SUMÁRIO

ORIENTAÇÕES GERAIScinco

Apresentaçãocinco

Visão geral da proposta da coleçãocinco

Objetivos gerais da coleçãoseis

Fundamentos teórico-metodológicosseis

A importância de aprender Matemáticaseis

A Matemática como componente curricular do Ensino Fundamentaloito

Competências socioemocionaisnove

Caracterização da adolescênciadez

Diversidade e culturas juvenisdez

Bullyingonze

Saúde mental dos estudantesonze

Cultura de pazdoze

BNCC e currículosdoze

Competências na BNCCtreze

Unidades Temáticascatorze

Propostas didáticasquinze

Conhecimentos préviosquinze

Resolução de problemas e compreensão leitoradezesseis

Uso de tecnologiasdezesseis

Trabalho em grupo e o convívio socialdezessete

Avaliaçãodezoito

A avaliação e as práticas avaliativasdezoito

Autonomia do professor e a prática docentevinte e três

Formação continuada e desenvolvimento profissional docentevinte e três

Referências bibliográficasvinte e quatro

Referências bibliográficas complementaresvinte e seis

Apresentação da coleçãovinte e sete

Estrutura da obravinte e sete

Organização geral da obravinte e oito

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICASvinte e nove

Considerações iniciaistrinta e dois

Capítulo 1 – NúmerosXXXII

Objetivos do capítulo e justificativas XXXII

Habilidades trabalhadas no capítulo XXXII

Comentários e resoluções XXXIII

Capítulo 2 – Operações com números naturaisXXXV

Objetivos do capítulo e justificativas XXXV

Habilidades trabalhadas no capítulo XXXV

Comentários e resoluções XXXVI

Capítulo 3 – Estudando figuras geométricasXLII

Objetivos do capítulo e justificativas XLII

Habilidades trabalhadas no capítulo XLIII

Comentários e resoluções XLIII

Capítulo 4 – DivisibilidadeXLIV

Objetivos do capítulo e justificativas XLIV

Habilidades trabalhadas no capítulo XLV

Comentários e resoluções XLV

Capítulo 5 – Um pouco de ÁlgebraLII

Objetivos do capítulo e justificativas  LII

Habilidades trabalhadas no capítulo  LII

Comentários e resoluções LIII

Capítulo 6 – Um pouco de Geometria planaLV

Objetivos do capítulo e justificativas LV

Habilidades trabalhadas no capítulo LV

Comentários e resoluções LVI

Capítulo 7 – Números racionais na forma de fraçãoLVIII

Objetivos do capítulo e justificativas LVIII

Habilidades trabalhadas no capítulo LIX

Comentários e resoluções LIX

Capítulo 8 – Operações com números racionais na forma de fraçãoLXVI

Objetivos do capítulo e justificativas LXVI

Habilidades trabalhadas no capítulo LXVI

Comentários e resoluções LXVII

Capítulo 9 – Números racionais na forma decimal e operaçõesLXXVII

Objetivos do capítulo e justificativas LXXVII

Habilidades trabalhadas no capítulo LXXVII

Comentários e resoluções LXXVIII

Capítulo 10 – Polígonos e poliedrosLXXXIX

Objetivos do capítulo e justificativas LXXXIX

Habilidades trabalhadas no capítulo XC

Comentários e resoluções XC

Capítulo 11 – Comprimentos e áreasXCVIII

Objetivos do capítulo e justificativas XCVIII

Habilidades trabalhadas no capítulo XCIX

Comentários e resoluções XCIX

Capítulo 12 – Outras unidades de medidaCIII

Objetivos do capítulo e justificativas CIII

Habilidades trabalhadas no capítulo CIV

Comentários e resoluções CIV

Sugestão de avaliação diagnósticaCVII

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS – REPRODUÇÃO DO LIVRO DO ESTUDANTE  1

CAPÍTULO 1 - Números9

CAPÍTULO 2 - Operações com números naturais27

CAPÍTULO 3 - Estudando figuras geométricas70

CAPÍTULO 4 - Divisibilidade83

CAPÍTULO 5 - Um pouco de Álgebra107

CAPÍTULO 6 - Um pouco de Geometria plana121

CAPÍTULO 7 - Números racionais na forma de fração146

CAPÍTULO 8 - Operações com números racionais na forma de fração175

CAPÍTULO 9 - Números racionais na forma decimal e operações206

CAPÍTULO 10 - Polígonos e poliedros247

CAPÍTULO 11 - Comprimentos e áreas278

CAPÍTULO 12 - Outras unidades de medida309

LISTA DE SIGLAS  332

SUGESTÕES DE LEITURA PARA O ESTUDANTE  332

BIBLIOGRAFIA COMENTADA  333