SUMÁRIO

ORIENTAÇÕES GERAIScinco

Apresentaçãocinco

Visão geral da proposta da coleçãocinco

Objetivos gerais da coleçãoseis

Fundamentos teórico-metodológicosVI

A importância de aprender Matemáticaseis

A Matemática como componente curricular do Ensino Fundamentaloito

Competências socioemocionaisnove

Caracterização da adolescênciadez

Diversidade e culturas juvenisdez

Bullyingonze

Saúde mental dos estudantesonze

Cultura de pazdoze

BNCC e currículosdoze

Competências na BNCCtreze

Unidades Temáticascatorze

Propostas didáticasquinze

Conhecimentos préviosquinze

Resolução de problemas e compreensão leitoradezesseis

Uso de tecnologiasdezesseis

Trabalho em grupo e o convívio socialdezessete

Avaliaçãodezoito

A avaliação e as práticas avaliativasdezoito

Autonomia do professor e a prática docentevinte e três

Formação continuada e desenvolvimento profissional docentevinte e três

Referências bibliográficasvinte e quatro

Referências bibliográficas complementaresvinte e seis

Apresentação da coleçãovinte e sete

Estrutura da obravinte e sete

Organização geral da obravinte e oito

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICASvinte e nove

Considerações iniciaistrinta e um

Capítulo 1 – Potências e raízesXXXII

Objetivos do capítulo e justificativas XXXII

Habilidades trabalhadas no capítulo XXXII

Comentários e resoluções XXXIII

Capítulo 2 – Construções geométricas e lugares geométricosXLIII

Objetivos do capítulo e justificativas  XLIII

Habilidades trabalhadas no capítulo  XLIII

Comentários e resoluções  XLIV

Capítulo 3 – Estatística e probabilidadeXLIX

Objetivos do capítulo e justificativas  XLIX

Habilidades trabalhadas no capítulo  XLIX

Comentários e resoluções  L

Capítulo 4 – Cálculo algébricoLVI

Objetivos do capítulo e justificativas  LVI

Habilidades trabalhadas no capítulo  LVII

Comentários e resoluções  LVII

Capítulo 5 – Polinômios e frações algébricasLXIII

Objetivos do capítulo e justificativas   LXIII

Habilidades trabalhadas no capítulo   LXIII

Comentários e resoluções  LXIII

Capítulo 6 – Produtos notáveis e fatoraçãoLXVIII

Objetivos do capítulo e justificativas  LXVIII

Habilidades trabalhadas no capítulo  LXIX

Comentários e resoluções  LXIX

Capítulo 7 – Estudo dos triângulosLXXVII

Objetivos do capítulo e justificativas  LXXVII

Habilidades trabalhadas no capítulo  LXXVIII

Comentários e resoluções  LXXVIII

Capítulo 8 – A Geometria demonstrativaLXXXI

Objetivos do capítulo e justificativas  LXXXI

Habilidades trabalhadas no capítulo  LXXXII

Comentários e resoluções  LXXXII

Capítulo 9 – Estudo dos quadriláterosLXXXV

Objetivos do capítulo e justificativas  LXXXV

Habilidades trabalhadas no capítulo  LXXXV

Comentários e resoluções  LXXXV

Capítulo 10 – Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitasXCI

Objetivos do capítulo e justificativas  XCI

Habilidades trabalhadas no capítulo  XCI

Comentários e resoluções  XCII

Capítulo 11 – Área de regiões poligonaisXCVI

Objetivos do capítulo e justificativas  XCVI

Habilidades trabalhadas no capítulo  XCVII

Comentários e resoluções  XCVII

Capítulo 12 – Geometria e grandezasCI

Objetivos do capítulo e justificativas  CI

Habilidades trabalhadas no capítulo  CI

Comentários e resoluções  CII

Sugestão de avaliação diagnósticacento e seis

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS – REPRODUÇÃO DO LIVRO DO ESTUDANTE1

CAPÍTULO 1 - Potências e raízes9

CAPÍTULO 2 - Construções geométricas e lugares geométricos38

CAPÍTULO 3 - Estatística e probabilidade62

CAPÍTULO 4 - Cálculo algébrico91

CAPÍTULO 5 - Polinômios e frações algébricas108

CAPÍTULO 6 - Produtos notáveis e fatoração126

CAPÍTULO 7 - Estudo dos triângulos160

CAPÍTULO 8 - A Geometria demonstrativa176

CAPÍTULO 9 - Estudo dos quadriláteros192

CAPÍTULO 10 - Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas 213

CAPÍTULO 11 - Área de regiões poligonais232

CAPÍTULO 12 - Geometria e grandezas251

LISTA DE SIGLAS268

SUGESTÕES DE LEITURA PARA O ESTUDANTE268

BIBLIOGRAFIA COMENTADA269