SUMÁRIO
ORIENTAÇÕES GERAIS cinco
Apresentação cinco
Visão geral da proposta da coleção cinco
Objetivos gerais da coleção seis
Fundamentos teórico-metodológicos seis
A importância de aprender Matemática seis
A Matemática como componente curricular do Ensino Fundamental oito
Competências socioemocionais nove
Caracterização da adolescência dez
Diversidade e culturas juvenis dez
Bullying onze
Saúde mental dos estudantes onze
Cultura de paz doze
BNCC e currículos doze
Competências na BNCC treze
Unidades Temáticas catorze
Propostas didáticas quinze
Conhecimentos prévios quinze
Resolução de problemas e compreensão leitora dezesseis
Uso de tecnologias dezesseis
Trabalho em grupo e o convívio social dezessete
Avaliação dezoito
A avaliação e as práticas avaliativas dezoito
Autonomia do professor e a prática docente vinte e três
Formação continuada e desenvolvimento profissional docente vinte e três
Referências bibliográficas vinte e quatro
Referências bibliográficas complementares vinte e seis
Apresentação da coleção vinte e sete
Estrutura da obra vinte e sete
Organização geral da obra vinte e oito
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS vinte e nove
Considerações iniciais trinta e dois
Objetivos do capítulo e justificativas XXXII
Habilidades trabalhadas no capítulo XXXII
Comentários e resoluções XXXIII
Capítulo 2 – Operações com números naturais XXXV
Objetivos do capítulo e justificativas XXXV
Habilidades trabalhadas no capítulo XXXV
Comentários e resoluções XXXVI
Capítulo 3 – Estudando figuras geométricas XLII
Objetivos do capítulo e justificativas XLII
Habilidades trabalhadas no capítulo XLIII
Comentários e resoluções XLIII
Capítulo 4 – Divisibilidade XLIV
Objetivos do capítulo e justificativas XLIV
Habilidades trabalhadas no capítulo XLV
Capítulo 5 – Um pouco de Álgebra LII
Objetivos do capítulo e justificativas LII
Habilidades trabalhadas no capítulo LII
Capítulo 6 – Um pouco de Geometria plana LV
Objetivos do capítulo e justificativas LV
Habilidades trabalhadas no capítulo LV
Capítulo 7 – Números racionais na forma de fração LVIII
Objetivos do capítulo e justificativas LVIII
Habilidades trabalhadas no capítulo LIX
Capítulo 8 – Operações com números racionais na forma de fração LXVI
Objetivos do capítulo e justificativas LXVI
Habilidades trabalhadas no capítulo LXVI
Comentários e resoluções LXVII
Capítulo 9 – Números racionais na forma decimal e operações LXXVII
Objetivos do capítulo e justificativas LXXVII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXXVII
Comentários e resoluções LXXVIII
Capítulo 10 – Polígonos e poliedros LXXXIX
Objetivos do capítulo e justificativas LXXXIX
Habilidades trabalhadas no capítulo XC
Capítulo 11 – Comprimentos e áreas XCVIII
Objetivos do capítulo e justificativas XCVIII
Habilidades trabalhadas no capítulo XCIX
Capítulo 12 – Outras unidades de medida CIII
Objetivos do capítulo e justificativas CIII
Habilidades trabalhadas no capítulo CIV
Sugestão de avaliação diagnóstica CVII
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS – REPRODUÇÃO DO LIVRO DO ESTUDANTE 1
CAPÍTULO 2 - Operações com números naturais 27
CAPÍTULO 3 - Estudando figuras geométricas 70
CAPÍTULO 4 - Divisibilidade 83
CAPÍTULO 5 - Um pouco de Álgebra 107
CAPÍTULO 6 - Um pouco de Geometria plana 121
CAPÍTULO 7 - Números racionais na forma de fração 146
CAPÍTULO 8 - Operações com números racionais na forma de fração 175
CAPÍTULO 9 - Números racionais na forma decimal e operações 206
CAPÍTULO 10 - Polígonos e poliedros 247
CAPÍTULO 11 - Comprimentos e áreas 278
CAPÍTULO 12 - Outras unidades de medida 309