Coleção Desafio – Projetos Integradores – Ciências Humanas e Linguagens

Código da Coleção: 0042P230102000500
Proposta pedagógica
  • Inclui temas e métodos de cada área do conhecimento em textos teóricos e atividades que se articulam de maneira integrada.
  • Orienta o olhar dos alunos para a importância do trabalho coletivo na busca de resolução para os problemas propostos.
  • Oferece liberdade para o professor trabalhar com as atividades, respeitando o tempo e as características de cada turma.
  • Propõe produtos finais com aplicação prática na comunidade (em especial escolar e familiar), promovendo mudanças no dia a dia.
  • Abrange áreas como direitos humanos, meio ambiente, questões sociais atuais, ambiente escolar e autoconhecimento.
Destaques da Coleção

Conteúdo programático

Ah, isso eu já sei! – p. 6 

Projeto 1 – Ocupar! – p. 8 

Trocando ideias – p. 8 

Passo 1 – Janelas para o passado – p. 14 

Passo 2 – Mas como ficou legal este lugar! – p. 18 

Passo 3 – Novos espaços, novas vidas – p. 23 

Orientações para a criação do produto final: catálogo – p. 27 

Apresentação – p. 28 

Avaliação – p. 28 

Autoavaliação – p. 29 

 

Projeto 2 – Nossas histórias – p. 30 

Trocando ideias – p. 31 

Passo 1 – Preservar histórias de vida – p. 36 

Passo 2 – Sabedoria de vida – p. 40 

Passo 3 – Envelhecer faz parte da vida – p. 44 

Orientações para a criação do produto final: história em quadrinhos – p. 49 

Apresentação – p. 50 

Avaliação – p. 50 

Autoavaliação – p. 51 

 

Projeto 3 – Descobrindo e compartilhando nosso bairro – p. 52 

Trocando ideias – p. 53 

Passo 1 – Cada bairro é diferente do outro – p. 58 

Passo 2 – As pessoas do bairro – p. 63 

Passo 3 – Locomovendo-se no bairro – p. 66 

Orientações para a criação do produto final: mapa turístico do bairro da escola – p. 70 

Apresentação – p. 71 

Avaliação – p. 72 

Autoavaliação – p. 73 

 

Projeto 4 – Na caneta ou no teclado: histórias para contar – p. 74 

Trocando ideias – p. 74 

Passo 1 – Escrevendo cartas – p. 80 

Passo 2 – Digitando e gravando mensagens – p. 85 

Passo 3 – Por que contamos histórias? – p. 88 

Orientações para a criação do produto final: clube de leitura e contação de histórias – p. 90 

Apresentação – p. 92  

Avaliação – p. 92 

Autoavaliação – p. 93 

 

Ah, agora eu sei mais! – p. 94 

Referências bibliográficas – p. 96 

Ah, isso eu já sei! – p. 6 

Projeto 1 – O desafio da escola sustentável – p. 8 

Trocando ideias – p. 8 

Passo 1 – O direito ao meio ambiente é um direito de todos nós – p. 14 

Passo 2 – Escolas sustentáveis – p. 17 

Passo 3 –Toda escola é sustentável? – p. 22 

Orientações para a criação do produto final: maquete – p. 26 

Apresentação – p. 27 

Avaliação – p. 28 

Autoavaliação – p. 29 

 

Projeto 2 – O mundo em cores – p. 30 

Trocando ideias – p. 30 

Passo 1 – Cores e tonalidades – p. 36 

Passo 2 – Emoções e sentimentos – p. 41 

Passo 3 – Cores e emoções – p. 44 

Orientações para a criação do produto final: mural artístico – p. 49 

Apresentação – p. 50 

Avaliação – p. 51 

Autoavaliação – p. 51 

 

Projeto 3 – Com cheirinho de natureza – p. 52 

Trocando ideias – p. 52 

Passo 1 – A limpeza em outros tempos – p. 59 

Passo 2 – Sabão também pode poluir – p. 64 

Passo 3 – Coisa de mulher? – p. 68 

Orientações para a criação do produto final: infográfico – p. 71 

Apresentação – p. 72 

Avaliação – p. 73 

Autoavaliação – p. 73 

 

Projeto 4 – Sendo bacanas uns com os outros – p. 74 

Trocando ideias – p. 74 

Passo 1 – Cidadania é para todos – p. 79 

Passo 2 – Cidadania também se faz na escola – p. 83 

Passo 3 – Direitos também são para todos – p. 87 

Orientações para a criação do produto final: jogo de tabuleiro – p. 91 

Apresentação – p. 92 

Avaliação – p. 93 

Autoavaliação – p. 93 

 

Ah, agora eu sei mais! – p. 94 

Referências bibliográficas – p. 96