – p. 48
Contribuição da tecnologia – p. 49
Apoio aos alunos – p. 49
CAPÍTULO 4 INDICADORES DE RESULTADOS – p. 50
INTRODUÇÃO – p. 50
TEMA 1 – ACESSO E PERMANÊNCIA – p. 51
Indicadores de acesso – p. 51
Analfabetismo – p. 51
Taxa líquida de escolarização – p. 52
Indicadores de permanência – p. 52
Rendimento escolar – p. 53
TEMA 2 – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – p. 54
Os componentes do Ideb – p. 54
O indicador de desempenho – p. 54
O indicador de rendimento – p. 56
Cálculo do Ideb – p. 56
Interpretações e análise crítica – p. 56
Equivalências implícitas – p. 57
Metáfora explicativa dos valores – p. 57
Faixas normativas do Ideb – p. 57
O Ideb e os estudantes evadidos – p. 58
Desigualdades implícitas – p. 59
Condições de funcionamento – p. 59
Complexidade da gestão – p. 60
Adequação da formação dos docentes – p. 60
Regularidade do vínculo docente – p. 60
Outros indicadores – p. 62
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – p. 63
CAPÍTULO 1 – CONCEITOS – p. 07
INTRODUÇÃO – p. 07
DETERMINANTES DO APRENDIZADO – p. 08
TEMA 1 – O QUE ENSINAR? – p. 10
Tipos de aprendizado – p. 11
Metas de aprendizagem – p. 11
Competências de área – p. 12
Competências gerais – p. 14
Organização pedagógica dos aprendizados – p. 15
Mapas de progresso – p. 15
Taxonomias de complexidade cognitiva – p. 16
COMO ENSINAR? – p. 18
TEMA 2 – COMO AVALIAR? – p. 19
Especificação das evidências de aprendizagem – p. 21
Elaboração de situações-problema, questões ou tarefas – p. 22
Sistematização das evidências – p. 23
Uso das evidências para a redefinição de ações pedagógicas – p. 23
TEMA 3 – TIPOS DE AVALIAÇÃO – p. 24
Avaliação somativa – p. 25
Avaliação formativa – p. 25
Outros tipos de avaliação – p. 26
Exames – p. 27
CAPÍTULO 2 – AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 28
INTRODUÇÃO – p. 28
TEMA 1 – CONCEITOS DA AVALIAÇÃO SOMATIVA – p. 29
Matriz de avaliação – p. 29
Desenvolvimento de itens e planejamento do teste – p. 29
Pré-teste – p. 30
Atribuição de notas: a Teoria de Resposta ao Item – p. 31
Interpretação dos resultados – p. 32
Usos dos resultados da avaliação somativa – p. 34
TEMA 2 – AVALIAÇÕES INTERNACIONAIS – p. 35
Pisa – p. 35
Matriz de avaliação – p. 36
Descrição dos testes – p. 36
A escala de proficiência – p. 37
Resultados – p. 40
Questionários contextuais – p. 42
Participação brasileira – p. 43
PIRLS – p. 43
Finalidades da leitura – p. 44
Processos de compreensão – p. 44
Construção dos itens – p. 45
Erce – p. 46
Especificação das metas de aprendizagem – p. 47
TIMSS – p. 48
Estrutura do TIMSS – p. 49
Importância do TIMSS para o Brasil – p. 51
TEMA 3 – AVALIAÇÕES NACIONAIS – p. 52
Prova Brasil – p. 52
Matrizes de avaliação – p. 52
Testes da Prova Brasil – p. 59
A escala de proficiência – p. 59
Níveis normativos – p. 59
Interpretação pedagógica – p. 62
Resultados da Prova Brasil – p. 64
Nível socioeconômico – p. 65
A avaliação da alfabetização – p. 68
Matriz de referência – p. 69
CAPÍTULO 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 70
INTRODUÇÃO – p. 70
TEMA 1 – CONCEITOS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 71
Intencionalidade educativa – p. 72
Tarefas avaliativas – p. 74
Rubricas e devolutivas – p. 75
Rubrica – p. 75
Devolutiva – p. 76
Compartilhamento de aprendizados – p. 78
Responsabilidade pelo próprio aprendizado – p. 79
TEMA 2 – IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA – p. 80
Uso de tecnologia – p. 80
TEMA 3 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPREENSÃO LEITORA – p. 81
O modelo conceitual – p. 83
Escolha e categorização dos textos – p. 84
Complexidade textual – p. 85
Evidências da compreensão leitora – p. 86
Compreensão literal – p. 87
Compreensão inferencial – p. 88
Compreensão analítica – p. 89
Construção das questões avaliativas – p. 90
Exemplo 1: texto que circula no campo da vida pública – p. 91
Exemplo 2: texto que circula no campo artístico-literário – p. 97
Exemplo 3: texto que circula no campo artístico-literário – p. 102
TEMA 4 – AVALIAÇÃO FORMATIVA DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA – p. 112
A competência matemática – p. 112
Planejamento de situações para o ensino e para a avaliação – p. 116
Metas de aprendizagem para a construção/emprego do repertório matemático – p. 116
Metas de aprendizagem para o uso do repertório no ciclo de resolução de problemas – p. 118
Construção das questões avaliativas – p. 119
Atividades de avaliação formativa – p. 120
Exemplo 1: Jogo de RPG – p. 120
Exemplo 2: Auxiliando a professora – p. 123
Exemplo 3: Guia de viagem – p. 126
Exemplo 4: Intervalo escolar na pandemia – p. 129
Exemplo 5: Vacinação na pandemia – p. 131
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 134
Compartilhar: