Coleção Desafio – Projetos Integradores – Ciências Humanas e Linguagens
Código da Coleção: 0042P230102000500
Proposta pedagógica
- Inclui temas e métodos de cada área do conhecimento em textos teóricos e atividades que se articulam de maneira integrada.
- Orienta o olhar dos alunos para a importância do trabalho coletivo na busca de resolução para os problemas propostos.
- Oferece liberdade para o professor trabalhar com as atividades, respeitando o tempo e as características de cada turma.
- Propõe produtos finais com aplicação prática na comunidade (em especial escolar e familiar), promovendo mudanças no dia a dia.
- Abrange áreas como direitos humanos, meio ambiente, questões sociais atuais, ambiente escolar e autoconhecimento.
Conteúdo programático
Ah, isso eu já sei! – p. 6
Projeto 1 – Ocupar! – p. 8
Trocando ideias – p. 8
Passo 1 – Janelas para o passado – p. 14
Passo 2 – Mas como ficou legal este lugar! – p. 18
Passo 3 – Novos espaços, novas vidas – p. 23
Orientações para a criação do produto final: catálogo – p. 27
Apresentação – p. 28
Avaliação – p. 28
Autoavaliação – p. 29
Projeto 2 – Nossas histórias – p. 30
Trocando ideias – p. 31
Passo 1 – Preservar histórias de vida – p. 36
Passo 2 – Sabedoria de vida – p. 40
Passo 3 – Envelhecer faz parte da vida – p. 44
Orientações para a criação do produto final: história em quadrinhos – p. 49
Apresentação – p. 50
Avaliação – p. 50
Autoavaliação – p. 51
Projeto 3 – Descobrindo e compartilhando nosso bairro – p. 52
Trocando ideias – p. 53
Passo 1 – Cada bairro é diferente do outro – p. 58
Passo 2 – As pessoas do bairro – p. 63
Passo 3 – Locomovendo-se no bairro – p. 66
Orientações para a criação do produto final: mapa turístico do bairro da escola – p. 70
Apresentação – p. 71
Avaliação – p. 72
Autoavaliação – p. 73
Projeto 4 – Na caneta ou no teclado: histórias para contar – p. 74
Trocando ideias – p. 74
Passo 1 – Escrevendo cartas – p. 80
Passo 2 – Digitando e gravando mensagens – p. 85
Passo 3 – Por que contamos histórias? – p. 88
Orientações para a criação do produto final: clube de leitura e contação de histórias – p. 90
Apresentação – p. 92
Avaliação – p. 92
Autoavaliação – p. 93
Ah, agora eu sei mais! – p. 94
Referências bibliográficas – p. 96
Ah, isso eu já sei! – p. 6
Projeto 1 – O desafio da escola sustentável – p. 8
Trocando ideias – p. 8
Passo 1 – O direito ao meio ambiente é um direito de todos nós – p. 14
Passo 2 – Escolas sustentáveis – p. 17
Passo 3 –Toda escola é sustentável? – p. 22
Orientações para a criação do produto final: maquete – p. 26
Apresentação – p. 27
Avaliação – p. 28
Autoavaliação – p. 29
Projeto 2 – O mundo em cores – p. 30
Trocando ideias – p. 30
Passo 1 – Cores e tonalidades – p. 36
Passo 2 – Emoções e sentimentos – p. 41
Passo 3 – Cores e emoções – p. 44
Orientações para a criação do produto final: mural artístico – p. 49
Apresentação – p. 50
Avaliação – p. 51
Autoavaliação – p. 51
Projeto 3 – Com cheirinho de natureza – p. 52
Trocando ideias – p. 52
Passo 1 – A limpeza em outros tempos – p. 59
Passo 2 – Sabão também pode poluir – p. 64
Passo 3 – Coisa de mulher? – p. 68
Orientações para a criação do produto final: infográfico – p. 71
Apresentação – p. 72
Avaliação – p. 73
Autoavaliação – p. 73
Projeto 4 – Sendo bacanas uns com os outros – p. 74
Trocando ideias – p. 74
Passo 1 – Cidadania é para todos – p. 79
Passo 2 – Cidadania também se faz na escola – p. 83
Passo 3 – Direitos também são para todos – p. 87
Orientações para a criação do produto final: jogo de tabuleiro – p. 91
Apresentação – p. 92
Avaliação – p. 93
Autoavaliação – p. 93
Ah, agora eu sei mais! – p. 94
Referências bibliográficas – p. 96
Compartilhar: