Ações em Linguagens – Linguagens e suas Tecnologias

Elzimar Goettenauer, Luciana de Freitas, Ricardo de Almeida
Código do Livro: 0034P21505
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
  • Aprendizagem sob o viés do diálogo.
  • Ações mais próximas à realidade dos jovens.
  • Valorização das diversas culturas brasileiras.
  • Indicação de materiais alternativos para desenvolvimento dos projetos.
  • Propostas práticas e adaptáveis para escolas de diferentes perfis.
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Destaques do Livro

Conteúdo programático

PROJETO 1: ARTES NA CIÊNCIA E CIÊNCIA NAS ARTES 

Produto final: feira de artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática 

Gênero discursivo: apresentação em feira escolar 

Tema integrador: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) 

Tema desenvolvido: a resolução de problemas da sociedade por meio de uma proposta educativa que integra artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática 

Etapa 1 – Para começo de conversa  

Etapa 2 – Conversando a gente se entende  

Pensando e conversando 1  

Pensando e conversando 2  

Etapa 3 – Continuando a conversa  

Etapa 4 – Afinando a conversa  

Pensando e realizando 1  

Pensando e realizando 2  

Pensando e realizando 3  

Pensando e realizando 4  

Pensando e realizando 5  

Etapa 5 – Para não jogar conversa fora  

Etapa 6 – Encerrando a conversa  

PROJETO 2: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E CULTURA 

Produto final: festival com apresentações de diferentes manifestações artístico-culturais 

Gêneros discursivos: cenopoesia, grafite, rap, slam 

Tema integrador: protagonismo juvenil 

Tema desenvolvido: culturas juvenis na escola 

Etapa 1 – Para começo de conversa  

Etapa 2 – Conversando a gente se entende  

Pensando e conversando 1  

Pensando e conversando 2  

Etapa 3 – Continuando a conversa  

Etapa 4 – Afinando a conversa  

Pensando e realizando 1  

Pensando e realizando 2  

Pensando e realizando 3  

Pensando e realizando 4  

Pensando e realizando 5  

Etapa 5 – Para não jogar conversa fora  

Etapa 6 – Encerrando a conversa  

PROJETO 3: #TECNOLOGIAEEDUCAÇÃO  

Produto final: canal de vlog sobre tecnologia e educação 

Gêneros discursivos: charge, enquete, gráfico, resenha, dica e tutorial em vídeo 

Tema integrador: midiaeducação 

Tema desenvolvido: tecnologia na educação 

Etapa 1 – Para começo de conversa  

Etapa 2 – Conversando a gente se entende  

Pensando e conversando 1  

Pensando e conversando 2  

Etapa 3 – Continuando a conversa  

Etapa 4 – Afinando a conversa  

Pensando e realizando 1  

Pensando e realizando 2  

Pensando e realizando 3  

Pensando e realizando 4  

Pensando e realizando 5  

Etapa 5 – Para não jogar conversa fora  

Etapa 6 – Encerrando a conversa  

PROJETO 4: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA  

Produto final: documentário sobre bullying e sofrimento psíquico no ambiente escolar 

Gêneros discursivos: tira, entrevista, roteiro, sinopse, cartaz, documentário 

Tema integrador: mediação de conflitos 

Tema desenvolvido: bullying e sofrimento psíquico no ambiente escolar 

Etapa 1 – Para começo de conversa  

Etapa 2 – Conversando a gente se entende  

Pensando e conversando 1  

Pensando e conversando 2 

Etapa 3 – Continuando a conversa  

Etapa 4 – Afinando a conversa  

Pensando e realizando 1  

Pensando e realizando 2  

Pensando e realizando 3  

Pensando e realizando 4  

Pensando e realizando 5  

Etapa 5 – Para não jogar conversa fora  

Etapa 6 – Encerrando a conversa  

PROJETO 5UM BRASIL DIVERSO: POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS  

Produto final: evento com instalação e performances sobre um povo ou uma comunidade tradicional ou sobre um bem do patrimônio cultural imaterial da região 

Gêneros discursivos: instalação e performance 

Tema integrador: diálogos culturais 

Tema desenvolvido: povos e comunidades tradicionais e patrimônio cultural imaterial 

Etapa 1 – Para começo de conversa  

Etapa 2 – Conversando a gente se entende  

Pensando e conversando 1  

Pensando e conversando 2  

Etapa 3 – Continuando a conversa  

Etapa 4 – Afinando a conversa  

Pensando e realizando 1  

Pensando e realizando 2  

Pensando e realizando 3  

Pensando e realizando 4  

Pensando e realizando 5  

Etapa 5 – Para não jogar conversa fora  

Etapa 6 – Encerrando a conversa  

PROJETO 6: É JOGANDO QUE A GENTE SE ENTENDE!  

Produto final: Dia da Escola Aberta a fim de compartilhar conhecimento e prática de diversos jogos 

Gêneros discursivos: exposição oral, ficha de informação e regras de jogo 

Tema integrador: mediação e intervenção sociocultural 

Tema desenvolvido: jogos: história, regras e prática 

Etapa 1 – Para começo de conversa  

Etapa 2 – Conversando a gente se entende  

Pensando e conversando 1  

Pensando e conversando 2  

Etapa 3 – Continuando a conversa  

Etapa 4 – Afinando a conversa  

Pensando e realizando 1  

Pensando e realizando 2  

Pensando e realizando 3  

Pensando e realizando 4  

Pensando e realizando 5  

Etapa 5 – Para não jogar conversa fora  

Etapa 6 – Encerrando a conversa  

APÊNDICES  

Seu livro e a BNCC  

Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular  

Competências específicas e habilidades de Linguagens e suas Tecnologias  

Habilidades de Língua Portuguesa  

Competências gerais, competências específicas e habilidades trabalhadas nos projetos  

Objetivos dos projetos e justificativa de sua pertinência  

Referências bibliográficas comentadas  

Sugestões de referências complementares para pesquisa ou consulta