SUMÁRIO

ORIENTAÇÕES GERAIScinco

Apresentaçãocinco

Visão geral da proposta da coleçãocinco

Objetivos gerais da coleçãoseis

Fundamentos teórico-metodológicosseis

A importância de aprender Matemáticaseis

A Matemática como componente curricular do Ensino Fundamentaloito

Competências socioemocionaisnove

Caracterização da adolescênciadez

Diversidade e culturas juvenisdez

Bullyingonze

Saúde mental dos estudantesonze

Cultura de pazdoze

BNCC e currículosdoze

Competências na BNCCdozeI

Unidades Temáticascatorze

Propostas didáticasquinze

Conhecimentos préviosquinze

Resolução de problemas e compreensão leitoradezesseis

Uso de tecnologiasdezesseis

Trabalho em grupo e o convívio socialdezessete

Avaliaçãodezoito

A avaliação e as práticas avaliativasdezoito

Autonomia do professor e a prática docentevinte e três

Formação continuada e desenvolvimento profissional docentevinte e três

Referências bibliográficasvinte e quatro

Referências bibliográficas complementaresvinte e seis

Apresentação da coleçãovinte e sete

Estrutura da obravinte e sete

Organização geral da obravinte e oito

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICASvinte e nove

Considerações iniciaistrinta e um

Capítulo 1 – Números reaisXXXII

Objetivos do capítulo e justificativas XXXII

Habilidades trabalhadas no capítulo XXXII

Comentários e resoluções XXXII

Capítulo 2 – Operações com números reaisXL

Objetivos do capítulo e justificativas XL

Habilidades trabalhadas no capítulo XL

Comentários e resoluções XLI

Capítulo 3 – Grandezas proporcionaisXLVIII

Objetivos do capítulo e justificativas XLVIII

Habilidades trabalhadas no capítulo XLVIII

Comentários e resoluções XLIX

Capítulo 4 – Proporcionalidade em GeometriaLVII

Objetivos do capítulo e justificativas LVII

Habilidades trabalhadas no capítulo LVII

Comentários e resoluções LVIII

Capítulo 5 – SemelhançaLXI

Objetivos do capítulo e justificativas LXI

Habilidades trabalhadas no capítulo LXI

Comentários e resoluções LXI

Capítulo 6 – Um pouco mais sobre EstatísticaLXVIII

Objetivos do capítulo e justificativas LXVIII

Habilidades trabalhadas no capítulo LXVIII

Comentários e resoluções LXVIII

Capítulo 7 – Equações do 2º grauLXXII

Objetivos do capítulo e justificativas LXXII

Habilidades trabalhadas no capítulo LXXII

Comentários e resoluções LXXII

Capítulo 8 – Triângulo retânguloLXXXIII

Objetivos do capítulo e justificativas LXXXIII

Habilidades trabalhadas no capítulo LXXXIV

Comentários e resoluções LXXXIV

Capítulo 9 – Razões trigonométricas nos triângulos retângulosXCI

Objetivos do capítulo e justificativas XCI

Habilidades trabalhadas no capítulo XCI

Comentários e resoluções XCI

Capítulo 10 – Estudo das funçõesXCVI

Objetivos do capítulo e justificativas XCVI

Habilidades trabalhadas no capítulo XCVI

Comentários e resoluções XCVI

Capítulo 11 – Circunferência, arcos e relações métricasCVII

Objetivos do capítulo e justificativas CVII

Habilidades trabalhadas no capítulo CVII

Comentários e resoluções CVII

Capítulo 12 – Polígonos regulares e áreasCXII

Objetivos do capítulo e justificativas CXII

Habilidades trabalhadas no capítulo CXII

Comentários e resoluções CXIII

Sugestão de avaliação diagnósticaCXIX

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS – REPRODUÇÃO DO LIVRO DO ESTUDANTE 1

CAPÍTULO 1 - Números reais9

CAPÍTULO 2 - Operações com números reais38

CAPÍTULO 3 - Grandezas proporcionais 61

CAPÍTULO 4 - Proporcionalidade em Geometria91

CAPÍTULO 5 - Semelhança110

CAPÍTULO 6 - Um pouco mais sobre Estatística133

CAPÍTULO 7 - Equações do 2º grau146

CAPÍTULO 8 - Triângulo retângulo173

CAPÍTULO 9 - Razões trigonométricas nos triângulos retângulos 197

CAPÍTULO 10 - Estudo das funções 219

CAPÍTULO 11 - Circunferência, arcos e relações métricas262

CAPÍTULO 12 - Polígonos regulares e áreas  280

LISTA DE SIGLAS308

SUGESTÕES DE LEITURA PARA O ESTUDANTE308

BIBLIOGRAFIA COMENTADA309