Capa 1
Capa 2
Página I
Página II
Elaboração dos originais:
Lilian Aparecida Teixeira
- Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-PR).
- Licenciada em Física pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES-SP).
- Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Elaboradora e editora de livros didáticos para o ensino básico.
André Luiz Steigenberger
- Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Atuou como professor de Matemática em escolas da rede pública de ensino.
- Elaborador e editor de livros didáticos para o ensino básico.
Jackson da Silva Ribeiro
- Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Especialista em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Elaborador e editor de livros didáticos para o ensino básico.
Octavio Bertochi Neto
- Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Especialista em Neurociência pela Faculdade Campos Elíseos (FCE-PR).
- Atuou como professor de Matemática em escolas da rede particular de ensino.
- Elaborador e editor de livros didáticos para o ensino básico.
Tadasi Matsubara Júnior
- Licenciado e bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Mestre em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Elaborador e editor de livros didáticos para o ensino básico.
Álisson Henrique dos Santos
- Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).
- Elaborador e editor de livros didáticos para o ensino básico.
Organização dos objetos digitais: Ana Paula Souza Nani
Elaboração dos objetos digitais: Ana Paula Souza Nani, Fabio Martins de Leonardo
Projeto e produção editorial: Scriba Soluções Editoriais
Edição: Lilian Aparecida Teixeira, Lucília Franco Lemos dos Santos, Denise Maria Capozzi
Assistência editorial: Eduardo Belinelli
Revisão técnica: Tânia Camila Kochmanscky Goulart
Coordenação de preparação de texto e revisão: Moisés M. da Silva
Supervisão de produção: Priscilla de Freitas Cornelsen
Assistência de produção: Lorena França Fernandes Pelisson
Projeto gráfico: Laís Garbelini
Coordenação de arte: Tamires R. Azevedo
Coordenação de diagramação: Adenilda Alves de França Pucca (Nil)
Diagramação: Ana Rosa Cordeiro de Oliveira, Carlos Cesar Ferreira, Fernanda Miyabe Lantmann, Leda Cristina Teodorico, Avits Estúdio Gráfico Ltda.
Pesquisa iconográfica: Vinicius Guerra Pereira Meira
Autorização de recursos: Marissol Martins
Tratamento de imagens: Janaina Oliveira e Jéssica Sinnema
Gerência de design e produção gráfica: Patricia Costa
Coordenação de produção: Denis Torquato
Gerência de planejamento editorial: Maria de Lourdes Rodrigues
Coordenação de design e projetos visuais: Marta Cerqueira Leite
Capa: Mariza de Souza Porto, Tatiane Porusselli, Daniela Cunha e Apis Design
Foto: Menino andando sobre cordas em um percurso de aventura. © Imgorthand/Getty Images
Coordenação de revisão: Elaine C. del Nero
Coordenação de pesquisa iconográfica: Flávia Aline de Morais
Coordenação de bureau: Rubens M. Rodrigues
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Fabio Roldan, José Wagner Lima Braga, Marcio H. Kamoto, Selma Brisolla de Campos
Gerência de produção digital: Argeu Pereira da Invenção
Coordenação de produção digital: Alexandre Lugó
Edição de arte digital: Marina Kater, Priscila Pacheco da Silva
Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19
de fevereiro de 1998.
Todos os direitos reservados
EDITORA MODERNA LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - Belenzinho
São Paulo - SP - Brasil
-
CEP
03303-904
Atendimento: Tel. (11)
3240-6966
www.moderna.com.br
2022
Produzido no Brasil
1 3 5 7 9 10 8 6 4 2
Página III
Apresentação
Este Manual do professor é um material de apoio que fornece orientações para auxiliar seu dia a dia em sala de aula. Esta coleção tem como objetivo ensinar aos estudantes, além dos conhecimentos específicos do componente curricular de Matemática, habilidades, atitudes e valores, por meio de diferentes temas, atividades e práticas pedagógicas que desenvolvam a argumentação, o pensamento crítico, a autonomia, a empatia e a cooperação, de maneira prática e contextualizada.
No tópico Conheça a estrutura da coleção, você vai encontrar informações detalhadas e organizadas sobre a estrutura da coleção, tanto do livro do estudante quanto do Manual do professor. Na sequência, apresentamos subsídios teórico-metodológicos acerca do trabalho com o componente curricular de Matemática, sua relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dicas e orientações relativas à prática docente, ao processo de avaliação, à relação com outras áreas de conhecimento e ao aprendizado em sala de aula.
Ao final da primeira parte deste manual disponibilizamos a transcrição das habilidades de Matemática da BNCC, seguidas pelo quadro de conteúdos e pela proposta de sugestões de cronograma, ambos referentes a este volume, para este ano letivo. Esses elementos estão apresentados de maneira organizada, com o intuito de auxiliá-lo em seu planejamento diário, colaborando para que ele seja mais prático e dinâmico.
Na segunda parte deste manual, você vai encontrar a reprodução do livro do estudante, acompanhada de explicações sobre como trabalhar os conteúdos e diversas orientações e comentários, como os objetivos e as justificativas do trabalho com os conteúdos, comentários explicativos relativos às atividades, sugestões de atividades complementares e de avaliação, propostas de integração com outros componentes curriculares, para que você possa enriquecer ainda mais o processo de ensino-aprendizagem.
Esperamos, assim, que este manual contribua para o seu trabalho e favoreça a formação de estudantes aptos a exercer sua cidadania de maneira crítica e ética, respeitando o outro e a diversidade em suas diferentes formas.
Desejamos a você um ótimo ano letivo!
Página IV