SUMÁRIO
ORIENTAÇÕES GERAIS cinco
Apresentação cinco
Visão geral da proposta da coleção cinco
Objetivos gerais da coleção seis
Fundamentos teórico-metodológicos seis
A importância de aprender Matemática seis
A Matemática como componente curricular do Ensino Fundamental oito
Competências socioemocionais nove
Caracterização da adolescência dez
Diversidade e culturas juvenis dez
Bullying onze
Saúde mental dos estudantes onze
Cultura de paz doze
BNCC e currículos doze
Competências na BNCC dozeI
Unidades Temáticas catorze
Propostas didáticas quinze
Conhecimentos prévios quinze
Resolução de problemas e compreensão leitora dezesseis
Uso de tecnologias dezesseis
Trabalho em grupo e o convívio social dezessete
Avaliação dezoito
A avaliação e as práticas avaliativas dezoito
Autonomia do professor e a prática docente vinte e três
Formação continuada e desenvolvimento profissional docente vinte e três
Referências bibliográficas vinte e quatro
Referências bibliográficas complementares vinte e seis
Apresentação da coleção vinte e sete
Estrutura da obra vinte e sete
Organização geral da obra vinte e oito
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS vinte e nove
Considerações iniciais trinta e um
Capítulo 1 – Números reais XXXII
Objetivos do capítulo e justificativas XXXII
Habilidades trabalhadas no capítulo XXXII
Comentários e resoluções XXXII
Capítulo 2 – Operações com números reais XL
Objetivos do capítulo e justificativas XL
Habilidades trabalhadas no capítulo XL
Capítulo 3 – Grandezas proporcionais XLVIII
Objetivos do capítulo e justificativas XLVIII
Habilidades trabalhadas no capítulo XLVIII
Capítulo 4 – Proporcionalidade em Geometria LVII
Objetivos do capítulo e justificativas LVII
Habilidades trabalhadas no capítulo LVII
Comentários e resoluções LVIII
Objetivos do capítulo e justificativas LXI
Habilidades trabalhadas no capítulo LXI
Capítulo 6 – Um pouco mais sobre Estatística LXVIII
Objetivos do capítulo e justificativas LXVIII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXVIII
Comentários e resoluções LXVIII
Capítulo 7 – Equações do 2º grau LXXII
Objetivos do capítulo e justificativas LXXII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXXII
Comentários e resoluções LXXII
Capítulo 8 – Triângulo retângulo LXXXIII
Objetivos do capítulo e justificativas LXXXIII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXXXIV
Comentários e resoluções LXXXIV
Capítulo 9 – Razões trigonométricas nos triângulos retângulos XCI
Objetivos do capítulo e justificativas XCI
Habilidades trabalhadas no capítulo XCI
Capítulo 10 – Estudo das funções XCVI
Objetivos do capítulo e justificativas XCVI
Habilidades trabalhadas no capítulo XCVI
Capítulo 11 – Circunferência, arcos e relações métricas CVII
Objetivos do capítulo e justificativas CVII
Habilidades trabalhadas no capítulo CVII
Capítulo 12 – Polígonos regulares e áreas CXII
Objetivos do capítulo e justificativas CXII
Habilidades trabalhadas no capítulo CXII
Comentários e resoluções CXIII
Sugestão de avaliação diagnóstica CXIX
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS – REPRODUÇÃO DO LIVRO DO ESTUDANTE 1
CAPÍTULO 2 - Operações com números reais 38
CAPÍTULO 3 - Grandezas proporcionais 61
CAPÍTULO 4 - Proporcionalidade em Geometria 91
CAPÍTULO 6 - Um pouco mais sobre Estatística 133
CAPÍTULO 7 - Equações do 2º grau 146
CAPÍTULO 8 - Triângulo retângulo 173
CAPÍTULO 9 - Razões trigonométricas nos triângulos retângulos 197
CAPÍTULO 10 - Estudo das funções 219
CAPÍTULO 11 - Circunferência, arcos e relações métricas 262
CAPÍTULO 12 - Polígonos regulares e áreas 280