SUMÁRIO
ORIENTAÇÕES GERAIS cinco
Apresentação cinco
Visão geral da proposta da coleção cinco
Objetivos gerais da coleção seis
Fundamentos teórico-metodológicos VI
A importância de aprender Matemática seis
A Matemática como componente curricular do Ensino Fundamental oito
Competências socioemocionais nove
Caracterização da adolescência dez
Diversidade e culturas juvenis dez
Bullying onze
Saúde mental dos estudantes onze
Cultura de paz doze
BNCC e currículos doze
Competências na BNCC treze
Unidades Temáticas catorze
Propostas didáticas quinze
Conhecimentos prévios quinze
Resolução de problemas e compreensão leitora dezesseis
Uso de tecnologias dezesseis
Trabalho em grupo e o convívio social dezessete
Avaliação dezoito
A avaliação e as práticas avaliativas dezoito
Autonomia do professor e a prática docente vinte e três
Formação continuada e desenvolvimento profissional docente vinte e três
Referências bibliográficas vinte e quatro
Referências bibliográficas complementares vinte e seis
Apresentação da coleção vinte e sete
Estrutura da obra vinte e sete
Organização geral da obra vinte e oito
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS vinte e nove
Considerações iniciais trinta e um
Capítulo 1 – Potências e raízes XXXII
Objetivos do capítulo e justificativas XXXII
Habilidades trabalhadas no capítulo XXXII
Comentários e resoluções XXXIII
Capítulo 2 – Construções geométricas e lugares geométricos XLIII
Objetivos do capítulo e justificativas XLIII
Habilidades trabalhadas no capítulo XLIII
Capítulo 3 – Estatística e probabilidade XLIX
Objetivos do capítulo e justificativas XLIX
Habilidades trabalhadas no capítulo XLIX
Capítulo 4 – Cálculo algébrico LVI
Objetivos do capítulo e justificativas LVI
Habilidades trabalhadas no capítulo LVII
Capítulo 5 – Polinômios e frações algébricas LXIII
Objetivos do capítulo e justificativas LXIII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXIII
Comentários e resoluções LXIII
Capítulo 6 – Produtos notáveis e fatoração LXVIII
Objetivos do capítulo e justificativas LXVIII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXIX
Capítulo 7 – Estudo dos triângulos LXXVII
Objetivos do capítulo e justificativas LXXVII
Habilidades trabalhadas no capítulo LXXVIII
Comentários e resoluções LXXVIII
Capítulo 8 – A Geometria demonstrativa LXXXI
Objetivos do capítulo e justificativas LXXXI
Habilidades trabalhadas no capítulo LXXXII
Comentários e resoluções LXXXII
Capítulo 9 – Estudo dos quadriláteros LXXXV
Objetivos do capítulo e justificativas LXXXV
Habilidades trabalhadas no capítulo LXXXV
Comentários e resoluções LXXXV
Capítulo 10 – Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas XCI
Objetivos do capítulo e justificativas XCI
Habilidades trabalhadas no capítulo XCI
Capítulo 11 – Área de regiões poligonais XCVI
Objetivos do capítulo e justificativas XCVI
Habilidades trabalhadas no capítulo XCVII
Comentários e resoluções XCVII
Capítulo 12 – Geometria e grandezas CI
Objetivos do capítulo e justificativas CI
Habilidades trabalhadas no capítulo CI
Sugestão de avaliação diagnóstica cento e seis
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS – REPRODUÇÃO DO LIVRO DO ESTUDANTE 1
CAPÍTULO 1 - Potências e raízes 9
CAPÍTULO 2 - Construções geométricas e lugares geométricos 38
CAPÍTULO 3 - Estatística e probabilidade 62
CAPÍTULO 4 - Cálculo algébrico 91
CAPÍTULO 5 - Polinômios e frações algébricas 108
CAPÍTULO 6 - Produtos notáveis e fatoração 126
CAPÍTULO 7 - Estudo dos triângulos 160
CAPÍTULO 8 - A Geometria demonstrativa 176
CAPÍTULO 9 - Estudo dos quadriláteros 192
CAPÍTULO 10 - Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas 213
CAPÍTULO 11 - Área de regiões poligonais 232
CAPÍTULO 12 - Geometria e grandezas 251