Ações em Linguagens – Linguagens e suas Tecnologias
Elzimar Goettenauer, Luciana de Freitas, Ricardo de Almeida
Código do Livro: 0034P21505
Material de divulgação. Versão sujeita a avaliação.
Proposta pedagógica
- Aprendizagem sob o viés do diálogo.
- Ações mais próximas à realidade dos jovens.
- Valorização das diversas culturas brasileiras.
- Indicação de materiais alternativos para desenvolvimento dos projetos.
- Propostas práticas e adaptáveis para escolas de diferentes perfis.
Conteúdo programático
PROJETO 1: ARTES NA CIÊNCIA E CIÊNCIA NAS ARTES
Produto final: feira de artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Gênero discursivo: apresentação em feira escolar
Tema integrador: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática)
Tema desenvolvido: a resolução de problemas da sociedade por meio de uma proposta educativa que integra artes, ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Etapa 1 – Para começo de conversa
Etapa 2 – Conversando a gente se entende
Pensando e conversando 1
Pensando e conversando 2
Etapa 3 – Continuando a conversa
Etapa 4 – Afinando a conversa
Pensando e realizando 1
Pensando e realizando 2
Pensando e realizando 3
Pensando e realizando 4
Pensando e realizando 5
Etapa 5 – Para não jogar conversa fora
Etapa 6 – Encerrando a conversa
PROJETO 2: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E CULTURA
Produto final: festival com apresentações de diferentes manifestações artístico-culturais
Gêneros discursivos: cenopoesia, grafite, rap, slam
Tema integrador: protagonismo juvenil
Tema desenvolvido: culturas juvenis na escola
Etapa 1 – Para começo de conversa
Etapa 2 – Conversando a gente se entende
Pensando e conversando 1
Pensando e conversando 2
Etapa 3 – Continuando a conversa
Etapa 4 – Afinando a conversa
Pensando e realizando 1
Pensando e realizando 2
Pensando e realizando 3
Pensando e realizando 4
Pensando e realizando 5
Etapa 5 – Para não jogar conversa fora
Etapa 6 – Encerrando a conversa
PROJETO 3: #TECNOLOGIAEEDUCAÇÃO
Produto final: canal de vlog sobre tecnologia e educação
Gêneros discursivos: charge, enquete, gráfico, resenha, dica e tutorial em vídeo
Tema integrador: midiaeducação
Tema desenvolvido: tecnologia na educação
Etapa 1 – Para começo de conversa
Etapa 2 – Conversando a gente se entende
Pensando e conversando 1
Pensando e conversando 2
Etapa 3 – Continuando a conversa
Etapa 4 – Afinando a conversa
Pensando e realizando 1
Pensando e realizando 2
Pensando e realizando 3
Pensando e realizando 4
Pensando e realizando 5
Etapa 5 – Para não jogar conversa fora
Etapa 6 – Encerrando a conversa
PROJETO 4: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA
Produto final: documentário sobre bullying e sofrimento psíquico no ambiente escolar
Gêneros discursivos: tira, entrevista, roteiro, sinopse, cartaz, documentário
Tema integrador: mediação de conflitos
Tema desenvolvido: bullying e sofrimento psíquico no ambiente escolar
Etapa 1 – Para começo de conversa
Etapa 2 – Conversando a gente se entende
Pensando e conversando 1
Pensando e conversando 2
Etapa 3 – Continuando a conversa
Etapa 4 – Afinando a conversa
Pensando e realizando 1
Pensando e realizando 2
Pensando e realizando 3
Pensando e realizando 4
Pensando e realizando 5
Etapa 5 – Para não jogar conversa fora
Etapa 6 – Encerrando a conversa
PROJETO 5: UM BRASIL DIVERSO: POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Produto final: evento com instalação e performances sobre um povo ou uma comunidade tradicional ou sobre um bem do patrimônio cultural imaterial da região
Gêneros discursivos: instalação e performance
Tema integrador: diálogos culturais
Tema desenvolvido: povos e comunidades tradicionais e patrimônio cultural imaterial
Etapa 1 – Para começo de conversa
Etapa 2 – Conversando a gente se entende
Pensando e conversando 1
Pensando e conversando 2
Etapa 3 – Continuando a conversa
Etapa 4 – Afinando a conversa
Pensando e realizando 1
Pensando e realizando 2
Pensando e realizando 3
Pensando e realizando 4
Pensando e realizando 5
Etapa 5 – Para não jogar conversa fora
Etapa 6 – Encerrando a conversa
PROJETO 6: É JOGANDO QUE A GENTE SE ENTENDE!
Produto final: Dia da Escola Aberta a fim de compartilhar conhecimento e prática de diversos jogos
Gêneros discursivos: exposição oral, ficha de informação e regras de jogo
Tema integrador: mediação e intervenção sociocultural
Tema desenvolvido: jogos: história, regras e prática
Etapa 1 – Para começo de conversa
Etapa 2 – Conversando a gente se entende
Pensando e conversando 1
Pensando e conversando 2
Etapa 3 – Continuando a conversa
Etapa 4 – Afinando a conversa
Pensando e realizando 1
Pensando e realizando 2
Pensando e realizando 3
Pensando e realizando 4
Pensando e realizando 5
Etapa 5 – Para não jogar conversa fora
Etapa 6 – Encerrando a conversa
APÊNDICES
Seu livro e a BNCC
Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
Competências específicas e habilidades de Linguagens e suas Tecnologias
Habilidades de Língua Portuguesa
Competências gerais, competências específicas e habilidades trabalhadas nos projetos
Objetivos dos projetos e justificativa de sua pertinência
Referências bibliográficas comentadas
Sugestões de referências complementares para pesquisa ou consulta
Compartilhar: